Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2012 - 08:06

IGP-M e IGP-DI de maio deve ficar ao redor de, respectivamente: +0,88% e +0,75%, aponta LCA

Ainda que sutil, desaceleração esperada para os IPAs.

O IGP-10 de maio ficou em +1,01%, taxa bem acima da registrada em abril (0,70%) – aceleração que esteve apoiada no IPA-Industrial e nos preços da Construção (INCC).

O IPA-Agropecuário desacelerou entre abril (+1,23%) e maio (+0,90%), em boa medida pelas deflações de milho, cana-de-açúcar, uva, laranja, mamão e ovos. Por outro lado, os preços industriais no atacado aceleraram entre abril (+0,59%) e maio (+1,32%), sobretudo pelas altas do minério de ferro e dos itens Produtos Alimentícios e Bebidas, Celulose, papel e produtos de papel, Produtos Derivados do Petróleo e Álcool, Produtos Químico, Artigos de borracha e de material plástico, Metalúrgica Básica e Produtos de Metal. Com isso, o IPA passou de +0,76% em abril para +1,21% em maio.

Quanto ao IPC-10, o índice registrou em maio (+0,52%) taxa muito próxima da de abril (+0,53%), composto por desaceleração de Alimentação e Habitação de um lado, e de maiores pressões de Saúde e Cuidados Pessoais e de Despesas Diversas, de outro.

Por fim, o INCC-10 de maio mostrou alta de 0,86%, taxa superior à observada em abril (+0,71%), em grande medida pela aceleração (sazonal) dos gastos com mão-de-obra.

Impacto sobre projeções -O valor do IGP-10 esteve muito próximo do esperado pela LCA e da mediana da Bloomberg (ambos em +1,02%), esta última com um intervalo entre +0,87% e +1,15%.

A LCA projeta que o atacado mostre alguma desaceleração ao longo de maio, sobretudo por conta dos produtos agropecuários. Já no caso do IPA-Industrial, também é esperada alguma perda de fôlego, mas de maneira bem mais sutil que a do IPA-Agropecuário, pois esperamos novas pressões de minério de ferro, de Produtos Alimentícios e Bebidas, Produtos Químicos e de Produtos de Metal.

Por outro lado, os preços da construção continuarão acelerando por conta dos gastos com mão-de-obra e os preços no varejo, a LCA avalia, manterão altas em torno de +0,50%.

Com isso, a LCA projeta que o IGP-M e o IGP-DI de maio registrem altas ao redor de, respectivamente, +0,88% e +0,75%.

LCA -Presente no mercado há 16 anos, a LCA é uma das mais respeitadas e atuantes consultorias econômicas do país. Com uma equipe de mais de 70 especialistas em economia, conta com ampla experiência em inteligência de mercados, economia do direito, investimentos e finanças corporativas, análises macroeconômicas e políticas. Além da expressiva atuação nacional, hoje a LCA atende clientes internacionais e já exportou sua tecnologia e produtos para mais de dez países da Europa, Américas e Ásia.

Entre os clientes da LCA estão empresas líderes de bens de consumo e de produção, players de destaque nos serviços e no varejo, os principais escritórios de advocacia, bancos, instituições financeiras e grandes investidores em infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira