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17/05/2012 - 09:44

Relações públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações


Paulo Nassar relança obra sobre memória institucional pela Difusão Editora, em coedição com a Editora Senac Rio.Livro resgata a importância de se investir em projetos de recuperação e preservação da história das organizações

Paulo Nassar reuniu, com mérito, os principais fundamentos conceituais acerca do registro de experiências das empresas que já perceberam a relevância de investimentos em projetos de recuperação e preservação de sua memória. Relações públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações ganha sua terceira edição pela Difusão Editora, agora em coedição com a Editora Senac Rio. Com 240 páginas, a obra está ainda mais atual.

O livro baseia-se em um estudo teórico e metodológico sobre esse tema ainda pouco estudado no Brasil, fundamentado em uma rica e abrangente literatura, além das diversas pesquisas realizadas com grandes empresas situadas no território nacional.

Segundo o autor, hoje é difícil conceber a existência de indústrias sem um grande aporte econômico e social. “Sem esse investimento, muitas empresas não existiriam.” O livro, portanto, é um manifesto contra as narrativas de comunicação e de relações públicas que organizam as informações de maneira mecânica e massificada, sem levar em conta os interesses, os afetos, a história e a memória das pessoas que integram esses ambientes.

De acordo com ele, “durante grande parte do século XX, as relações públicas internacionais e brasileiras fizeram uso de um discurso único, relacionado aos poderes, com base no tempo objetivo, com o intuito de validar políticas, planejamentos e ações voltadas exclusivamente ao aumento da produtividade, do lucro e da competitividade organizacionais. Na obra, busco interpretar e opinar sobre essa trajetória tradicional de relações públicas e apontar, na atualidade, a emergência de uma atitude comunicacional e relacional que incorpore a narrativa das redes relacionais e dos sujeitos vistos, cada vez mais, em suas dimensões subjetivas, culturais, políticas, filosóficas, históricas, sociais e psicológicas”.

Paulo Nassar apresenta também um novo olhar referente aos profissionais da área. “Os relações-públicas devem se preocupar em sensibilizar a alta administração das organizações quanto a seu papel institucional diante do patrimônio social denominado história organizacional, orientando-as quanto às definições de seus caminhos.”

O texto destaca que os investimentos decorrentes dos projetos de construção e divulgação da história das empresas podem contribuir para que as organizações se conscientizem de sua responsabilidade histórica e de seu compromisso social, ao observar que sua memória está sendo construída diariamente. Esta precisa ser documentada e vista pela sociedade, contribuindo, assim, para a preservação da cultura do país.

O autor -Paulo Nassar é jornalista e diretor-executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), também leciona no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e é vice-coordenador do curso de especialização Gestcorp – Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, além de autor de vários livros.

Difusão Editora -Desde 1976, a Difusão Editora atua na produção, comercialização e distribuição de livros nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, principalmente, por professores, pesquisadores e estudantes, sendo líder nesses setores. A empresa é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão atende livrarias de vários estados e fornece material didático para mais de 400 instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, a editora incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde, como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à divulgação de soluções para pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do setor de comércio de bens, serviços e turismo e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde sua fundação, em 2000, a editora publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e, com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

.[ISBN: 978-85-7808-115-7 | Encadernação: Brochura| Dimensão: 15cm x 21cm| 240 Páginas | 3ª Edição |Preço: R$ 39,90].

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