Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2007 - 07:51

Duke Energy recebe Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro

Participação da comunidade e inovação são os destaques do projeto vencedor.

Duke Energy Geração Paranapanema recebe, em 8º lugar, o Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro 2007, pelo caso prático “Controle de plantas aquáticas por meio da manipulação do ambiente”. A premiação, já em sua quinta edição, seleciona e reconhece 15 instituições e gestores de diversos segmentos de atuação pela excelência de suas práticas sócio-ambientais. O evento aconteceu ontem (26), no auditório do MASP, em São Paulo. O objetivo da premiação é identificar, selecionar e compartilhar o melhor do conhecimento aplicado na área ambiental nos mais diversos segmentos da economia.

Responsável pela geração de 2.237 MW, com oito usinas hidrelétricas ao longo do rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, a Duke Energy executa uma política ambiental responsável, com a realização de atividades de educação sócio-ambiental. A Duke Energy mantém sua política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança em conformidade com as diretrizes da Duke Energy International.

O Projeto - O desafio da empresa era controlar a infestação de plantas aquáticas, denominadas macrófitas, no reservatório da usina Salto Grande. A quantidade excessiva de macrófitas prejudica o uso múltiplo do reservatório, pois causa uma infestação das regiões marginais e menos profundas, limitando as atividades relacionadas ao lazer e acumulando resíduos sólidos. Além de prejudicar a pesca e eventualmente até o funcionamento das turbinas, caso o volume de plantas seja muito alto.

Para isso, a equipe da Duke Energy desenvolveu um projeto inovador. O procedimento leva em conta que a macrófita, exposta à temperatura ambiente, desidrata-se e resseca. A equipe de profissionais de Meio Ambiente da empresa fez um trabalho em conjunto com a área de Planejamento da Operação, baixando o nível do reservatório, para que as plantas ficassem expostas, controlando, assim, sua proliferação.

Todo o processo foi realizado em conjunto com a comunidade e autoridades locais. No período em que o reservatório ficou com nível mais baixo, entre 10 e 15 dias, ocorreu um mutirão de limpeza do rio em conjunto com a prefeitura e a comunidade. A população foi informada sobre o procedimento em programas de rádio, faixas e cartazes espalhados em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. A comunidade debateu a alternativa apresentada pela empresa e apoiou a iniciativa..

“Trata-se de um projeto inovador, criado dentro da Duke Energy, o qual teve grande resultado sócio-ambiental. Acreditamos que seja a melhor forma de controle das macrófitas, em comparação aos outros mecanismos mais comumente usados, como o controle químico, mecânico ou biológico”, declara Norberto Castro Vianna, responsável pelo projeto.

A Duke Energy realizou em 2004 e 2005 o rebaixamento no nível do reservatório para a limpeza das áreas públicas e privadas a fim de melhorar as condições de uso dos esportes náuticos, esportivos e sanitários.

A primeira fase do projeto aconteceu de 1° a 11 de agosto de 2004. O deplecionamento médio (redução do nível do reservatório) representou uma redução de 1,98 metros do nível de água. Na segunda experiência, entre 14 a 27 de agosto de 2005, reduziu-se em 2,39 metros o nível de operação. O mesmo procedimento de rebaixamento se repetiu em 2007, entre os dias 10 e 21 de setembro.

Os resultados - O procedimento melhorou a estabilidade biológica do ecossistema, manteve o grau de homogeneidade das populações encontradas no reservatório, além de proporcionar uma redução de até 43% da área total infestada pelas macrófitas em dois ciclos, chegando a um máximo de 55,81%, seis meses após o procedimento, em janeiro de 2005.

Os materiais inorgânicos acumulados na margem do reservatório foram recolhidos e encaminhados ao aterro sanitário de Salto Grande.

Comparação entre as quantidades dos materiais inorgânicos retirados do reservatório: Ano......................................2004 | 2005

Item: Quantidade - Unidade | Quantidade – Unidade

Alumínio: 35 - kg | 24 - kg

Plástico: 400 – kg | 272,5- kg

Vidros reutilizáveis: 28 - kg | 15 - kg

Pneus: 13 - unidade | 5 – unidade

Total: 463 – kg | 311,5 - kg * Fonte: Borsari Engenharia e Meio Ambiente, sendo que Oos dados referentes à operação de 2007 ainda não foram agrupados.

“O procedimento é poderoso, de baixo custo e pode ser efetivamente implementado no plano de manejo das macrófitas aquáticas presentes no reservatório desde que seja necessária a intervenção e sejam verificadas as condições ecológicas para seu planejamento e execução”, afirma Norberto.

A Duke Energy Geração Paranapanema, maior investimento da Duke Energy fora do território norte-americano, conta hoje com ativos de geração de energia num total de 2.237 MW, compostos de oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Adquiridas em 1999, as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, são responsáveis por cerca de 3% de toda a energia produzida no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira