Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2012 - 08:03

‘Esse é o meu lugar’, um olhar sobre a cultura das comunidades

Site abastecido por produtores locais já está no ar.

As comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense agora têm um espaço para fomentar sua produção cultural e esportiva. O site ‘Esse é o meu lugar’ [www.omeulugar.com.br], projeto desenvolvido e apoiado pela cerveja Cintra, mergulha no rico universo de 12 comunidades do Estado. O site já está no ar e a ideia é mostrar coisas que só conhece quem vive no local.

O ‘Esse é o meu lugar’ foi pensado para promover a autoestima dos moradores e a troca de informações culturais entre as comunidades, além de dar ampla visibilidade aos talentos e programações locais. Participam do projeto comunidades que estão pacificadas e outras que ainda não passaram por este processo. Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Costa Barros, Cabuçu (Nova Iguaçu), Vila Norma (São João de Meriti) e Vila Kennedy já estão no site. Outras seis estão sendo escolhidas.

O site e as redes sociais são abastecidos por produtores culturais que foram identificados nas próprias comunidades, em sua maioria, jovens antenados à cena cultural e ligados a movimentos sociais. A partir de um ponto de vista diferente, a produtora Juliana Portela, que mora em Cabuçu, no município de Nova Iguaçu, afirma que é possível fugir de notícias negativas, muitas vezes as únicas que circulam nas comunidades.

“Agora eu tenho a oportunidade de falar do lugar onde eu moro sob o meu olhar. Estou enxergando o grande potencial da minha comunidade”, explica Juliana.

O site ‘Esse é o meu lugar’ quer integrar as comunidades e servir como um guia da cultura comunitária do Rio de Janeiro. Podem ser encontradas programações culturais, campeonatos de futebol, histórias de personagens locais, dicas sobre palestras, cursos e eventos, entre outros. Tem também o ‘Meu lugar é assim’, um espaço para vídeos que mostram as comunidades. O primeiro é sobre o dia a dia em Vila Kennedy.

“O ‘Esse é o meu lugar’ está fomentando a cultura fluminense nas comunidades. A ideia do projeto é repercutir tudo o que esses locais produzem de bom, e é muita coisa. A cerveja Cintra, marca que nasceu no Rio de Janeiro, fez opção por incentivar manifestações populares”, explica Luiz Claudio Taya, diretor de Marketing da Schincariol.

O projeto foi desenvolvido pela Woden! Comunicação Interativa. A equipe reúne antropólogo, sociólogo, historiador e profissionais de comunicação.

“O que transforma um local em único? É a música, a arte, a bola. O jeito de ser e de se expressar de pessoas que se conhecem. Quem vê de fora chama de bairro, de comunidade, de favela, de vila, mas quem mora no local tem uma visão completamente diferente e tem bons motivos para dizer: ‘esse é o meu lugar’”, explica Arthur Nunes, diretor da Woden! Comunicação Interativa.[www.omeulugar.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira