Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2012 - 09:29

Festa marca o lançamento da campanha da Macy’s sobre o Brasil, apoiada pela Apex-Brasil

Ação da Apex-Brasil visa posicionar o Brasil como fornecedor de produtos para os Estados Unidos e consolidar negócios para as empresas brasileiras.

Durante dez semanas, a rede de lojas de departamento norte-americana Macy’s venderá, em 675 lojas nos Estados Unidos, produtos fabricados no Brasil ou inspirados na cultura brasileira.

Uma festa para centenas de convidados na maior loja de departamentos do mundo, a Macy’s Herald Square, em Nova Iorque, marcou o lançamento da campanha "Brasil: A Magical Journey", que conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No discurso de lançamento da campanha, a vice-presidente de Marketing da Macy’s, Martine Reardon, agradeceu à Agência: “A Apex-Brasil tem sido uma parceira muito importante desde quando começamos a preparar esta campanha, há cerca de um ano e meio. A Agência nos ajudou a encontrar parceiros e fornecedores no Brasil e esteve junto conosco em todo o projeto”.

Durante a campanha da Macy’s, a Apex-Brasil promoverá a imagem dos produtos brasileiros de setores como moda, design e economia criativa junto ao consumidor norte-americano.

“Este projeto é extremamente importante para a imagem do Brasil e de seus produtos porque nos permite atingir diretamente milhares de consumidores finais norte-americanos, mostrando a eles a qualidade, a tecnologia e a inovação presentes nos produtos brasileiros”, afirmou Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil. “O Brasil conquistou um posicionamento no mundo, e esse evento reflete o reconhecimento desse posicionamento”, completa Borges.

A Agência desenvolveu a marca BE BRASIL, que está sendo apresentada ao público norte-americano na campanha “Brasil: A Magical Journey” e continuará sendo usada em futuras ações de promoção comercial nos Estados Unidos.

Os produtos brasileiros estão em 675 lojas da rede Macy’s e também na loja online. Alguns produtos, que começaram a ser vendidos na última semana de abril, já se esgotaram, e a loja acabou solicitando novas remessas aos fornecedores brasileiros.

“Nosso consumidor, principalmente nesta época do ano – início do verão –, está sempre procurando novidades (seja na moda, seja na decoração para casa), e o Brasil é um país que traz novas tendências e tem uma cultura extremamente rica e diversificada, que buscamos trazer para nossas lojas. Já estamos percebendo uma recepção muito boa do público em relação aos produtos que começaram a ser vendidos em abril, e nossa expectativa para esta campanha é a melhor possível”, comentou Martine.

Uma das ações da campanha é uma exposição de arte, com obras de 27 artistas brasileiros. A convite da Apex-Brasil, o artista gráfico Diego Limberti grafitou uma das paredes da loja da Macy’s em Nova Iorque, como parte da decoração inspirada no Brasil. Durante o lançamento da campanha, foi realizado um leilão beneficente de peças de arte, entre elas uma tela produzida por Limberti especialmente para a ocasião. Os recursos angariados serão destinados à organização não governamental Brazil Foundation, que apoia a campanha, e beneficiarão 70 famílias da região do Rio Negro, na Amazônia.

A festa de lançamento contou com shows de Bebel Gilberto e Sérgio Mendes, além de desfiles de moda, apresentações de capoeira e samba e comidinhas do chef Felipe Bronze. O evento teve o apoio da Rede Globo de Televisão e a presença dos artistas da emissora, Fiuk e Fiorella Mattheis.

Presença no mercado norte-americano -Os Estados Unidos são alvo de ações diversificadas de promoção de exportações e atração de investimentos da Apex-Brasil. O país é o maior importador mundial e o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Desde 2005, a Apex-Brasil mantém um Centro de Negócios (CN) em Miami para atendimento e apoio às empresas brasileiras. O CN oferece soluções em inteligência comercial, promoção de negócios e apoio à instalação local, com serviços voltados à identificação de oportunidades e ao suporte à realização de reuniões de negócios para que as empresas brasileiras tenham êxito no mercado norte-americano.

O Projeto Fórmula Indy é um exemplo de ação inovadora de promoção de negócios realizada nos Estados Unidos. O evento tem contribuído para consolidar a imagem do Brasil como líder mundial na produção de energia limpa e renovável por meio do fornecimento do etanol de cana-de-açúcar como combustível para todos os carros competidores nas temporadas de 2009, 2010, 2011 e agora em 2012.

Mercado norte-americano -Os Estados Unidos são um grande mercado consumidor, não apenas pelo tamanho de sua população (que deve atingir 332 milhões de pessoas em 2015), como também pelo seu poder aquisitivo. O país é o maior importador mundial, tendo mantido essa posição mesmo durante o período de crise nos anos de 2008 e 2009. Em 2011, os Estados Unidos importaram do mundo mais de US$ 2,2 trilhões em mercadorias.

O mercado norte-americano foi, até 2008, o principal destino das exportações brasileiras. Nesse ano, essas exportações alcançaram US$ 27,4 bilhões e representaram 14% do total exportado pelo Brasil. Em 2009, os Estados Unidos foram superados pela China como principal destino das exportações brasileiras, situação que se repetiu nos anos de 2010 e 2011. Nesses anos, as importações dos Estados Unidos provenientes do Brasil corresponderam a US$ 21 bilhões, US$ 24 bilhões e US$ 31,3 bilhões, respectivamente.

O PIB dos Estados Unidos foi de US$ 15,1 trilhões em 2011, o que posiciona o país como a maior economia mundial. No mesmo ano, o PIB per capita do país correspondeu a US$ 48.147 (em paridade do poder de compra), configurando-se como o sétimo maior do mundo.

Apex-Brasil -A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência tem por competência a execução das políticas de promoção de exportações em conformidade com as políticas nacionais de desenvolvimento, particularmente aquelas relativas às áreas industrial, comercial, tecnológica e de serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira