Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2012 - 06:07

Alunos e professores da Faetec visitam Salão Náutico para aperfeiçoar conhecimentos técnicos


Ver ao vivo tantas embarcações e motores ao mesmo tempo e em um só lugar foi o programa de mais de 40 alunos e professores da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) no dia 17 de abril de 2012 (quinta-feira), que, a convite da ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos), visitaram o Rio Boat Show no Pier Mauá.

Durante a visita, os professores fizeram questão de acompanhar e mostrar vários tipos de acessórios aos alunos do curso de manutenção e instalação de motores marítimos (popa, centro, centro-rabeta, V drive, moto aquática e jetboat) para conhecer as novidades do setor.

O convite foi uma forma de proporcionar uma aproximação das duas pontas da cadeia produtiva. Incentivar a capacitação profissional é um dos objetivos da ACOBAR que já efetua treinamentos em parceria com o SEBRAE/RJ no seu escritório no Rio de Janeiro e nos estaleiros. Divulgar o trabalho da Faetec tem como objetivo mostrar esses novos profissionais altamente qualificados, que aguardam uma chamada para entrar no mercado de trabalho do segmento náutico.

Eduardo Colunna (foto), presidente da ACOBAR, se mostrou bastante interessado em conhecer os alunos e futuros profissionais da área.

O aluno Jodailto Damásio de Oliveira, vindo da comunidade Jockei Clube de São Gonçalo, está no curso há dois meses, e ressalta que “o interessante são as aulas práticas com pessoas que vivenciam os problemas no dia a dia. Em dois meses aprendi mais do que nos três anos de curso técnico normal, mesmo sendo de manutenção de máquinas industriais. Era muita teoria e prática zero”. De acordo com a justificativa do aluno, “os professores não são de apostilas e sim profissionais da área”, diz Oliveira, que também parabeniza as aulas teóricas, realizadas dentro do laboratório de mecânica.

A busca pelo curso vem aumentando a cada período, em especial nas comunidades carentes (com 80% dos matriculados). Em dois anos foram formados alunos de oito turmas, e em 2012 formam-se os da 9ª. e 10ª.turma. O local do curso, próximo das comunidades, acrescido do foco em uma área em expansão e com um bom mercado de trabalho são alguns dos pontos fortes da Faetec. Talvez seja algum deles que motiva alguns alunos virem de outros polos, mesmo os distantes, como Saquarema, Araruama, Bangu, Duque de Caxias e Ilha do Governador.

Atualmente alguns mecânicos formados já estão empregados nas Barcas S.A. e outros fazem estágios em estaleiros fluminenses. “Os cursos ainda não são bem divulgados e poucos conhecem essa excelente mão de obra que estamos formando. Os estaleiros precisam saber que estamos abertos a parcerias e eles podem contar com mão de obra qualificada trabalhando em suas empresas”, diz o professor Leandro Vieira da Cunha, com toda a sua experiência de 25 anos em todos os tipos de motores de combustão interna. “No meu tempo, um simples aprendiz tornava-se profissional sem o devido curso de especialização, mas atualmente o mercado não aceita isso, portanto cursos como os da Faetec tem grande importância”, conclui o professor.

Já o comentário do professor Fábio Dinato foi que “uma demanda a ser considerada, são as oficinas credenciadas das grandes marcas como Mercury, Yamaha e Bombardier. Estas viviam um dilema ao contratar mão de obra para área de manutenção, pois não existia, no Rio de Janeiro, curso de qualificação nesta área. A partir do curso da Faetec, hoje é possível contratar um indivíduo já qualificado", explica Dinato, mecânico de motor de popa há 15 anos e formado como técnico de mecatrônica.

Além do curso mecânico, a Faetec tem o curso de construção e pintura de embarcações de pequeno porte. Hoje estão matriculados 20 alunos em cada período, o que significa 80 novos profissionais por ano. Essa é uma boa notícia para os estaleiros e toda a cadeia produtiva do segmento náutico - aproveitar mão de obra especializada e ainda dar a oportunidade para jovens de comunidades carentes que estão fazendo a diferença, buscando uma especialização e acesso ao mercado de trabalho. [www.acobar.org.br ].

.[ Eduardo Colunna (presidente da ACOBAR) com alunos e professores da Faetec].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira