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23/05/2012 - 07:50

Rio-à-Porter consolida novo modelo de salão de negócios na Moda


Integrante da plataforma Fashion Rio Negócios, o Rio-à-Porter será realizado entre os dias 22 e 25 de maio (terça a sexta-feira), na Casa Firjan da Indústria Criativa, e contará com a participação de 119 expositores, entre marcas do line up do Fashion Rio, grifes escolhidas pela curadoria do evento e polos criativos. Em sua 20ª edição, Verão 2012|2013, o evento continua apostando no formato de salão inaugurado na edição de janeiro: mais orgânico, segmentado e com uma maior identificação entre marcas e compradores.

A Moda Praia, estrela da estação, estará presente nas araras de diversos expositores. Entre as marcas que participam do evento estão: Salinas, Tryia, Desirée Nercessian e a estreante Poko Pano. Outra novidade é a chegada de marcas de Polos Criativos de outros estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Goiás e Santa Catarina. “O papel de um grande evento de Moda como o Fashion Rio é fomentar esse mercado em ebulição e alinhar um calendário de lançamentos para os formatos de negócios que mais se adequam a cada necessidade. A entrada de novas marcas e a participação de grifes de outros estados vão de encontro a esse movimento”, reforça Graça.

A organização prevê um aumento de 40% no número de compradores e lojistas que passará pelo salão. São Paulo e Minas são os que terão maior número de representantes entre os compradores convidados (com 21% e 13%, respectivamente). Em seguida vem o Paraná, com 10%. A região Nordeste – a maior interessada nas compras de Verão – terá grande representatividade: cerca de 28% dos compradores convidados virão de estados como Bahia, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Compradores internacionais também percorrerão os corredores e jardins do antigo palacete da família Guinle Paula Machado. Entre os buyers, há representantes da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Emirados Árabes, Espanha e Uruguai. Boa parte interessada nos lançamentos de beachwear. Os americanos terão a maior representação: 50% do total de convidados.

Entre os destaques internacionais estão os representantes da Seaside Luxe e Gone Bananas – duas multimarcas de luxo da Califórnia. A Seaside Luxe, responsável por boutiques em resorts de luxo como o Four Seasons Resort Hualalai e o Four Seasons Maui, ambos no Havaí; e o Terrana Resort, em Palos Verdes, Califórnia – enviará ao Rio dois representantes (a compradora sênior e a gerente de merchandising). Nas lojas da multimarca é possível encontrar peças de marcas como Stella McCartney e Lacoste, assim como a brasileira Natural Cotton Color – marca da Paraíba que participa do Rio-à-Porter e trabalha com peças desenvolvidas com algodão naturalmente colorido.

Já a Gone Bananas participa pela segunda vez do evento. A multimarcas é especializada em Moda Praia. Criada em 1975, em São Diego, pelo empresário Tom O’Hara, a empresa tem seis lojas espalhadas pela região. O próprio Tom virá ao Rio conhecer os lançamentos nacionais de beachwear expostos no salão.

Além de fomentar negócios, o Rio-à-Porter terá também espaço para palestras de Economia da Moda. Os encontros, voltados para lojistas e profissionais de Moda, começam às 11h e serão realizados nos dias 22, 23 e 24 de maio (terça, quarta e quinta-feira).

. Programação: 22/05 , às 11h | Preview de Inverno Caderno Perfil 2013 |Carol Fernandes, estilista – Senai Moda Design -Nesse encontro, a estilista do Senai Moda Design Carol Fernandes apresenta o conteúdo da publicação Preview de Inverno Caderno Perfil 2013 e fala sobre as macro tendências para moda e design que estarão vigentes no próximo inverno. Esse conteúdo traz um novo conceito de informação para o empresário da moda e do design ao identificar os diversos perfis de consumidores, traduzindo as correntes de comportamento que irão orientar as próximas ações do setor. Assim, a palestrante vai antecipar novidades em design, tendências e estilos do mercado internacional para que os profissionais brasileiros que atuam na área de vestuário preparem coleções atraentes ao consumidor.

23/05, às 11h | Street Stars – A importância do estilo pessoal na Moda |Camila Toledo – diretora de tendências Stylesight -Na ocasião, a diretora de tendências do bureau internacional Stylesight, Camila Toledo, fala da importância da internet na divulgação e disseminação da moda de rua tornando “it-girls” (mulheres que influenciam a moda com seu estilo pessoal) em verdadeiras celebridades nas principais capitais de moda do mundo. São analisados e comentados o perfil e estilo dessas mulheres influenciadoras no mundo e identificadas quem são as brasileiras que assumem esse papel no mercado nacional. Nessa palestra aborda também como uma marca pode se beneficiar do fenômeno de imagem dessas influenciadoras.

24/05, às 11h | Estratégias de Visual Merchandising 2013| Clarissa Araújo, gerente de novos negócios – WGSN -Após uma análise global, a gerente de novos negócios do bureau internacional WGSN, Clarissa Araújo, apresenta as principais tendências para Visual Merchandising que veremos em 2013 e fala sobre as melhores práticas e estratégias dos varejistas ao redor do mundo. A intenção é gerar inspiração, mostrando o que temos de mais moderno no Visual Merchandising global e as apostas do bureau de tendências que podem ser interpretadas e incorporadas pelo mercado nacional.

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