Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2012 - 16:59

Grupo Volkswagen apresenta seu mais recente relatório de sustentabilidade


São Bernardo do Campo -Ações de sustentabilidade no Brasil ganham destaque no relatório.

O Grupo Volkswagen divulgou o seu mais novo relatório de sustentabilidade sob o título de "economia", "sociedade" e "meio ambiente", no qual apresenta os resultados obtidos no ano financeiro de 2011, por meio de uma administração sustentável. O relatório deste ano foi auditado de acordo com o padrão AA1000AS e a Global Reporting Initiative (GRI, Iniciativa de relatórios globais), que concedeu à Volkswagen a nota mais alta possível para este tipo de publicação, a "A+".

No prefácio do relatório, o Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho Administrativo da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) e Bernd Osterloh, Presidente do Conselho de Fábrica Geral e de Grupos da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) escreveram: "Nossa responsabilidade é garantir o futuro da mobilidade urbana pessoal, mantendo-a acessível, segura e compatível com o meio ambiente. É por isso que, como um Grupo, estabelecemos um nível muito mais alto em termos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definimos para nós mesmos novas e ambiciosas metas."

Os principais focos da companhia têm sido melhorar a compatibilidade dos produtos e da produção com o meio ambiente, assim como promover a saúde e a especialização de mais de 500.000 funcionários da Volkswagen em todo o mundo.

O novo relatório de sustentabilidade também apresenta uma visão geral do balanço ambiental de todos os modelos produzidos pelo Grupo Volkswagen. Atualmente, o Grupo oferece 155 modelos com emissão inferior a 120 gramas de CO2/km; 28 têm, inclusive, emissões inferiores a 100 g de CO2/km. O Grupo Volkswagen está comprometido a melhorar ainda mais a compatibilidade ambiental de seus produtos e trabalha com a meta de reduzir as emissões de CO2 da nova frota de veículos europeus em 30% entre 2006 e 2015. O Grupo Volkswagen pretende ainda reduzir a emissão da frota para menos de 120 g de CO2/km em 2015.

Paralelamente a essas ações, o Grupo Volkswagen está melhorando a conservação dos recursos de produção em suas 94 fábricas em todo o mundo. O Grupo Volkswagen estabeleceu para si mesmo a meta de tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos até 2018, em todas as suas fábricas.

O Grupo Volkswagen também mantém altos padrões junto a seu público interno. A alta atratividade e a satisfação dos funcionários são elementos essenciais para a estratégia Mach 2018, meta da empresa de se tornar a líder mundial em vendas de veículos até 2018. É por isso que o Grupo Volkswagen realiza uma pesquisa anual, padrão em todas as suas operações no mundo, sobre a opinião de seus funcionários: 89% dos colaboradores participam da pesquisa, que é a ferramenta fundamental para determinar sua satisfação, eliminando as deficiências e melhorando os processos de trabalho.

A Volkswagen tem publicado relatórios sociais desde os anos 70, e o primeiro relatório ambiental da empresa foi divulgado em 1985. O Grupo Volkswagen tem emitido relatórios de sustentabilidade desde 2005.

Visão geral das metas de sustentabilidade do Grupo Volkswagen: .Em 2016, o Grupo Volkswagen deve investir 62,4 bilhões de euros em todo o mundo e mais 14 bilhões na China. Bem mais de dois terços desse programa de investimento serão aplicados direta e indiretamente no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, motores e tecnologia, assim como para a realização de uma produção mais compatível com o meio ambiente em suas fábricas.

Entre 2006 e 2015, o Grupo Volkswagen pretende reduzir a emissão de CO2 na nova frota de carros europeus em cerca de 30% – superando a marca de 120 g de CO2/km pela primeira vez em 2015.

Cada novo modelo a ser lançado na região será 10% a 15% mais eficiente, em média, que seu predecessor.

Os processos produtivos do Grupo devem ser 25% mais ecológicos em 2018, em comparação com 2010. Em termos concretos, isso significa 25% a menos de consumo de energia e água, além de resíduos e emissões.

Até 2020, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 40%, como resultado de inovações no fornecimento de energia para a produção no Grupo Volkswagen.

Nesse contexto, o Grupo deve investir cerca de 600 milhões de euros na expansão utilização de recursos renováveis de energia, como solar, energia eólica e hidrelétrica.

Ações de sustentabilidade no Brasil -A Volkswagen do Brasil teve destaque na edição do relatório, que mencionou o mercado brasileiro como um dos principais players econômicos para o Grupo Volkswagen, além de diversas ações de sustentabilidade realizadas pela empresa no País. Um dos maiores destaques da publicação é o projeto das Pequenas Centrais Hidrelétricas, que têm proporcionado à Volkswagen do Brasil a geração de energia limpa e renovável. Numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no Brasil, a Volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW por ano e que responderão por 40% da energia elétrica da empresa no Brasil. A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, garantiu à Volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é um a iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Outro destaque é o apoio da Volkswagen do Brasil à revitalização do Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio Teixeira Vianna", no interior de São Paulo. Em 2010, a empresa destinou uma verba de R$ 145 mil para o parque, aplicados na reforma de espaços para animais e a reintrodução de vegetação indígena. Instalado em uma área de 72 hectares, o parque abriga 900 animais e 60 recintos.

No âmbito das ações sociais, o trabalho de mais de 30 anos da Fundação Volkswagen também foi destacado, especialmente pelo marco de mais de 1 milhão de alunos beneficiados por seus programas educacionais, conquistado em 2011, e o projeto Costurando o Futuro, que ensina o ofício da costura a moradores em situação de vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo (SP), confeccionando bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de funcionários da Volkswagen que seriam descartados.

Os resultados do Projeto Bomba d'Água Popular, que permite acesso ao recurso natural a comunidades carentes do semiárido brasileiro, também foram mencionados. Desde o início do programa, em 2005, 698 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Ações realizadas junto a funcionários da empresa, como o Programa Vida Sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio-ambiente, o AIDS Care, com foco em prevenção, controle e reabilitação da doença, também fizeram parte do relatório. [www.volkswagenag.com/nachhaltigkeit].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira