Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2012 - 06:37

Abigraf e Afeigraf apresentam panorama da Indústria Gráfica Brasileira durante a DRUPA 2012

 Realizado em Düsseldorf, Alemanha, “Brazil Breakfast” contou com palestras dos presidentes das duas associações. 

No último dia 7 de maio, cerca de 70 empresários e formadores de opinião presentes na Drupa 2012 - Feira Internacional da Mídia e Indústria Gráfica, Publicação e Papel, em Düsseldorf, Alemanha, puderam conhecer o que a indústria gráfica brasileira tem para oferecer  de melhor em termos de oportunidades de negócios. Eles participaram do “Brazil Breakfast”, um café da manhã oferecido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) e a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), em parceria com a Embaixada do Brasil em Berlim. A Drupa 2012 é o maior evento da indústria gráfica do planeta e deve reunir cerca de 6 mil brasileiros nesta edição, contra os 4 mil de 2008.

Composto por quatro palestras, conduzidas pelo Chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim, Leonardo Cleaver, o presidente da Abigraf, Fabio Arruda Mortara, o presidente da AFEIGRAF, Karl Klökler e o presidente da Drupa, Bernhard Schreier, o “Brazil Breakfast” apresentou temas como o panorama econômico brasileiro e a atual conjuntura da indústria gráfica nacional, bem como o potencial de investimentos e as oportunidades de negócios no País.

O Chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim, Leonardo Cleaver, destacou os principais motivos para o consistente crescimento do Brasil nos últimos anos, com ênfase para o lugar de destaque ocupado pelo comércio internacional. Cleaver lembrou que as importações e exportações são responsáveis por parte significativa do desempenho da economia brasileira. Apenas em 2011, as exportações cresceram 26,8%, para US$ 256 bilhões - uma das taxas mais elevadas do planeta. Os principais compradores do Brasil são a China (com 17,3% do total), Estados Unidos (10,1%), Argentina (8,9%), Holanda (5,3%) e Japão (3,7%).

O diplomata explicou que o crescimento recente da economia brasileira resultou da elevação no consumo privado, taxas de investimento e comércio exterior. O Brasil tornou-se a sexta economia do planeta em 2011, e pode tornar-se a quarta até 2030. Serviços, indústria e agricultura são os principais setores da economia brasileira. O País possui hoje a terceira maior indústria de aeronaves do mundo (Embraer), a terceira produtora de minério de ferro (Vale) e algumas das maiores indústrias produtoras de celulose, borracha e produtos têxteis e de couro.

Ainda segundo o representante da Embaixada Brasileira, os benefícios de se negociar com o Brasil incluem o fato de 46% da matriz energética ser renovável; a estabilidade política, econômica e social do País; o respeito aos contratos; um sistema bancário sólido; a redução na desigualdade; entre outros fatores. De acordo com o diplomata, as principais oportunidades para os investidores internacionais estão na expansão da infraestrutura, a aposta do País em energias renováveis, o crescente respeito ao meio ambiente e os eventos esportivos de 2014 e 2016.

Cleaver também expôs os esforços do Brasil para se tornar uma potência criativa e tecnológica. De acordo com ele, os investimentos do País com Desenvolvimento & Pesquisa devem crescer dos atuais 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 1,5% em 2015. Para atingir esse número, o governo Brasileiro planeja oferecer 75 mil bolsas de estudos. Do ponto de vista da indústria da gráfica, os resultados desse comprometimento serão uma elevação no mercado de impressão, devido à elevação nos níveis educacionais da população. O presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, detalhou os números da indústria gráfica brasileira e as principais iniciativas da entidade para valorizar e subsidiar o crescimento do setor, tais como:

Exportações de US$ 269,32 milhões em 2011; investimentos em maquinário de ponta (US$ 1,4 bilhão em 2011); geração de 220 mil empregos; segmentação da produção, com embalagens e editorial liderando em, respectivamente, 39,4% e 30,2% das vendas; Semanas de Artes Gráficas: programa de capacitação com duração de uma semana que tem como meta qualificar a mão-de-obra do setor, aumentando a competitividade das gráficas brasileiras. Campanha Imprimir é Dar Vida: composta por 26 entidades de abrangência nacional, a campanha visa informar corretamente a opinião pública acerca da origem sustentável do papel utilizado para imprimir produzido no Brasil; Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini: o mais importante prêmio gráfico da América Latina, o Fernando Pini é considerado um marco de qualidade para as empresas que o conquistam; mais de 1mil produtos competem a cada ano em 60 categorias. 

Mortara destacou, ainda, o crescimento dos investimentos feito pela indústria gráfica brasileira em maquinário de ponta nos últimos oito anos. Os números surpreenderam os empresários presentes, e têm sido motivo de muito entusiasmo com o Brasil para os fabricantes de equipamentos que circulam pela Drupa.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado do evento. Realizar este ‘Brazil Breakfast’ junto com a entidade responsável pela maior feira de equipamentos gráficos do Brasil nos ajudou a concretizar o sonho de mostrar, para formadores de opinião de todo o planeta, a maturidade e o potencial da indústria gráfica brasileira”, comentou Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional, ao fim do evento.

Em sua palestra, o presidente da Afeigraf, Karl Klökler, apresentou os principais eventos organizados pela entidade do Brasil: a Expo Print Latin America 2014, maior feira de equipamentos para a indústria gráfica do país (16 a 22 de julho, 2014) em São Paulo; a Trends of Print Latin America 2012, maior conferência gráfica latino-americana (20 e 21 de setembro, 2012) em São Paulo e ocorrerá juntamente com a 6ª Conferência ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e a Expo Print Digital 2013, evento que estreia em 2013 juntamente com a Fespa Brasil 2013 (13 a 16 de março) também em São Paulo.

A fala de Klökler deu a dimensão do mundo de oportunidades que o atual estágio da indústria gráfica brasileira representa para os investidores internacionais. “Estar ao lado da ABIGRAF neste grande evento foi muito importante. A ABIGRAF é referência maior na indústria gráfica brasileira e, hoje, a AFEIGRAF realiza os maiores eventos do setor na América Latina, apoiados pela ABIGRAF. Com isso, mostramos a força e o crescimento do Brasil”, afirmou Klökler. [www.abigraf.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira