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28/09/2007 - 08:21

Banco Fibra entra no mercado de crédito imobiliário com a marca TotalCasa

São Paulo– O Banco Fibra decidiu aliar sua experiência em financiamento com sua atuação no Varejo e criou o TotalCasa, braço de crédito da instituição voltado exclusivamente ao setor imobiliário. O lançamento oficial da marca está marcado para o 2º Salão Imobiliário São Paulo (SISP), de 27 a 30 de setembro, no Anhembi.

O TotalCasa dispõe, num primeiro momento, de sete produtos: Residencial, Comercial, Lazer, Construção e Reforma, Terreno, Solução (com alienação fiduciária como garantia) e Casa 110% (financiamento de até 100% do segundo imóvel e de mais 10% dos gastos com decoração ou reforma). De acordo com o vice-presidente de Operações de Varejo do Fibra, Marcio Ronconi, o TotalCasa terá como diferenciais taxas competitivas, procedimentos simples, atendimento ágil e o benefício, para todos os produtos, do seguro contra desemprego e perda de renda.

“A liberação do crédito será rápida, em cerca de 10 dias úteis, pois a emissão dos documentos será feita pela Internet”, explica Ronconi. Além disso, o cliente não pagará separadamente os serviços de avaliação do imóvel, de análise jurídica e do despachante para registro da escritura em cartório, que já estarão embutidos na Taxa de Administração e Cobrança (TAC). As despesas com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e com o registro da escritura do imóvel também podem entrar no financiamento.

O TotalCasa Residencial, por exemplo, poderá arcar com até 80% do valor de imóveis que custam a partir de R$ 40 mil. Os prazos de pagamento variam de 3 a 25 anos, e o valor máximo do empréstimo é de R$ 500 mil. O TotalCasa tem como público-alvo famílias com renda mensal a partir de R$ 2 mil.

Iniciativa e estratégia - O TotalCasa foi estruturado ao longo dos últimos quatro meses pelo Fibra. “O TotalCasa é o guarda-chuva de produtos imobiliários do Banco, que emprestou sua solidez e estrutura para a criação da marca. Além disso, assegurou-lhe a capilaridade oferecida por meio da sua área de Varejo e da forte atuação no mercado de médias empresas”, afirma Ronconi.

Além da larga experiência em financiamento, diz ele, o crescimento da carteira de Varejo do Fibra, que totalizou R$ 415,3 milhões ao final do primeiro semestre de 2007, volume 137,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, impulsionou o novo investimento.

De acordo com a superintendente do TotalCasa, Patrícia Du Plessis, também contribuíram para a entrada do Banco Fibra nesse segmento fatores como o contexto econômico favorável, a expansão do setor habitacional brasileiro e dos indicadores do PIB, as taxas de juros mais baixas e a criação de instrumentos como o instituto da alienação fiduciária como garantia e patrimônio de afetação.

O segmento de crédito imobiliário cresce de forma expressiva no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip), o valor dos financiamentos concedidos entre janeiro e agosto desse ano atingiu R$ 10,3 bilhões e já superou o total concedido em todo o ano de 2006, que foi de R$ 9,3 bilhões. Levantamento da FGV Projetos revela que de janeiro a julho de 2007 o total de unidades financiadas foi de 98,8 mil, 60,4% maior que os 61,6 mil nos primeiros sete meses de 2006.

Distribuição - Para iniciar a distribuição, o TotalCasa elegeu como canais os corretores de imóveis - por entender que conquistar a confiança dessa categoria profissional é um passo importante para chegar ao público final - e também os parceiros comerciais, que já trabalham como distribuidores de outros produtos da instituição. As ações de aproximação com os corretores incluem palestras, treinamentos, sorteios e campanhas de incentivo.

“Depois queremos aumentar os canais de distribuição estabelecendo convênios com loteadoras, incorporadoras, departamentos de Recursos Humanos de empresas clientes e com entidades parceiras do Banco”, adianta Patrícia.

O site www.totalcasa.com.br possui uma área dedicada aos corretores, que podem se cadastrar para trabalhar como representantes do TotalCasa e ter acesso a todos seus produtos e ferramentas de vendas. Há ainda um canal com dicas sobre corretagem de imóveis dadas por Coelho.

O site também é interativo e permite que os internautas façam simulação do financiamento, para saber o valor das parcelas, e contratem empréstimos online.

Produtos.: resumo de cada um dos sete produtos do TotalCasa: Residencial - Financiamento de imóvel residencial novo ou usado. | Comercial- Destinado à aquisição de escritórios e imóveis novos ou usados com finalidade comercial em geral. | Lazer- Para aquisição de imóveis com finalidade de lazer, exceto sítios, chácaras ou qualquer imóvel que não seja caracterizado como urbano. |Construção e Reforma - Financiamento de construção (independentemente do estágio da obra) ou de reforma de imóvel residencial ou comercial.| Terreno - Destinado à aquisição de terrenos.| Solução - Empréstimo para alongamento de dívidas de curto prazo (viagens, estudos ou qualquer outra finalidade), desde que seja dado como garantia do pagamento imóvel urbano e com“Habite-se”. É a chamada alienação fiduciária. | Casa 110% - Voltado para a compra do segundo imóvel com possibilidade de financiamento de até 100% e de mais 10% das despesas com decoração ou reforma, com a mesma taxa de juros.

Lançamento do TotalCasa no 2º SISP tem novidades - O TotalCasa, braço de Crédito Imobiliário do Banco Fibra, faz seu lançamento oficial no 2º SISP (Salão Imobiliário São Paulo) com novidades para o público em geral e para os corretores de imóveis. Entre elas, o fato de ser o único expositor do evento a oferecer financiamento para compra de móveis, o que será feito em parceria com renomadas marcas e lojas como a Florense e a Probel Colchões. Os empréstimos serão feitos pelo Banco.

Nesse contexto, o estande do TotalCasa, de 250m², conta com um espaço exclusivo onde a designer de interiores Chris Ambrósio assinará oito projetos aos vencedores de um concurso cultural e também dará orientações ao visitante a fim de atender suas necessidades relativas a decoração para o imóvel que pretende comprar. Formada pela Escola Panamericana de Artes, Chris tem experiência internacional em países com Itália e Hong Kong. Ela define sua decoração como aquela que “ultrapassa a superfície das formas, para verdadeiramente interagir com o meio”.

O TotalCasa possui sete produtos de financiamento imobiliário, incluindo empréstimos para construção, reformas, compra de terreno, entre outros. Para esclarecer as dúvidas sobre as modalidades de crédito, haverá postos de atendimento específicos para clientes e corretores.

Corretores - Público estratégico para o TotalCasa, os corretores presentes no 2º SISP poderão se cadastrar em um concurso cultural no estande para concorrer a uma viagem para Las Vegas em novembro a fim de visitar o maior evento mundial de corretores de imóveis, o 2007 Realtors Conference & Expo.

Todos os profissionais que fizerem o cadastro podem participar de um curso sobre técnicas de vendas ministrado pelo conhecido corretor Eduardo Coelho Pinto de Almeida, o “Coelho”, que atualmente presta consultoria no mercado imobiliário. Depois das aulas, esses corretores integrarão um clube exclusivo do TotalCasa para acumular pontos de acordo com as vendas realizadas para concorrer a prêmios. Eles também terão benefícios nas lojas credenciadas pela área de Varejo do Banco Fibra.

No dia 25 de setembro foi realizado o pré-lançamento do TotalCasa no Hotel Renaissance, em São Paulo, com uma palestra para 30 corretores de imóveis ministrada por Coelho, que tem livros publicados sobre técnicas de vendas no setor imobiliário.

Banco Fibra - O Banco Fibra é um banco múltiplo posicionado entre os 10 maiores bancos privados nacionais, com um total de ativos de R$ 12,138 bilhões ao final do primeiro semestre de 2007. A instituição possui negócios focados no segmento de crédito corporativo para empresas de médio e grande porte e realiza operações estruturadas de Crédito e de Tesouraria para empresas clientes. Além disso, oferece produtos de crédito para o Varejo para cerca de 780 mil clientes ativos.

Fundado em 1987 como uma Distribuidora de Valores Mobiliários (DTVM), inicialmente teve a missão de gerir os recursos financeiros da família Steinbruch, passando a atuar dois anos mais tarde como banco múltiplo. Pertence majoritariamente ao Grupo Steinbruch, um grupo de reconhecido sucesso com mais de 40 anos de atividades no Brasil, e que, dentre outros investimentos, detém o controle societário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Vicunha Têxtil, ambas empresas líderes em seus respectivos setores.

Desde 26 de junho de 2007, o Fibra conta em sua estrutura acionária com a International Finance Corporation (IFC) — braço privado do Banco Mundial. A participação da IFC é de 7,9% do capital social do Banco.

Varejo - A atividade de Varejo foi retomada em 2005 e ampliada em 2006. O Banco atua por meio de três linhas principais de negócios: CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e CDC Estruturado, produto voltado para grandes redes de comércio; Crédito Pessoal; e Crédito Consignado, para servidores públicos, autarquias e INSS.

A carteira de Varejo do Fibra, incluindo essas três linhas, totalizava R$ 415,3 milhões ao final do primeiro semestre de 2007, volume 137,9% superior ao registrado no mesmo período de 2006.

A distribuição de seus produtos é feita por meio de cerca de 4450 pontos de venda (lojas diversas) conveniados nos Estados onde atua (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES e GO) para cerca de 780 mil clientes ativos.

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