Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2012 - 08:24

Mercado de IPOs exigirá agilidade e preparo prévio das empresas em 2012

Levantamento da Ernst & Young mostra que Brasil deverá ter 20 IPOs em 2012, o dobro do ano passado, com destaque para os setores de serviços, óleo e gás e infraestrutur.

Rio de Janeiro – O estudo Global IPO Trends 2012, elaborado pela Ernst & Young, mostra que o mercado de IPOs voltará a crescer este ano, após enfrentar um período de instabilidade e um número baixo de aberturas de capital no segundo semestre de 2011.

O avanço na resolução da crise de dívida na Europa e o início da recuperação econômica nos EUA indicam melhores condições para as empresas que desejam realizar a primeira oferta pública de capital. Apesar das perspectivas de recuperação, é fundamental que as companhias aprendam a lidar com a volatilidade do mercado. “Grande parte das janelas de oportunidades em 2012 continuará a surgir sem aviso prévio e só será aproveitada por aqueles que estiverem preparados”, afirma Paulo Sergio Dortas, sócio-líder da área de IPOs da Ernst & Young Terco.

Para aumentar as chances de uma listagem bem sucedida, as empresas devem estar preparadas para agir rapidamente e oferecerem informações financeiras claras e precisas aos futuros investidores. Por isso, por mais um ano, o gerenciamento do risco de execução permanecerá como forte tendência na avaliação de uma empresa candidata a fazer um IPO. Por outro lado, também estará mais acentuada a tolerância dos investidores a companhias que esperam o momento oportuno para listar suas ações.

As empresas continuarão a pensar de forma mais cautelosa na hora de escolher o mercado de listagem. Assim como em 2011, as companhias também tendem a considerar opções de financiamento diferenciadas, principalmente por meio do chamado crowdfunding. Ressalta-se, ainda, o papel-chave dos Bancos Centrais e líderes mundiais para a recuperação sustentada do mercado de IPOs. “A crise europeia, especialmente na Grécia, impactou negativamente na listagem das companhias durante todo o segundo semestre de 2011. Com as perspectivas de recuperação, há muitas empresas prontas para se tornarem públicas e com grandes chances de serem bem sucedidas. Por isso, é essencial que os governantes mantenham a economia sólida e atraente para os novos investimentos”, comenta Dortas.

O estudo da Ernst & Young também aponta que o grande sucesso dentre os IPOs deste ano será a listagem recorde de ações da companhia Facebook. Para manter a oferta em alta e diminuir o risco de execução, as empresas tendem a adotar a estratégia – assim como fez o site de mídia social – de ofertar pequenas partes do total de seu capital.

A proporção de aberturas de capital patrocinadas por fundos de Private Equity também seguirá em alta. Assim como os EUA, que tiveram 8 dos dez maiores IPOs de 2011 financiados por este tipo de fundo, no Brasil, dos três IPOs realizados até agora, dois tiveram a participação de fundos de Private Equity. A assertividade e a agilidade desses fundos no processo de abertura de capital também farão com que eles se tornem peças-chave para o crescimento do mercado de IPOs em 2012.

No Brasil, espera-se um aumento no número de aberturas de capital para este ano. Aproximadamente 20 IPOs devem ser realizados, o dobro do ano passado. As grandes apostas de 2012 são as listagens patrocinadas por fundos de Private Equity e o crescimento da oferta de subsidiárias brasileiras das grandes companhias multinacionais instaladas no país. “Há também previsões para mais companhias da América do Sul lançando IPOs e o crescimento do Bovespa Mais. Os setores mais aquecidos serão o de serviços, óleo e gás e infraestrutura, já que os eventos esportivos mundiais de 2014 e 2016 têm requerido grandes investimentos nestes âmbitos”, avalia o sócio-líder da Ernst & Young Terco.

A Ernst & Young é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Assessoria. Em todo o mundo, nossos 152 mil colaboradores estão unidos por valores pautados pela ética e pelo compromisso constante com a qualidade. Nosso diferencial consiste em ajudar nossos colaboradores, clientes e as comunidades com as quais interagimos a atingir todo o seu potencial, em um mundo cada vez mais integrado e competitivo.

No Brasil, a Ernst & Young Terco é a mais completa empresa de Auditoria e Consultoria, com 4.300 profissionais e 3.400 clientes. Em 2011 efetivou a parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) no Brasil, assumindo o compromisso de suprir a organização com serviços de consultoria para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico aos valores da Ernst & Young Terco foi decisivo nessa escolha. [www.ey.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira