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24/05/2012 - 07:48

NKT Flexibles recebe licença para instalação no Superporto do Açu

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, divulgou no dia 23 de maio (quarta-feira), que a NKT Flexibles (NKTF) recebeu Licença de Instalação para fabricação, armazenamento e estocagem de tubos flexíveis no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção pela companhia em São João da Barra (RJ). A licença, concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), também prevê o manuseio, carregamento e descarregamento de linhas flexíveis.

A unidade da NKTF, com início de produção previsto para 2013, será instalada na margem direita do TX2, terminal onshore do Superporto do Açu. Com 210 metros de frente de cais e 121.905 m² de área total, ela terá capacidade para produção de 250 km de tubos flexíveis por ano, e atenderá às demandas das indústrias offshore de petróleo e química. O investimento para instalação da unidade no Superporto do Açu será de US$ 200 milhões, com geração de 400 empregos diretos.

“A concessão desta licença marca o início da instalação do polo de indústrias de apoio offshore no TX2 e confirma a condição de excelência oferecida pelo Superporto do Açu para as empresas que prestam serviços para a indústria de petróleo e gás. Em operação a partir de 2013 e englobando toda a Bacia de Campos num raio de apenas 150 km, o Superporto do Açu é hoje o quintal do Pré-Sal”, comentou Otávio Lazcano, Diretor Presidente da LLX.

Integrante do grupo National Oilwell Varco, a NKT é a terceira maior fabricante de tubos flexíveis do mundo. No Brasil, a subsidiária assinou em maio de 2011, um contrato com a Petrobras com valor potencial de US$ 1,86 bilhão para o fornecimento de até 694 km de tubos flexíveis.

O contrato para a instalação da unidade no Superporto do Açu foi assinado entre a LLX e NKTF em outubro de 2011.

Perfil -O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais, em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com construção iniciada em outubro de 2007 e início de operação previsto para 2013, o Superporto do Açu contará com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, incluindo de grande porte. Ele poderá movimentar até 350 milhões de toneladas por ano, o que o coloca entre os três maiores portos do mundo.

O Superporto do Açu contará com dois terminais: o TX1, um terminal offshore com uma ponte de acesso com três quilômetros de extensão, píer de rebocadores, píer de minério de ferro, canal de acesso e bacia de evolução – todos já concluídos. O TX1 contará com 9 berços, incluindo 4 para movimentação de minério de ferro. O terminal terá profundidade inicial de 21 metros (com expansão para 26 metros), e poderá movimentar até 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

O outro terminal, o TX2, será instalado no entorno de um canal para navegação, com 6,5 km de extensão e 300 metros de largura. O TX2 contará com mais de 13 quilômetros de cais, onde serão movimentados produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, ferro gusa, escória e granito, além de granéis líquidos e sólidos.

Projetado com base no moderno conceito porto-indústria, o Superporto do Açu contará com um Distrito Industrial em área contígua, onde serão instaladas siderúrgicas, cimenteiras, base de estocagem para granéis líquidos, polo metalmecânico, Unidade de Construção Naval, complexo termelétrico, plantas de pelotização de minério de ferro, Unidade para Tratamento de Petróleo, indústrias offshore, indústrias de tecnologia da informação que constituirão o futuro vale do silício brasileiro e pátio logístico, entre outros.

A previsão é que o Complexo Industrial que será instalado na retroárea do empreendimento seja responsável pela atração de cerca de US$ 40 bilhões em investimentos para a região.

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