Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2012 - 07:36

Rio-à-Porter: polos de moda apresentam coleções na Casa Firjan da Indústria Criativa

Treze polos de moda do estado do Rio estarão presentes no Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design oficial do Fashion Rio. Com o apoio do Sistema Firjan, através do SENAI Moda e Design, mais de 70 empresas vão apresentar suas coleções para o Verão 2013 a compradores e lojistas nacionais e do exterior.

O Rio-à-Porter acontece entre os dias 22 e 25 de maio (terça a quinta-feira), na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo. Mais uma vez, os polos se renovam em busca de visibilidade e geração de negócios, que contribuem para o desenvolvimento da Indústria Criativa do Rio. Atualmente, o setor reúne mais de 4 mil empresas de confecção, que geram cerca de 55 mil empregos diretos e mais de 90 mil indiretos. Outros setores ligados a atividade como as indústrias têxteis, de calçados e de jóias somam cerca de 600 empresas, que geram mais 10 mil empregos em todo o estado.

.Moda São Gonçalo - Com mais de 200 empresas formais, a região se destaca na produção de acessórios, jeans, moda praia, moda íntima, surfwear e casual, gerando cerca de dois mil empregos diretos. Nesta edição, o Polo de Moda de São Gonçalo será representado pelas empresas Brasis, Due, L. Santii, Suspirar, Tzadik e Usina.

O antagonismo e a permanente ligação entre o natural e o tecnológico são o enfoque da Usina, que aposta numa coleção de bolsas feitas com materiais como lona ecológica, garrafas PET e fios de tecidos de algodão reciclados. Já a Brasis traz camisas masculinas e femininas inspiradas em elementos semióticos da cultura brasileira, brincando com a mistura de malha pet, fibra de bambu e algodão orgânico.

.Moda Niterói - O Polo, que se caracteriza por uma produção diversificada e multissetorial, possui aproximadamente 100 confecções, que geram cerca de 900 empregos diretos. Destaca-se com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, joias, bijuterias e ainda ateliês de customização e alta costura.

Uma novidade nesta edição será a participação da empresa Marri Gattô, que trabalha com moda feminina plus size voltada para jovens. Também estarão presentes as marcas Cotton de Fadas, Daniela Curvelo, Erika Facuri, Patuá Bolsas e S. Gabotto. A Cotton de Fadas usa como referência a integração obra-ambiente-visitante, presente no museu de arte moderna Inhotim, localizado em Brumadinho (MG). A coleção é recheada de estampas digitais com o olhar na arquitetura do local. Já a Patuá Bolsas inspira-se no fundo do mar para uma coleção de bolsas em couro ecológico, pele de pescados, entre outros materiais.

.Moda Cabo Frio -Especializado em moda praia, o Polo é composto por mais de 40 empresas, que empregam aproximadamente 200 funcionários. No Rio-à-Porter, será representado pelas empresas Azaí Biquínis, JS Design Sustentável e Monica Krexa.

O enfoque das coleções é no tema “Aquário”, que significa que todos são um mesmo povo e ressalta a necessidade da sociedade olhar mais para o coletivo. As coleções surgem com estampas geométricas, texturas e misturas de materiais, todas com tons marítimos e pinceladas de tons fortes e marcantes. A JS Design Sustentável investe em ecojoias feitas inteiramente de papel; a Azaí Biquínis traz peças com tecidos de última geração; e a Monica Krexa apresenta joias que são verdadeiras obras de arte feitas em alumínio.

.Moda Noroeste -Conta com cerca de 150 empresas e compõe um APL (Arranjo Produtivo Local) no Noroeste Fluminense, que gera aproximadamente 1.500 empregos diretos. Tem como parceiros o Sindicato das Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj) e o SENAI Moda e Design. A região se destaca nos segmentos de acessórios e bolsas, moda praia, moda fitness e lingerie noite.

A aposta do Polo será em coleções que remetem ao passado, com peças com orientação vintage e feitas com técnicas artesanais e bordados manuais. Nesta edição, as marcas participantes serão Bordando o Futuro, Cia do Corpo, Dina’s, Doces Sonhos, Foligno’s, Laços, My Idea, e Salysh.

. Moda Lingerie, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região -Tido como o maior pólo de lingerie do país, com forte produção em fitness, o polo também produz moda praia. Nesta edição, as empresas vêm com força total trazendo novidades e renovando conceitos, tendo como carro chefe a qualidade de matéria prima e do acabamento. As coleções são produzidas contendo criações que atendam à mulher moderna, visando o conforto e a beleza.

O Polo conta com cerca de 900 confecções, que geram mais de 10 mil empregos diretos. O grupo que o representará durante o evento será formado pelas empresas Ambiente Íntimo, CCM Sports, Don’ Angela, Frágile Lingerie, Frilange, Magia e Sedução, Lia Lou Lingerie, Lucitex, Tardene e Poá Lingerie.

.Moda Sul Fluminense - Reúne mais de 100 médias, pequenas e microempresas. São ateliês e confecções que, juntas, empregam quase duas mil pessoas. A região se destaca em diversos segmentos, como a moda feminina, a alta costura e a produção de acessórios, que vão desde brincos e pulseiras a bolsas casuais e para a noite.

No Rio-à-Porter, a aposta das marcas Amparo Brasil, Maria-Fia, Penduricalho e Pitaya Rosa é no tema “Comunidade Criativa”, que representa como a conectividade aproxima e facilita a interatividade entre as diversas comunidades do mundo, até mesmo a relação empresa e consumidor. Além disso, ressalta a identidade criativa da região, que se caracteriza, principalmente, pelo toque artesanal nas peças produzidas. As cores predominantes são tons de rosa, azul, roxo e amarelo, além dos detalhes em dourado e prata.

.Moda Petrópolis - Responsável por 14% do PIB municipal, o Polo de Moda de Petrópolis possui, hoje, aproximadamente 400 empresas formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de cinco mil empregos diretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.  

As coleções das marcas Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Off Rio, Thiamo Malhas, Vestire e Water Color se inspiraram no tema “Happy Hour” para as novas criações, que vão trazer todo o charme e glamour característicos da vida noturna, combinados ao clima de Primavera/Verão. As principais pedidas são vestidos, saias leves, shorts moderninhos e variações de blusas. Continuam em alta os babados, peplums, rendas e brocados nas roupas, além dos tecidos futuristas e com aparência líquida, assim como os plissados, drapeados e transparentes. A presença da natureza nos looks também será marcante, tendo a beleza das praias e ventos tropicais como referencial em roupas fluidas, de textura aquosa e aparência cintilante.  

. Moda Campos -Formado por cerca de 200 empresas, que empregam aproximadamente 1.200 pessoas, o Polo é destaque em moda feminina. Nesta edição, será representado pelas marcas Angela Bechara, Donna Onça, In Love e Lafibrunn. O tema “Eternos Aprendizes” é a inspiração das empresas de Campos, que trabalharam suas coleções a partir do universo de criação de cada marca.

.Moda Rio -Só o município do Rio de Janeiro abriga cerca de mil empresas, que empregam mais de 20 mil pessoas. Nesta edição, o polo será representado pela marca Label Five, que é especializada em vestuário de jeans e desenvolve produtos exclusivos para grandes empresas do ramo. Mauricio Herszenhaut, representante da marca, traz calças, jaquetas, shorts e bermudas em materiais diversificados, como os estampados e os trabalhados em lavanderia, todos inspirados nas tendências apresentadas antecipadamente em Berlim, Londres, Paris e Milão.

.Moda Carioca de São Cristovão -Primeiro Polo metropolitano do estado do Rio, o Moda Carioca de São Cristóvão conta com mais de 70 empresas, que empregam cerca de três mil pessoas e que são atendidas por aproximadamente 800 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados. No Rio-à-Porter, o grupo será representado pelas empresas Estilo Primordio, KS Tricot e Nidas. A utilização de inovações que aliam sustentabilidade e design de moda estarão presentes nas coleções das marcas.

.NucleUM moda -Calçados e Acessórios: o Verão 2013 será uma oportunidade para o lançamento da “nucleUM Moda”, a nova marca do Polo de Calçados, Bolsas, Acessórios e Confecção da cidade do Rio de Janeiro. O grupo é composto por empresários que vieram originalmente do antigo Polo de Calçados e Acessórios do Rio de Janeiro e ainda pelo antigo Grupo Social Carioca. O polo é formado por mais de 50 empresas, que geram cerca de mil empregos.

Nesta edição, o nucleUM moda do Rio de Janeiro estará representado pelas empresas Zoia, Dayrell, Metal e Cia, Brígida, Taidai, Miarte, Marc Rod, Guinza, Thereza e Paula Lino, Spariam, Donadequê, Longhi e Velt. As marcas brincam com a mistura de cores e materiais.

A marca Brigida, por exemplo, volta-se para o étnico com cobras e lagartos envoltos num universo de estampas geométricas, cores brilhantes e misturas ousadas, utilizando materiais e tonalidades que representam as características do sertão nordestino, grande inspiração da coleção. Já a Taidai apresenta uma coleção inspirada na cara do Rio de Janeiro, no clima descontraído e ao mesmo tempo sofisticado. Trabalhando com materiais e modelos diferentes, dos mais nobres até os mais simples, a marca acredita que o detalhe faz toda a diferença.

.Têxtil do Rio -Formado por cerca de 400 empresas e gerador de cerca de oito mil empregos, o Polo Têxtil do Estado do Rio de Janeiro tem forte tradição no mercado nacional na fabricação de tecidos de algodão, malhas, mistos e sintéticos, sedas, rendas, bordados, linho e passamanarias, além de não-tecidos para o ramo de limpeza. O polo atende a um grande segmento do setor de confecções e vestuário em geral, como as melhores grifes e fábricas do país que, pela reconhecida qualidade e gama de variedade de seus produtos, adquirem seus tecidos das indústrias têxteis fluminenses.

Nesta edição o Polo será representado pela marca Fábrica de Tecidos Bangu, que atua no segmento de moda e decoração há mais de 100 anos, e pela HAK, empresa especializada em aviamentos que apresenta peças com base em desenhos florais e geométricos, além de renda e transparência em cores como branco, laranja, azul, verde e amarelo.

.Joia Carioca -O setor joalheiro no Rio de Janeiro conta com aproximadamente 100 empresas de fabricação de joias e bijuterias, que geram cerca de dois mil empregos diretos. No Rio-à-Porter, o APL Joia Carioca será representado pelas empresas África Universal, Arte Coletiva, Diogo Dalloz, Joyá, Marcela Costa e Telma Camargo, Márcia Mór Fashion Jewerly, Spariam e Vyw Ipanema.

O designer Diogo Dalloz, que dá nome a sua marca, é um dos estreantes no evento. Com a coleção “Nosso Caminho”, as peças são inspiradas no trabalho de Oscar Niemeyer. Já Márcia Mor, que participa do Rio-à-Porter desde a primeira edição, apresenta a coleção “Bobele”,  com peças de resinas na prata com bolas, além de aventurar-se na resina em ouro com bolas de brilhante. A aposta da marca são peças com design de animais exóticos.

.[Rio-à-Porter, de terça a sexta-feira, 22 a 25 de maio de 2012, das 10h às 20h (dias 22 a 24) e das 10 às 17h (dia 25), na Casa Firjan da Indústria Criativa, R. São Clemente, 213, Botafogo, Rio De Janeiro (RJ)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira