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16/05/2012 - 08:02

Marketing Estratégico é ferramenta essencial para ganho de competitividade

Segundo especialistas, estratégias de Marketing e vendas são preponderantes na busca por destaque em diferentes nichos de mercado.

Devido aos grandes avanços tecnológicos, à alta rotatividade de bons empregados entre concorrentes e o barateamento das matérias-primas em geral, é cada vez mais difícil manter um produto único e inovador por muito tempo no mercado. É neste cenário que, segundo avaliação do presidente do Stetik Group, Euler Brandão, o Marketing Estratégico torna-se essencial para que as empresas ganhem competitividade. “Temos vários cases de sucesso que demonstram como, mesmo munindo-se basicamente do mesmo mix de produtos, algumas marcas conseguem se reposicionar e subir no ranking de vendas de seu segmento”, explica.

Além da fase de pleno emprego vivida pelo país, o grande fluxo de consumo devido ao aquecimento da economia faz com que o investimento em Marketing Estratégico seja fundamental para objetivos de longo prazo e trabalha a serviço da estratégia empresarial como um todo. “Na década de 70, economicamente, também vivemos um momento de grande fluxo de consumo, onde o que se colocasse para vender saía. Mas vale lembrar que, se algumas marcas de sabão em pó são hoje líderes absolutos de share, é graças ao investimento em Marketing Estratégico que fizeram lá atrás”, avalia. Segundo ele, os resultados demonstrados em cases de sucesso confirmam que o Marketing Estratégico está entre os valores que não podem ser ignorados pelos empreendedores que querem destaque no mercado atual.

Vendas-Visto como estratégia para construir uma imagem forte e atrativa da marca, o Marketing não funciona bem caso não esteja associado ao aumento nas vendas das empresas. Segundo Rodolfo Zhouri, coordenador da Endeavor Minas, o setor de vendas ainda é um grande desafio para qualquer empresa de pequeno e médio porte. No entanto, mais do que atribuir o sucesso de vendas a parâmetros como “talento nato” ou “motivação pessoal”, é importante compreender a arte de vender também como uma ciência. “Poucas empresas neste patamar possuem controles ou processos bem definidos e esta ausência penaliza ainda mais a área comercial. Criar indicadores, estabelecer metas e analisar os resultados é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e vender mais”, afirma Zhouri.

A sócia-diretora da DNA de Vendas, Lúcia Haracemiv, também defende abordagem científica das vendas. “O Marketing é responsável por levar o cliente até à loja. Da porta pra dentro, é a hora de o vendedor arregaçar as mangas e fazer a sua parte”, explica. Na opinião de Lúcia, a fórmula para alcançar bons resultados está em elevar a média da equipe como um todo, identificando as dificuldades daqueles que vendem menos, reparando-as e incentivando constantemente os membros da equipe que vendem mais.

Endeavor -Entre as várias ações desenvolvidas pela Endeavor para impulsionar a Cultura Empreendedora, a organização investe em e-Talks com temas que sejam de interesse do empreendedor de pequeno e médio porte. O e-Talk Marketing Estratégico e Vendas é o segundo promovido esse ano pela Endeavor Minas e contou com a participação de Euler Brandão, presidente do Stetik Group, e Lúcia Haracemiv, sócia-fundadora da DNA de Vendas. O próximo e-talk promovido pela Endeavor será realizado em julho. O conteúdo do evento de Marketing Estratégico e Vendas será disponibilizado gratuitamente no site [www.endeavor.org.br].

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