Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2012 - 07:28

Dow investe em sua unidade do Guarujá visando crescimento do mercado de petróleo e gás

Cerca de 30% dos investimentos de P&D são destinados ao desenvolvimento de tecnologias com foco em energia.

São Paulo – Como parte da comemoração dos 40 anos da unidade do Guarujá (SP), a Dow Brasil anuncia a expansão de 20% na capacidade produtiva da planta de poliglicóis até dezembro. A ampliação da produção desta matéria-prima, substância química usada na fabricação de espumas, lubrificantes, fluidos e outros, visa a suprir a crescente demanda dos mercados de petróleo e gás e etanol no Brasil.

A fábrica conta atualmente com um portfólio de mais de 100 produtos, cuja produção vem aumentando ao longo dos anos. Entre as soluções destinadas à indústria de petróleo e gás produzidas no Guarujá, estão algumas marcas líderes no mercado como o Demtrol™, linha de desemulsificantes destinados à produção de petróleo e útil para separar o óleo da emulsão água + sal na extração.

A importância dos investimentos no Guarujá está diretamente ligada à localização privilegiada da planta, que garante um bom suporte logístico para a enorme demanda que hoje se concentra no centro-sul e sudeste do país. “O mercado cresce exponencialmente e a Dow quer continuar correspondendo a esta demanda. O Brasil é um dos focos globais de crescimento desta indústria o que requer desenvolvimento de tecnologia local para atender aos novos desafios”, comenta Claudia Schaeffer, diretora comercial da divisão de Oil & Gas da Dow para a América Latina.

Há algum tempo a Dow já vem se preparando para atender o aumento da demanda por soluções eficientes e sustentáveis do mercado petrolífero. “Em 2011, a companhia investiu US$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento no mundo, sendo que cerca de 30% foram destinados ao desenvolvimento de tecnologias com foco em energia”, destaca Schaeffer.

Além da fábrica do Guarujá, o laboratório de Jundiaí (SP) e a planta de Aratu (BA) também desenvolvem produtos para o mercado de petróleo e gás. No interior paulista, a Dow desenvolve sistemas formulados usados no isolamento térmico de tubulações para o transporte de petróleo, enquanto a fábrica de Aratu produz glicóis usados na formulação de químicos para perfuração de poços.

Perfil - A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países ao redor do globo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. [ www.dowbrasil.com e www.dow.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira