Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2007 - 07:50

Bayer CropScience recebe o prêmio Bechmarking Ambiental 2007

Com o case “Projeto Biodiversidade”, a Bayer CropScience foi uma das empresas vencedoras da 5ª edição do Programa BenchMais – Benchmarking Ambiental Brasileiro, premiação que tem como principal objetivo reconhecer e homenagear os melhores modelos gerenciais de excelência na área sociambiental, além de disseminar práticas bem-sucedidas desenvolvidas por diversas empresas em todo o Brasil.

“É uma grande satisfação para nós, da Bayer CropScience fazer parte do Ranking do Programa BenchMais – Benchmarking Ambiental Brasileiro. Acreditamos que o Projeto Biodiversidade é um bom exemplo e incentivo para que outras empresas, entidades e agricultores possam implementar projetos similares, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável”, destaca o coordenador de Stewardship da empresa, Marcelo Vasconcelos.

O case “Projeto Biodiversidade” foi um dos trabalhos reconhecidos na categoria “Premiados” e passou a integrar o Ranking Benchmarking 2007, na 12ª posição, entre 111 trabalhos de responsabilidade socioambiental de todo o País.

A responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável são conceitos corporativos que a Bayer CropScience coloca em nível tão elevado quanto ao da qualidade de seus produtos. Atuando com base nos princípios do desenvolvimento econômico, social e ambiental, a empresa incentiva o desenvolvimento crescimento da agricultura e reitera o compromisso com o setor produtivo brasileiro.

Para a Bayer CropScience não existe uma única solução para enfrentar os desafios e garantir a sustentabilidade agrícola. Por esta razão investe fortemente em sua estratégia para o equilíbrio dos três pilares do desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental), com o desenvolvimento de projetos que contribuem para a melhoria da qualidade social e ambiental no campo.

Projeto de Biodiversidade: Em 2005, a Bayer CropScience iniciou o Projeto Biodiversidade que tem como objetivos promover a biodiversidade, por meio da restauração ambiental e paisagística, da microbacia do Córrego Taquara Branca, em Sumaré (SP) e capacitar jovens para uma ação socioambiental, para que possam disseminar à comunidade em que vivem os diversos temas relacionados à biodiversidade.

No aspecto ambiental, uma das principais atividades é o plantio de espécies nativas e frutíferas, para a preservação de alguns corpos d’água ali existentes, por meio do repovoamento da mata ciliar, de acordo com o Código Florestal Brasileiro. Desde o início do trabalho, cerca de 11.900 mudas de espécies nativas e frutíferas já foram plantadas no local, visando à adequação ambiental.

Uma das contribuições do projeto é a formação de corredores ecológicos, que fazem a interligação de algumas ilhas de biodiversidade, que são pequenas áreas de mata remanescentes e que se encontram isoladas. Essa conexão facilita o trânsito e a multiplicação de diversas espécies de animais silvestres. Biólogas da Universidade de São Paulo (USP) acompanham e monitoram as espécies de aves e pequenos mamíferos, que já estão sendo atraídos pela área em recuperação.

No que se refere ao aspecto social, o destaque deste importante trabalho é capacitação de jovens para o trabalho dentro do próprio projeto. Um grupo de dez jovens intitulados “Os Pioneiros” é preparado por especialistas em meio ambiente e orientado por bolsistas do LERF – Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP.

Esses jovens recebem mensalmente da Bayer CropScience uma bolsa de estudos e só participam do projeto se freqüentarem a escola. Eles têm o acompanhamento de uma Assistente Social, assim como suas famílias. O grupo é responsável pela implementação de toda a parte prática do projeto, ou seja, desde a identificação das espécies a serem introduzidas, preparo e seleção de mudas, plantio e manutenção.

Além disso, em uma iniciativa de alguns colaboradores da Bayer CropScience, cerca de mil livros foram arrecadados e doados aos jovens e à ONG Sociedade Humana Despertar, assim como computadores que são utilizados pelos jovens para os trabalhos dentro do Projeto Biodiversidade.

O projeto é desenvolvido em parceria com as seguintes entidades: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Sociedade Humana Despertar (ONG) e a Prefeitura Municipal de Sumaré.

No aspecto de interação com a comunidade, além das visitas de escolas da região de Sumaré, os jovens que integram “Os Pioneiros” levam as informações sobre biodiversidade, por meio de palestras, para algumas outras comunidades.

Perfil da Bayer CropScience - A Bayer CropScience AG, filial da Bayer AG com vendas anuais de aproximadamente, € 5,7 bilhões (2006), é uma das empresas líderes no mundo em inovação nas áreas de defensivos agrícolas, controle de doenças não-agrícolas, tratamento de sementes e biotecnologia vegetal. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e amplo serviço de apoio para uma agricultura moderna e sustentável e para aplicações não-agrícolas. A Bayer CropScience tem um quadro de funcionários de aproximadamente 17.900 em nível mundial e está presente em mais de 120 países. No Brasil, conta com aproximadamente 900 colaboradores, instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental no Estado de São Paulo.| www.bayercropscience.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira