Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2012 - 08:00

Pesquisa permitirá fabricação de medicamentos mais acessíveis à população

Medicamentos genuinamente brasileiros e mais acessíveis à população. Com esta proposta, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, lança o projeto Bioinovar, maior complexo de pesquisas na área de biotecnologia do Brasil e o único no Rio de Janeiro com o desenvolvimento de projetos pioneiros nas áreas médica, farmacêutica e de sustentabilidade socioambiental. A apresentação do Bioinovar será no dia 05 de junho, às 10h, no auditório Hélio Fraga – CCS/ UFRJ.

Entre as linhas de pesquisas do Polo Bioinovar está a de Biofármacos e Dispositivos Biomédicos. A Unidade chega com a proposta inovadora de criar novas matérias primas que subsidiem a fabricação medicamentos no Brasil, sem a necessidade de importação ou quebra de patentes de medicamentos produzidos no exterior.

Com a produção no país, entre os benefícios sociais está a diminuição do valor final do medicamento, o que irá aumentar o acesso da população a estes produtos, além de diminuir o desequilíbrio na balança comercial, reduzindo a importação e, consequentemente, fortalecendo a política industrial no país. A Unidade irá alavancar também a formação de novos profissionais que desenvolvam pesquisas inéditas no setor.

O laboratório, assim, já inicia os trabalhos com o papel ousado de pressionar o governo federal a desenvolver uma política nacional que garanta uma posição mais agressiva na área de biofármacos e adjacentes.

“Atualmente, enfrentamos grandes dificuldades nessa área, e caso não se desenvolva uma política nacional que modifique o status do Brasil no cenário mundial, hoje reconhecido por sua capacidade de copiar as moléculas existentes (situação primordial e importante na etapa atual), será cada vez mais difícil para o país alcançar perspectivas futuras favoráveis, que garantam uma posição mais agressiva na área de Biofármacos e adjacentes”, afirmou Renato Rozental, pesquisador da UFRJ e um dos idealizadores do Bioinovar.

Estrutura -Além da Unidade de Biofármacos e Dispositivos Biomédicos, o Polo Bioinovar será constituído também pelos grupos de pesquisa nas seguintes áreas: Bicombustíveis; Biocatalizadores e Bioprodutos; e Ecologia Microbiana e Biotecnologia do Petróleo. O Complexo vai trabalhar também com a implantação de áreas de Biossegurança, onde se realizarão testes com vírus patogênicos e estudos de doenças sazonais e epidemias, além do desenvolvimento de vacinas e de medicamentos.

.[Inauguração do Complexo Bioinovar - Laboratórios Paulo de Góes, dia 05 de junho de 2012, às 10 horas ,no Auditório Hélio Fraga – CCS - Bloco I – 2º. Andar – UFRJ ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira