Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2012 - 08:43

CTC/PUC-Rio desenvolve plataforma de dados abertos para o governo

Equipe do Departamento de Informática adota padrão Linked Data para disponibilizar e cruzar informações do poder público para atender à "Lei de Acesso à Informação" que entrou em vigor no dia 16 de maio (quarta-feira).

O Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) desenvolveu uma plataforma de publicação de dados no padrão Linked Data utilizada pelo Ministério do Planejamento para divulgar dados relativos aos produtos da ação governamental. A iniciativa atende à Lei Nº 12.527/2011 – Lei de Acesso a Informações Públicas – sancionada em novembro de 2011 pela Presidente Dilma Roussef e que entrou em vigor em 16 de maio de 2012. A partir desta data, todas as informações não sigilosas produzidas pelo poder público deverão estar acessíveis à população. Os dados trabalhados pela PUC-Rio estão disponíveis na aplicação DadosGov ( i3gov.planejamento.gov.br/dadosgov) e no SPARQL endpoint (purl.org/GovDataCube), com acesso aberto aos cidadãos brasileiros. O DadosGov, lançado em 2010, têm como objetivo principal disponibilizar informações sobre os resultados de políticas públicas e ao longo do tempo e, sempre que possível, localizadas nos Estados e Municípios.

Desde o ano passado, o Brasil faz parte do Open Government Partnership com outros 50 países adeptos do princípio “Dados Governamentais Abertos (DGA)”, política de disponibilizar dados abertos à população. Com isso, governo e universidades se aproximaram com o objetivo de viabilizarem a melhor forma de publicação dessas informações. Em contato com a equipe do Departamento de Informática da PUC-Rio, o Ministério do Planejamento viu nas pesquisas desenvolvidas pela PUC-Rio a oportunidade de colocar em prática as premissas da DGA.

Dados de mais de 1500 séries históricas sobre saúde, finanças, desenvolvimento e população, além de dados do IBGE foram disponibilizados para a equipe de cinco alunos de graduação e pós-graduação dos professores Marco Antonio Casanova e Karin Breitman, que lançaram mão do padrão Linked Data, reconhecido como a melhor opção para combinar e correlacionar dados. O trabalho contou também com a colaboração de professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). “O grande benefício da utilização dessa nova tecnologia pelo Governo é permitir que, através de uma análise ampla, os problemas do país sejam ressaltados e novas políticas de solução sejam desenvolvidas”, enfatiza Karin Breitman.

O sistema de banco de dados vigente do DadosGov, com informações sobre os diferentes áreas de atuação do Governo e desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), estava em linguagem PHP e com arquivos em PDF ou planilhas, não permitindo que os dados pudessem ser misturados. “Primeiramente, fizemos um mapeamento de tudo que estava ao nosso alcance. Em seguida, nosso maior desafio foi padronizar os dados de forma que eles pudessem ser misturados, “falar” entre si, o que chamamos de mashup. Uma vez padronizados, pudemos convertê-los e disponibilizá-los para publicação no formato aberto”, explica a Profª Karin Breitman.

Para permitir a conversão dos dados, a equipe da PUC-Rio desenvolveu um plug-in chamado OLAP2DataCube para a OntoWiki (ontowiki.eu - plataforma europeia para a publicação de dados na Web Semântica), que transformou os dados do Governo Brasileiro em 23 milhões de triplas em RDF em apenas dois dias. Os resultados podem ser visualizados no portal da PUC-Rio Linked Open Data Zone: lod2.inf.puc-rio.br/site/index.php?page=5 e obtidos em sua totalidade no SPARQL endpoint purl.org/GovDataCube/.

O trabalho também deu origem ao artigo Linked Data in Brazil, publicado em abril na revista científica IEEE Intelligent Systems, sendo a única contribuição brasileira à edição especial sobre Governo Eletrônico.

Com os dados obtidos, foi possível cruzar informações de diferentes países. A opção da PUC-Rio foi comparar e correlacionar dados do Brasil e dos Estados Unidos em informações relativas a produto interno bruto, renda per capta , pobreza, índice demográfico e nível de emprego. “Comparativamente, a porcentagem de pessoas pobres é parecida nos dois países, o que muda é a distribuição da pobreza. Enquanto nos EUA, a distribuição é praticamente igual por todo o território americano, no Brasil, ela fica concentrada no Nordeste. Essa comparação mostra que, se o Governo der início a uma política de ação contra a pobreza, tem que ser direcionada para o Nordeste brasileiro”, explica Karin.

A iniciativa deu tão certo que o Portal da Transparência [www.portaltransparencia.gov.br] também pretende adotar o modelo PUC e uma aluna de Doutorado em Informática já está envolvida no projeto. “Só a PUC-Rio tem essa expertise em Linked Data no Brasil e nosso objetivo é gerar esse conhecimento, desenvolver pesquisa e permitir que o governo estenda esse modelo a todos os órgãos interessados em disponibilizar seus dados”, ressalta Karin Breitman.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira