Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2012 - 08:51

A Década das Américas em uma economia global em constante mudança

Oportunidades e desafios para a região.

Pela primeira vez, membros da comunidade de negócios foram convidados a participar da Cúpula Empresarial das Américas, evento que faz parte da 6ª Cúpula das Américas, realizada no mês passado em Cartagena das Índias, na Colômbia, que contou com a presença de 700 empresários da região.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, mencionou que a cúpula teria ficado ‘aquém aos seus objetivos’ se os líderes empresariais não estivessem envolvidos, visto que as decisões políticas se mostram mais eficazes quando existe colaboração entre este grupo e o governo. Além disso, as decisões estratégicas de como aproveitar as contribuições cada vez mais relevantes dos empresários na região e no mercado global são, também, mais eficazes quando este grupo está envolvido. A sua colaboração traz à tona a necessidade do trabalho em conjunto dos países da região, para que possam superar os desafios que os afetam diretamente.

A FedEx teve a honra de contribuir para essas discussões, especialmente no estabelecimento de ligações entre líderes empresariais desse mercado global em constante evolução por meio de sua rede, capaz de conectar mais de 90% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, em apenas dois dias. A economia global de hoje não é mais aquela dominada pela economia de um único país. Estamos, agora, atuando em um mercado integrado e único, em que o comércio e as ligações se uniram para criar a maior economia do mundo, avaliada em US$18,3 trilhões[i].

Uma série de tendências macroeconômicas vem alimentando essa mudança como, por exemplo, o aumento no comércio de bens manufaturados, a crescente classe média nos mercados emergentes, o crescimento das exportações e importações entre as economias emergentes, e a conversão dos países em desenvolvimento de nações produtoras para nações consumidoras[ii]. A América Latina é um importante player nessa mudança. Atualmente conhecida como "o motor da economia global", a América Latina tem potencial para dobrar seu PIB até 2030, se forem tomadas as medidas adequadas, como mencionado pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno, durante a Cúpula.

Os desafios, no entanto, que a América Latina vem enfrentando para continuar a desempenhar este papel de liderança no mercado global, não são mais segredo para ninguém. Está se tornando cada vez mais necessária a tomada de medidas que melhorem os procedimentos de desembaraço aduaneiro na região, para que os benefícios do menor tempo de trânsito do transporte aéreo expresso sejam bem mais aproveitados. Em muitos países da região nós temos que considerar os desafios que envolvem a disponibilização de serviços básicos de infraestrutura geral e aqueles dirigidos de forma mais direta para a logística do transporte de carga.

Os chefes de Estado e de governo dos países participantes da cúpula expressaram suas esperanças para o continente no que diz respeito à integração da infraestrutura física na América Latina. Suas visões reafirmaram que o fortalecimento de projetos de infraestrutura física em nível nacional, sub-regional e regional deve ser uma prioridade para as políticas públicas e estratégias de desenvolvimento em seus países – e que essas melhorias possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e o aumento do comércio.

. Por: Marilyn Blanco-Reyes, vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Regulatórios para a FedEx Express América Latina e Caribe, com sede em Miami. Além de seu papel como Conselheira Geral, Blanco-Reyes está ativamente envolvida no planejamento de longo prazo, nas iniciativas estratégicas de negócios, nas alianças e no desenvolvimento de novos negócios, sendo ainda considerada uma especialista em transações comerciais internacionais, questões comerciais e empresariais, leis de trabalho, bem como da aviação e questões aduaneiras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira