Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2012 - 08:22

Concretadas as primeiras bases dos novos parques eólicos da Eletrosul


A Eletrosul deu início, nesta semana, à etapa de concretagem das bases dos 39 aerogeradores do projeto de expansão do parque eólico de Cerro Chato, em Sant'Ana do Livramento (RS), na fronteira com o Uruguai. Com investimentos de R$ 270 milhões, a instalação do complexo vai permitir um acréscimo de 78MW de potência instalada de eólica aos 90 MW de energia dos parques de Cerro Chato, em operação desde junho de 2011.

O processo de concretagem deverá ser concluído no final de agosto, com a realização do lançamento do concreto de duas bases por semana, em média. O volume de concreto, da ordem de 300 m³, é equivalente ao necessário para construir um prédio quatro andares. Das 39 torres, serão cinco em Cerro Chato IV (10 MW), quatro no Cerro dos Trindade (8 MW); seis em Cerro Chato V (12 MW), 12 em Cerro Chato VI (24 MW), e 12 também em Ibirapuitã I (24 MW).

A montagem das torres, que possuem mais de 100 metros de altura, deve iniciar tão logo as concretagens estejam concluídas. O engenheiro Flavio Roberto Dorneles de Dorneles, da Eletrosul, explica os próximos passos. “A partir de setembro deve começar a montagem dos aerogeradores. Como a estrutura é metálica, a quantidade de módulos é menor e o encaixe fica pronto em até um dia e meio”. Os novos parques eólicos da Eletrosul devem estar concluídos até o final do ano com a entrada em operação prevista para o início de 2013. BASES – O trabalho de concretagem de uma base mobiliza, em média, 30 pessoas. A logística da operação necessita ainda de uma bomba para lançamento do concreto e uma reserva, cinco a seis caminhões betoneiras, uma central de concreto, três geradores de energia, além de equipamentos complementares como bomba d’água, mangotes, sistema de iluminação, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira