Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2012 - 07:02

Sêmen: Touro Frondoso IZ é eficiente na transformação de alimento em carne

Animal consome menos alimento, diminui os custos de produção e torna o sistema mais sustentável.

Já está disponível no mercado o sêmen do primeiro touro avaliado e identificado com consumo alimentar residual negativo (CAR) e classificado na categoria elite da Prova de Ganho de Peso (PGP) do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O Touro “Frondoso do IZ”, pertence ao rebanho de touros Nelore CAR do IZ, em Sertãozinho (SP).

Segundo Renata Helena Branco, pesquisadora na área de Nutrição Animal e diretora do Centro de Bovinos de Corte do IZ, o animal com CAR negativo “é um animal com melhor potencial para ganho de peso e mais eficiente na transformação de alimentos em carne”.

O reprodutor Frondoso do IZ é oriundo das linhagens Quadril e Pacará, touros relevantes na composição do rebanho Nelore CAR do IZ do Instituto de Zootecnia, no qual os animais são selecionados, primeiro em função do desempenho em peso e ganho de peso e, na sequência, pelo consumo alimentar residual negativo. O Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte realiza a avaliação CAR desde 2005, e foi durante a PGP 2007, que o animal “Frondoso do IZ” foi classificado Elite para o Índice de desempenho da PGP (IPGP) – índice que considera o ganho de peso e o peso padronizado aos 378 dias.

O touro foi utilizado no plantel do IZ durante três anos, nas estações de monta de 2008, 2009 e 2010, e teve filhos classificados nas categorias Elite e Superior nas PGP´s de 2010 e 2011, assim como, filhos identificados com CAR negativo nas avaliações de eficiência alimentar. Além de todos esses atributos, o Touro Frondoso do IZ, ainda apresenta uma das melhores DEP´s – Diferença Esperada na Progênie – para perímetro escrotal (PE) do Sumário IZ 2011, com 1,09 cm para DEP PE”.

A soma de todas as virtudes resultou na contratação do touro “Frondoso do IZ” pela Central de Inseminação Artificial CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP), fato que reafirma a parceria de vários anos entre o IZ e a empresa. Com essa contratação o IZ e a CRV Lagoa despontam no mercado com o primeiro animal comprovadamente eficiente para a característica consumo alimentar residual.

Avaliação do CAR - O consumo alimentar residual (CAR) é uma característica de eficiência alimentar calculada como a diferença entre o consumo observado e o consumo estimado levando-se em conta o peso metabólico e o ganho de peso. O CAR é importante não só pelos impactos econômicos diretos da redução do consumo de alimentos, como também pelos efeitos do impacto ambiental na redução da produção do metano proveniente da fermentação entérica dos ruminantes.

Para a avaliação, os animais são mantidos confinados em baias individuais e recebem, diariamente, quantidade de alimento conhecida. No início do dia seguinte a sobra do alimento é retirada, pesada e amostrada. Com essa prática, é possível determinar a quantidade exata de alimento consumido pelo animal. Posteriormente, em análise bromatológica das amostras das sobras, determina-se, também, a composição nutricional do que realmente cada animal consumiu.

“Com essa avaliação das sobras, é possível saber o que efetivamente o animal comeu – se foi mais proteína ou energia; se esse animal é mais ou menos eficiente que o seu grupo contemporâneo em termos de transformação de menores quantidades de alimento em carne”, resume Renata Branco.

Após a avaliação os animais são classificados em CAR alto (positivo), médio e baixo (negativo), em função do quanto eles comeram e quanto deveriam ter comido.

“Os melhores são aqueles que consumiram menos que a quantidade estimada (negativos)”, afirma a pesquisadora Renata. “A característica CAR é independente do peso. Um animal muito bom em ganho de peso poderá não, necessariamente, ser eficiente e vice-versa.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira