Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2012 - 10:22

Revitalização do IAPI: sonho com data marcada para se concretizar

O evento de entrega do empreendimento será no dia 26 de maio, a partir das 14h. Idealizador do projeto, o proprietário da Casa & Tinta, Júlio Gomes, afirma que a energia das cores está levando alegria e resgatando a autoestima dos moradores.

Ao transitar pela Avenida Antônio Carlos é impossível não observar as novas cores que deram vida ao Conjunto Residencial São Cristóvão, conhecido como IAPI, que há 30 anos não passava por uma restauração. Símbolo arquitetônico de Belo Horizonte, construído na década de 1940, na gestão de Juscelino Kubitscheck, o complexo já está em fase final de revitalização. Ao todo, oito dos nove prédios já estão prontos. Para comemorar esse sonho que se tornou realidade para aproximadamente 5.400 moradores, será realizado no dia 26 de maio, entre 14h e 19h a entrega do conjunto revitalizado. O evento de entrega será aberto ao público e contará com a presença do Prefeito Marcio Lacerda e representantes das empresas e entidades que apoiaram o projeto. A programação inclui também show com Arautos do Gueto, Rua de Lazer e Causos e Viola promovidos pelo SESC/MG.

A ação é uma iniciativa da Casa & Tinta em parceria com a Coral, por meio do projeto “Tudo de cor para você”, que em BH, leva o nome “Tudo de cor para Belo Horizonte - IAPI”. Além da Coral, a ação contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção de Belo Horizonte (SINDIMACO), assim como das empresas privadas MRV Engenharia, Direcional Engenharia, Patrimar Engenharia, PHV Engenharia, EPO Engenharia, Grupo Orguel e Banco BMG.

De acordo com o proprietário da Casa e Tinta e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção (Sindimaco), Júlio Gomes, a união das forças do setor privado, público e comunidade permitiu a realização desse sonho. “Além de resgatar a história e a arquitetura da nossa cidade, a energia das cores está levando alegria e resgatando a autoestima dos moradores”. O projeto, lançado em sete de maio de 2011, consiste na renovação de rebocos e pintura das fachadas de nove prédios, assim como pintura de duas quadras, duas arquibancadas e dos muros internos do entorno. O investimento total é de ordem de aproximadamente 700 mil reais.Para colorir os nove prédios que fazem parte do IAPI foram necessários mais de 11.500 litros de tinta, em cores que variam do ouro aos tons ferrosos. “Uma forma de homenagear as riquezas de Minas”, destaca Gomes.

O projeto “Tudo de cor para você” também promove a capacitação profissional, em Belo Horizonte, foram 12 aprendizes treinados. “Além da renovação, colaboramos para o desenvolvimento de profissionais, oferecendo oportunidades de trabalho e contribuindo para o crescimento do segmento em todo o Brasil.”, explica Benito Berretta, diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina. Ele comenta que a Coral acredita que a cor tem o poder de transformar a vida das pessoas e é por meio delas que a empresa coloca em prática a sua missão de levar alegria para as pessoas. “Para nós, é um grande orgulho poder participar da renovação das fachadas do IAPI que é um local de extrema importância para a cidade”.

Antes mesmo de concluídas as obras, os moradores do conjunto já estão colhendo os frutos da revitalização, como por exemplo através da valorização dos imóveis. “Além de recuperar um patrimônio cultural da cidade, o projeto incentivou os moradores a investir em melhorias internas nos apartamentos”, destaca Gomes.

O início de um sonho -O pontapé inicial foi dado pelo empresário Júlio Gomes. Sempre que transitava pela região observava a importância do empreendimento para a cidade e a necessidade de sua revitalização. “O conjunto é um marco construtivo da sua época, e através do meu negócio, a Casa & Tinta, posso contribuir com a paisagem urbana da nossa cidade”, afirma Gomes. O início da empreitada se deu com o maior parceiro da Casa & Tinta: a Coral, por meio do projeto “Tudo de cor para você”. Juntas deram vida à primeira edição do programa “Adote um bem cultural”, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que busca apoio da iniciativa privada para restaurar patrimônios da cidade (programa criado na gestão do Prefeito Marcio Lacerda).

IAPI -Inaugurado em 1947, pelo então prefeito Juscelino Kubitscheck, o conjunto IAPI é um dos símbolos da industrialização da Capital. Na época a prefeitura iniciou a construção da Avenida Pampulha, hoje Antônio Carlos. Além da abertura da Via, JK vislumbrou a construção do conjunto, incorporando a verticalização de prédios à cidade para reduzir problemas habitacionais. Foi o primeiro empreendimento a trazer como novidade as pontes flutuantes, permitindo a circulação entre os edifícios. O conjunto foi tombado em 2007 pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.

Casa & Tinta -A história da Casa & Tinta tem início em 1985 quando foi fundada uma pequena loja de tintas e materiais de construção na esquina das ruas Aimorés e Ceará. Tendo como norte as ideias inovadoras e o grande esforço de seu fundador Julio Gomes, a empresa vem percorrendo uma trajetória de desenvolvimento e profissionalização.Seu negócio é comercializar tintas imobiliárias e industriais; materiais para acabamento de edificações, materiais elétricos de acabamento e bricolagem. Mais que isso, seu negócio é realizar sonhos, proporcionar o melhor atendimento num ambiente acolhedor e com uma equipe bem preparada para encontrar as melhores soluções para o seus clientes. A empresa ocupa estrategicamente Belo Horizonte, possuindo filiais também em Divinópolis, Betim, Contagem, Lagoa Santa, Santa Luzia e Nova Lima. Ao todo são 26 lojas de varejo e uma loja especializada no atendimento corporativo. casaetinta.com.br

“Tudo de cor para você” -Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Mais de 370 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de dois mil imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza e Paraty. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 300 profissionais formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

A Coral, reconhecida por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores, e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e é a única que, além de códigos, traz os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira