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23/05/2012 - 08:15

Design Thinking difunde a ideia de inovaçao centrada em pessoas


Design Thinking Brasil: primeiro livro sobre o assunto escrito por autores locais.

O conceito de design thinking vem ganhando espaço no atual campo de discussões sobre gestão e estratégias corporativas. Sua visão mais 'humana', centrada no usuário, com foco na inovação e na criatividade como forma de resolver problemas tem chamado a atenção tanto de estudiosos quanto de gestores, particularmente no Brasil - cada vez mais no centro das atenções mundiais.

Para discutir melhor o assunto em um contexto próprio da cultura de gestão brasileira, o livro Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade (Elsevier, 248 pp, R$ 59,90) apresenta diversos casos de aplicação no Brasil e contém ainda um 'kit de ferramentas', desenvolvido para ajudar o leitor a começar a aplicar o design thinking em seus projetos e no seu dia a dia. Trata-se do primeiro livro sobre Design Thinking escrito por autores locais, que também são professores, palestrantes e empresários.

De Tennyson Pinheiro e Luis Alt, sócio-fundadores da live|work no Brasil -primeira consultoria a se especializar na aplicação do Design Thinking no país e de Design de Serviços no mundo-, em parceria com Felipe Pontes, a obra conta com prefácio de Kerry Bodine, vice-presidente e analista principal da Forrester Research - "o livro apresenta as raízes e razões de existir do Design Thinking, uma abordagem que permite que empresas coloquem pessoas no centro de sua estratégia para cocriar soluções de alto valor percebido", define.

Empatia, experimentação e colaboração -O foco da publicação consiste na defesa da necessidade de uma nova abordagem quanto à experiência do cliente e à qualidade das interações com ele. Como os autores buscam demonstrar, a empatia, a experimentação e a colaboração devem ser parte integrante da cultura de qualquer negócio que queira inovar e se manter competitivo e relevante no atual cenário socio-econômico.

"Mais do que uma metodologia, o Design Thinking é um novo jeito de pensar e abordar problemas, um novo modelo mental. Essa abordagem, centrada nas pessoas, pode ser aplicada a organizações empresariais, sistemas de atendimento, métodos de educação, sistemas políticos, modelos de ajuda humanitária, sistemas de transportes, serviços de varejo e relações sociais", pontuam Alt e Pinheiro durante a leitura da obra.

Em outras palavras, o livro mostra como o Design Thinking pode melhorar os resultados dos negócios e ainda ajudar as pessoas a viver e trabalhar melhor. Assim, a obra é uma legítima arma de combate às visões estreitas, afuniladas do negócio - ou seja, que não integram ações alinhadas a uma visão mais holística e sistêmica, e contrária da ideia de que inovação vem necessariamente atrelada a um avanço tecnológico. Como lembram os autores, "Inovação não é o mesmo que novidade, e nem mora naquele produto pioneiro que irá mofar nas prateleiras das lojas e armários das casas das pessoas. Alguns produtos surgem mais para engraxar o ego e o bônus de um gestor de portfólio do que para endereçar algum desejo ou necessidade de alguém. A inovação é fruto da criatividade colocada em prática com o intuito de gerar resultados positivos para o negócio e criar impacto positivo para as pessoas".

A live|work e os autores -A live|work, consultoria global de Inovação e Design de Serviços, celebra sua primeira década de existência com escritórios em Londres, Oslo e São Paulo e projetos de inovação de serviços para grandes marcas como a Emirates, Itaú, Johnson & Johnson, Sony, BBC, Tesco, Bradesco, Virgin e Volkswagen. Os sócio-fundadores da empresa no Brasil (www.liveworkstudio.com.br), Tennysson Pinheiro e Luis Alt são também cofundadores e professores do primeiro curso de Design Thinking no Brasil, ministrados no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, em São Paulo.

Tennyson Pinheiro e Luis Alt, da Live Work Brasil-Tennyson Pinheiro iniciou sua carreira como Designer de Interação e gerenciou projetos de melhoria e inovação de serviços no Brasil, EUA e Angola. Possui MBA em Marketing pela FGV e extensão em Branding pela ESPM. É professor do MBA de Pesquisa e Análise de Novos Cenários de Consumo da FIA.

Luis Alt, formado em Engenharia de Produção e Design de Produtos, possui um MBA em Gestão de Design no Istituto Europeu di Design (IED), em Barcelona, e trabalhou em projetos para marcas como Revlon, Hewlett-Packard, J&B e MUJI.

Pinheiro, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócio e sociedade. Prefácio de Kerry Bodine. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 248 pp. ISBN: 978-85-352-4567-7.[ www.elsevier.com.br].

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