Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2012 - 07:53

Órgão norte-americano gera debate acirrado entre especialistas

Sobre eficácia do teste do PSA no diagnóstico precoce para câncer de próstata .

O US Preventive Services Task Force (Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos) apresentou sua recomendação final, no último dia 21, contestando a eficácia do PSA (exame de sangue utilizado, atualmente, para o diagnóstico do câncer de próstata). Durante o Congresso Americano de Urologia, ocorrido de 19 a 23 de maio, em Atlanta, nos EUA, a entidade confrontou os principais especialistas na área de Urologia ao descartar totalmente os dados científicos produzidos por diversas pesquisas, baseando-se apenas no cálculo de que o teste salva apenas uma vida em mil casos da doença, considerando esta evidência insuficiente para recomendar o uso do teste. A Associação Americana de Urologia contesta a informação e afirma que o exame, em prática há mais de 30 anos, reduziu pela metade a mortalidade por câncer de próstata.

O parecer da US Preventive Services Task Force (EUA) gerou polêmica internacional e especialistas do mundo todo se reuniram ainda no Congresso Americano de Urologia para debater o assunto. Os médicos temem que, com o parecer, seguradoras e governos deixem de arcar com as despesas do exame e a doença faça mais vítimas. “Trabalhamos durante anos para conscientizar os homens sobre a importância dos exames de toque e PSA para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e diminuição da mortalidade devido à doença e seria um retrocesso descartar o teste sanguíneo”, comenta o urologista Dr. Daher Chade (CRM-SP 105209), membro da Associação Americana de Urologia e da Sociedade Brasileira de Urologia e participante dos debates ocorridos durante o Congresso Americano de Urologia.

Perfil -Dr. Daher Cezar Chade (CRM-SP 105209) é graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, possui doutorado em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Uro-oncologia pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova York. O Dr. Daher Cezar Chade também é Presidente do Departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina, Membro do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês, Pesquisador do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (EUA), Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, da Society of Urologic Oncology, American Society of Clinical Oncology e American Urological Association, Urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP, Médico da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de integrar o corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. Tem mais de 30 trabalhos publicados em veículos científicos nacionais e internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira