Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2007 - 08:19

Música no IBAM 2007


"Paulo Sergio Santos Trio" - Paulo Sergio Santos (clarineta), Caio Márcio (violão) e Oscar Bolão (percussão).Obras de Paulo Sérgio Santos, Pixinguinha, Guinga, Sivuca, Severino Araújo e outros.

Evento no dia 2 de outubro, às 20h30, no Auditório do IBAM Largo do IBAM, nº 1, Humaitá- Rio de Janeiro (RJ). Entrada Franca, estacionamento gratuito, capacidade para 225 lugares.

Perfil -Paulo Sergio Santos começou a tocar clarineta profissionalmente quando passou a integrar o Quinteto Villa-Lobos, com quem gravou vários discos de música de câmara e música popular e realizou uma enorme quantidade de concertos e shows no Brasil e no exterior.

Estudou clarineta com José Botelho, Jayoleno dos Santos e José Carlos de Castro, tendo concluído o Curso de Clarineta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde posteriormente lecionou nas classes de clarineta e saxofone. Ganhou diversos prêmios, como Sharp, Rival, Tim e Carlos Gomes, dentre outros. Foi primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro por 18 anos consecutivos.

Filho do clarinetista Paulo Sérgio Santos e da pianista Fernanda Canaud, o violonista Caio Márcio teve como meio de musicalização o piano de sua mãe. O primeiro contato com o violão foi aos onze anos de idade, ao ganhar um instrumento de seu padrasto. Logo em seguida, recebeu as primeiras noções com o “Sete Cordas” Luis Otávio Braga e pouco tempo depois teve aulas com o guitarrista Hélio Delmiro, que passou a ser seu professor e principal influência. Em 98, estreou ao lado de sua mãe em projeto realizado no BNDES, em homenagem póstuma a Raphael Rabello. Posteriormente passou a integrar o Paulo Sergio Santos Trio.

Oscar Bolão é um dos mais importantes nomes da percussão brasileira. Em 33 anos de atividades trabalhou com grandes artistas da nossa música como Elizeth Cardoso e Ney Matogrosso. Integra o Novo Quinteto, criado nos mesmos moldes do quinteto de Radamés Gnattali, o sexteto de Maurício Carrilho, o quinteto de Tim Rescala e ainda o Coreto Urbano e o Pife Muderno, ambos dirigidos pelo flautista e saxofonista Carlos Malta. Tem atuado intensamente em festivais de música, bem como realizado oficinas e palestras no Brasil e no exterior. Professor da “Escola Portátil de Música”, em 2004 lançou pela Lumiar Editora o livro “Batuque é um Privilégio”, que trata da percussão nos gêneros de música do Rio de Janeiro.

O Paulo Sergio Santos Trio, além de ter gravado o elogiado CD “Gargalhada”, apresentou-se em diversas cidades no Brasil e no exterior. Dentre tantos recitais, destaca-se o com o percussionista espanhol Juan Garcia em um dos mais importantes festivais de Jazz do mundo: o Festival de San Sebastien, na Espanha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira