Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2012 - 08:18

CTGÁS-ER completa 10 anos

A Petrobras e o Senai comemoraram no dia 14 de maio (segunda-feira), em Natal/RN os 10 anos do Centro de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis (CTGÁS-ER), durante cerimônia realizada no auditório do Centro. A cerimônia contou com a participação do gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Petrobras, Ronaldo Batista Assunção, do Presidente do Conselho do CTGÁS-ER, Flávio Azevedo, do Presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales e da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Localizado em Natal (RN), o Centro foi criado em 1999, fruto de uma parceria entre a Petrobras e o Senai, com atuação direcionada para pesquisa, prestação de serviços e formação profissional em áreas relacionadas ao gás natural. Três anos depois, em abril de 2002, essa parceria foi ratificada por meio de um contrato de consórcio.

A partir de 2009, o Centro ampliou sua área de atuação, incluindo energias renováveis, e passou a se chamar Centro de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis (CTGAS–ER). Assim, além do gás natural, foram incluídas atividades relacionadas às Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs); energias eólica, fotovoltaica e termossolar para geração de energia elétrica; fonte geotérmica; biomassa; ondas, marés e correntes marítimas.

“O Rio Grande do Norte é rico em fontes de energia renovável, já que conta com 300 dias ensolarados por ano, ventos constantes e marés e correntes favoráveis, o que permite ao estado ser vanguarda na pesquisa em energias renováveis”, defendeu o Gerente Executivo da Petrobras, Ronaldo Assunção.

Com atuação em nível nacional, o CTGAS-ER dedica-se a prover e antecipar soluções tecnológicas e educacionais nas áreas de gás natural e energias renováveis, promovendo o uso dessas energias e o desenvolvimento da indústria de bens e serviços com competitividade e responsabilidade social. “O CTGÁS-ER tem um futuro muito promissor. Continuaremos investindo em pesquisa e nas pessoas, que fazem este centro ser referência em energias renováveis”, afirmou Flávio Azevedo, Presidente do Conselho Superior do CTGÁS-ER

Sua sede, em Natal, ocupa uma área de 14 mil m² onde estão instalados 11 laboratórios dedicados à pesquisa e à prestação de serviços; oito laboratórios, seis oficinas e 17 salas para educação profissional; uma biblioteca especializada em gás natural e energias renováveis; e dois auditórios.

Com uma equipe técnica altamente qualificada e modernos equipamentos, os laboratórios estão habilitados de acordo com normatizações nacionais e internacionais estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Americana de Proteção Ambiental (Usepa) e pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Seus serviços de verificação da qualidade do gás natural, medição de vazão e pressão são reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente, o CTGAS-ER conta com uma equipe formada por 229 pessoas.

Realizações -Desde a sua fundação, o CTGAS-ER concluiu 13 grandes projetos tecnológicos em gás natural e um em energias renováveis, totalizando 300 mil horas de serviços técnicos e assessoria tecnológica prestados à indústria.

Entre os serviços prestados estão calibração de medidores de vazão, de indicadores de pressão e indicadores de temperatura; inspeção de sistemas de medição de gás; análise da qualidade do ar e de emissões de fontes fixas; análise de contaminantes em matrizes ambientais; prospecção de dados eólicos; acompanhamento da manutenção e instalação de torres anemométricas; estudos de conexão das fontes renováveis à rede elétrica; fiscalização da implantação do Parque Eólico de Mangue Seco, da Petrobras; e treinamento de operadores das termelétricas da Companhia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira