Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2007 - 08:01

FINEP busca investidores para empresas catarinenses

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), agência de inovação ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promovem em Santa Catarina nos dias 29 e 30 de novembro a primeira edição do Seed Forum. O objetivo é aproximar investidores locais e nacionais do setor produtivo catarinense, em especial empresas inovadoras do segmento de tecnologia.

O Seed Forum FINEP é voltado para empresas nascentes ou que estejam há pouco tempo no mercado, mas que sejam altamente inovadoras e com grande potencial de crescimento. Durante o encontro, as empresas catarinenses estarão frente a frente com investidores nacionais, principalmente vindos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Os investidores locais também estão sendo incentivados a participar. "A presença de investidores catarinenses é uma das principais expectativas, pois este tipo de investimento em capital semente geralmente requer um acompanhamento mais próximo do investidor junto à empresa", explica o representante da FINEP na região Sul, Rodrigo Coelho.

A escolha de Santa Catarina para sediar a primeira edição de um evento exclusivamente voltado para capital semente foi estratégica, explica Coelho. "O sucesso de outros programas de financiamentos da FINEP no Estado, como é o caso do Juro Zero, motivou a Financiadora a promover o Seed Forum em Santa Catarina. Acreditamos que a articulação existente entre setor produtivo e universidade, incentivando a inovação, e o próprio envolvimento das entidades, farão do evento um case para o país", enfatiza Rodrigo Coelho.

Segundo dados de pesquisa realizada com associadas da ACATE, constatou-se nos últimos cinco anos um crescimento de cerca de 330% no faturamento do setor tecnológico no Estado, um dos mais inovadores da economia catarinense. "Para manter este crescimento e ampliar a capacidade produtiva, financiar a inovação e se manterem competitivas, as empresas do Estado estão buscando alternativas como financiamentos públicos e o capital de risco aparece como uma nova opção", explica Alexandre d´Avila da Cunha, presidente da ACATE. Diversas empresas já receberam aportes de investidores, como Datasul, Reason, Suntech, BRy Tecnologia.

Para participarem do Seed Forum, as empresas catarinenses precisam se cadastrar no site Capital de Risco, da FINEP (www.capitalderisco.gov.br), até o dia 30 de setembro. No dia 8 de outubro, as empresas pré-selecionadas deverão se apresentar em Florianópolis para uma banca presencial local. Nos dias 9 e 10 participam de palestras sobre capital de risco e as selecionadas terão até o dia 15 de novembro uma série de capacitações com o objetivo de prepará-las para o evento e para os investidores. "A criteriosa seleção e a capacitação que as empresas receberão têm como objetivo propiciar uma interlocução mais qualificada entre os investidores e as organizações", explica Coelho, da FINEP. Em outros eventos do órgão, como os Venture Forums, cerca de 30% das empresas participantes conseguem investidores para seus negócios - no total, em 15 encontros, mais de R$ 160 milhões foram investidos, em 42 empresas de todo o Brasil.

Os investidores, os gestores de fundos e os angels (pessoas físicas) interessados em participar do Seed Forum, conhecer as empresas e as possibilidades deste tipo de investimento, deverão se cadastrar no site da ACATE (www.acate.com.br). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 2107- 2700.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira