Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2012 - 08:28

Em tempos de sped, não esqueça a DIPJ

Nos dias atuais, em que o assunto do momento é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), não podemos esquecer a importância da DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, que, além das fichas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), contempla ainda informações disponíveis apenas após o fechamento do balanço periódico da empresa.

A entrega precisa ocorrer até 29 de junho de 2012, sendo que, a multa mínima aplicada pelo atraso ou falta de entrega é de R$ 500,00. Vale lembrar que, para este mês, ainda existem as obrigações de entrega do FCont (Controle Fiscal Contábil de Transição), criado para que as empresas possam se adequar aos efeitos da nova Lei de Sociedade Anônima (S/A) e das normas de contabilidade internacional (IFRS), e o SPED Contábil, obrigatoriedade para as empresas tributadas pelo regime do Lucro Real.

A maior parte das informações é fornecida na entrega do SPED, desenvolvido para centralizar os dados repassados à Receita Federal, diminuindo, assim, a quantidade de declarações obrigatórias. Por esse motivo, a entrega da DIPJ está prevista para findar em 2014, prazo este que ainda pode se estender, uma vez que a entrega do e-LALUR foi prorrogada novamente, também para o ano de 2014 (ano calendário 2013). O e-LALUR deverá contemplar os valores utilizados como Adições e Exclusões do resultado do balanço periódico, formando a base de cálculo para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social das entidades.

Todos os anos a Receita Federal modifica o layout da DIPJ. O de 2012 (ano calendário 2011), por exemplo, aprovado através da IN nº 1.264/2012, continha muitas alterações em relação ao ano anterior. A liberação do programa gerador causa uma corrida contra o tempo para as empresas iniciarem o preenchimento e as validações necessárias para entrega das informações.

Devido ao grande volume de informações processadas, a utilização da tecnologia da informação, bem como a escolha de um software de uma empresa idônea e reconhecida no mercado, são de suma importância, pois garantem customização, integração de sistemas e confiabilidade das informações geradas.

.Por: Cláudio Nakayama, coordenador de produtos da divisão de Aplicativos da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação |Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br) -No Brasil, a Sonda IT atua há 20 anos. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de unidades de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções de ponta a ponta, que vai da oferta de Data Center ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 15 anos.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através do seu novo portfólio de ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua unidade de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela unidade de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sonda América Latina (www.sonda.com)-Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo o IDC (Internacional Data Corporation).

A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 2 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira