Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2007 - 08:23

VASP reúne credores em assembléia

Empresa reuniu credores para dar continuidade aos entendimentos sobre a recuperação da companhia.

A VASP, Viação Aérea São Paulo, realizou no dia 27 de setembro, na sede da empresa em São Paulo, nova Assembléia de Credores. O encontro teve por objetivo apresentar os cinco fundos constituídos com os ativos da Vasp e ações de sociedade de propósito específico para pagamento de seus credores e deliberar sobre propostas de alienação de unidades produtivas isoladas (engenharia e manutenção, ensino e treinamento, cargas e assistência aeroportuária).

Estava previsto, para a ocasião, um leilão para aquisição de cotas dos fundos. Porém, o leilão foi suspenso por uma liminar solicitada pelo Banco do Brasil. Entretanto, durante a assembléia foram esclarecidas todas as questões que envolvem o leilão, cuja data será marcada no próximo encontro.

A Assembléia terá continuidade no dia 30 de outubro, prazo votado pelos credores para que a Vasp receba e analise propostas de alienação de suas unidades produtivas. Três investidores, Ocean Air, Digix e Haite Group, manifestaram interesse por algumas destas áreas.

Fundada em 1933, a VASP, que já foi uma das maiores companhias aéreas do Brasil, suspendeu suas operações no início de 2005, quando o juiz da 14a Vara da Justiça do Trabalho de São Paulo decidiu intervir na empresa.

Atualmente, a empresa está sob o comando de uma diretoria interventora, composta pelo presidente Raul Medeiros, e pelos diretores João Losasso e Roberto de Castro, que estão à frente do processo de recuperação da companhia, que vem sendo apoiado pela consultoria Tendências, por Wald Advogados Associados, pelo escritório de auditoria especializado em perícias judiciais, Jharbas Barsanti, escritório de advogados João Boyadjian e Hoannes Koutoudjian e Deutsch Bank.

No decorrer das últimas Assembléias realizadas pela Companhia Aérea foram aprovados tópicos importantes para a recuperação da empresa. Entre as decisões, foi eleito legitimamente o Comitê de Credores, composto por representantes de duas categorias - trabalhista e quirografários - para acompanhar, juntamente com a Diretoria de Intervenção e com consultores contratados, os passos do processo. Foi aprovada também, por unanimidade, a utilização de recursos provenientes de depósito judicial, no valor aproximado de 6 milhões de reais, para o pagamento de funcionários que estão prestando serviço à empresa, e para sanar despesas decorrentes de compromissos do dia-a-dia da VASP. Outro ponto relevante decidido pela Assembléia foi a manutenção dos atuais interventores à frente da gestão da companhia.

Inicialmente, o plano de recuperação da empresa contemplava uma VASP operacional e outra constituída por fundos de investimentos e participações (FIP’s), aos quais seriam transferidos os ativos da empresa. Os credores poderiam trocar suas dívidas por cotas destes fundos, que incluem ativos como aviões, imóveis, equipamentos terrestres e eventuais créditos obtidos na Justiça. No encontro realizado no dia 26 de julho de 2006, foi aberta mais uma possibilidade aos credores: os que não quiserem aderir aos FIP’s poderão optar pelo recebimento dos créditos em dinheiro. Esta nova proposta, que atende a restrições legais da principal credora da VASP, a Infraero, prevê a amortização da dívida em quinze anos: cinco anos de carência, a contar a partir da data do início das operações da Vasp, e dez anos para pagamento do montante da dívida em parcelas semestrais, corrigidas pelo INPC/FGV e com juros de 2,5% ao ano.

A perícia feita (estudo encomendado pela VASP) calcula o patrimônio da empresa em torno de R$ 6,5 bilhões, com um passivo de R$ 5 bilhões . Segundo Raul de Medeiros, o patrimônio líquido da Vasp é positivo e a companhia tem ativos suficientes para saldar suas dívidas. A VASP conta atualmente com 330 funcionários, a maioria na área técnica, já prestando serviços de manutenção a outras empresas. Segundo Medeiros, há expectativas otimistas para que a VASP volte a operar no segundo semestre de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira