Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2012 - 17:10

Softex Campinas forma grupo para certificação MPS.BR

Núcleo oferece consultoria para as empresas que queiram obter o certificado de qualidade no desenvolvimento de software no estado de São Paulo.

O Núcleo Softex Campinas –associação das empresas de software que atua em Campinas e no interior do estado de São Paulo – anuncia que formará grupos de empresas que desejam realizar ações de melhoria nos seus processos de desenvolvimento de software adotando a metodologia MPS.BR Melhoria de Processos do Software Brasileiro.

A chamada para formação de grupos de trabalho acontece em razão da possibilidade de liberação de novas verbas para apoio financeiro às empresas. Estas verbas são periodicamente disponibilizadas pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) às empresas de software através da Finep e do Softex Nacional para a realização de ações de melhoria da qualidade e “certificação” de processos de desenvolvimento de software usando a metodologia MPS.BR

O MPS.BR é uma metodologia de controle de processos criado de acordo com a realidade das empresas brasileiras, compatível com o CMMI e em conformidade com as normais ISO/IEC. Sua adoção permite às empresas aumentarem de forma continua e gradativa a maturidade e o controle dos seus processos de desenvolvimento de software, reduzindo os retrabalhos, melhorando os prazos e custos e introduzindo indicadores de desempenho nos processos.

Segundo Edvar Pera Junior, coordenador Executivo do Núcleo Softex Campinas, o apoio financeiro do governo pode subsidiar até 40% dos custos de implementação da metodologia em grupos de empresas. “A formação de grupos facilita o processo de certificação, já que os custos de treinamentos, implementação e das avaliações oficiais do MPS.BR são rateados. Além disso, há a troca de experiências entre os participantes, o que é muito importante”, afirma.

O Softex Campinas possui experiência comprovada de implementação de programas em quase uma centena de empresas. O núcleo já formou grupos com empresas em diversas cidades do Brasil, como Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São Paulo, Jundiaí, Itu, Sertãozinho, Santos, Franca, Limeira, Araraquara, Americana e Campo Grande (MS). “Os grupos são formados de acordo com a procura. Se determinada região reunir um número suficiente de empresas interessadas, o núcleo se propõe a ministrar os treinamentos e reuniões na própria cidade”, completa Edvar. [www.cps.softex.br | www.softex.br/mpsbr].

O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.

Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.

O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico em parceria com órgãos como Unicamp Ventures, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), Campinas Startups, Fórum Campinas e Conpec (Empresa Jr. de Computação da Unicamp).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira