Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2007 - 13:06

Grupohotel mostra que Hoteleiros precisam adaptar a estrutura de seus negócios para reduzir gastos e preservar o meio ambiente


O seminário Ecoeficiência em Hospitalidade com Responsabilidade Sócio-Ambiental organizado pelo Grupohotel - Grupo dos Profissionais Executivos do Mercado Hoteleiro, no dia 26 de setembro, no Hotel Nacional Inn , em Campinas , no Estado de São Paulo, reuniu diversos empresários e profissionais dos setores de turismo e da construção civil , enfatizando através dos palestrantes a importância da Conscientização Ambiental e a Ecoeficiência. Diferentes alternativas foram apresentadas aos empreendedores do setor hoteleiro do país, que diante da concorrência acirrada do mercado , das novas exigências dos consumidores e dos grandes emissores de turistas, precisam adaptar a estrutura de seus negócios de modo a reduzir gastos e preservar o meio ambiente.

Ancorando o ciclo de palestras , o engenheiro Eduardo Linzmayer, sócio da EBL Engenharia, argumentou que a redução de custos é conseqüência de uma série de ações e atitudes preliminares, que visam garantir um bom projeto e planejamento físico do empreendimento. “As máquinas, equipamentos e instalações inseridas nas edificações hoteleiras terão resultados eficazes na redução dos custos energéticos como resposta da especificação correta, instalação adequada , além da correta operação e manutenção”, frisou, ressaltando ainda outro aspecto fundamental relacionado ao foco da redução de custos que é , segundo ele, o comprometimento com as questões de responsabilidade social e ambiental.

O arquiteto Welton Nahas Curi, enfocou hotéis e os resorts em sua palestra sobre “Racionalização, Customização de Projetos,Materiais, Sistemas,Acabamentos, Decoração Hoteleira,comercial e residencial”. Ele deixou claro que é hora de munir os investidores e os gestores em ativos hoteleiros com instrumentos modernos e eficazes para a viabilização de negócios turístico , temático e hoteleiro. O engenheiro Caio Sérgio Calfat Jacob, de volta ao time de palestrantes âncoras do evento itinerante, estendeu seu tema ao universo hoteleiro, enfocando a importância da revitalização, movimentos turísticos, imobiliários e hoteleiros. A reforma ou retrofit de empreendimentos já desgastados, foi mote de sua palestra que mostra a importância da modernização na busca pela competitividade.O engenheiro civil de segurança e gestão ambiental, Flavio Pecorari Jr, abordou o tema Ecoeficiência em Hospitalidade: Gestão e Responsabilidade Empresarial e Sócio Ambiental. De acordo com Pecorari , o sistema de gestão ambiental e responsabilidade social pode ser baseado em uma extensa série de programas pautados em legislações específicas, de adoção voluntária, ou planos desenhados pelas próprias empresas.“A busca da ecoeficiência esta relacionada ao sistema de gestão ambiental, onde a redução de impactos ambientais é aliada a gerenciamento de custos e a responsabilidade social pode complementar isso que passaríamos a chamar resumidamente de Gestão Integrada”, explicou.

Próximo Evento será em Ribeirão Preto - Para Vicente Lamachia, diretor do Grupohotel, que já levou o evento itinerante a mais de 20 capitais e cidades com potencial turístico, a conscientização ecológica no meio empresarial já é vista como uma relevante vantagem competitiva. Observa, entretanto, que os resultados só virão em longo prazo, isso porque pequenos e médios proprietários de hotéis ainda resistem ao processo de adaptação a um cenário que exige uma redução nos gastos .Lamachia acredita que inspirados pelas grandes redes que se adaptaram ou vem se adaptando com extraordinária rapidez, todos os empresários terão que incorporar esses novos conceitos. “Estamos falando de um processo irreversível", conclui o diretor do Grupo e da LAMACHIA (Projetos Arquitetônicos).

Ficou patente ao final do ciclo de palestras, que o conceito da ecoeficiência resume-se em aumento da produtividade aliada à redução de custos e de resíduos poluentes. A Ultragaz e a Orbitek, empresas patrocinadoras, presentes no workshop, que ocorreu paralelo ao Ciclo de palestras, enfatizaram que as empresas oferecem ao mercado um verdadeiro kit conforto: climatização, aquecimento de água com redução de custo de energia elétrica, além de substituir outros tipos de energéticos que tem altos índices de emissão de poluentes como o diesel, o óleo dos combustíveis e até a lenha, ainda utilizada pelos hotéis da geração de vapor. A Ultragaz hoje é líder entre as distribuidoras de GLP no segmento empresarial. Com relação aos meios de hospedagem e restaurantes, a empresa já detém uma gorda fatia de 36% do mercado.

Entidades como FOHB - Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, a Associação Brasileira de Resorts, AEAC –Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas , SHRBS- Sindicato dos Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Campinas , o SENAC SP- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial , Pólo ArqDec Interior , Habicamp –Associação Regional de Habitação, Secovi –Sindicato da Habitação, AREA – Associação Regional de Escritórios de Arquitetura , Campinas Convention & Visitors Bureau, Prefeitura Municipal de Campinas e Regional Centro-Leste do SindusCon-SP, apoiaram a iniciativa do Grupohotel nesse encontro, que teve como público alvo empreendedores hoteleiros, Assets Manegement, Construtoras Arquitetos, Engenheiros, Diretores, Administradoras, Síndicos de Hotéis, Condohotéis, e Profissionais do Serviço de Hospitalidade e Saúde. De acordo com Lamachia, o próximo evento deve acontecer na cidade de Ribeirão Preto,no mês Outubro de 2007. Empresas interessadas em participarem do workshop do evento, podem entrar em contato pelo telefone (11) 5531-1252. | www.grupohotel.com.b | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira