Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2012 - 09:40

Cases de sucesso foram apresentados durante o Seminário Anual do PAEX


Cerca de 600 pessoas participaram da XVI edição do evento organizado pela Fundação Fritz Müller em parceria com a Fundação Dom Cabral.

“Tenha medo de si mesmo e não da concorrência”. Esta frase resume um pouco do espírito do empreendedor Mario Gazin, proprietário de uma das 100 melhores empresas do Brasil para se trabalhar, segundo a Revista Exame de 2011, e uma das 20 melhores empresas para se trabalhar no Paraná. Gazin é filho de agricultores e tinha 17 anos quando convenceu o pai a vender um Jipe velho para investir na compra de uma loja de móveis. Nesta segunda-feira,28, ele proferiu uma palestra, durante o XVI Seminário Anual PAEX – Fundamentos da Empresa Relevante, promoção da Fundação Fritz Müller em parceria com a Fundação Dom Cabral, sobre o case de sucesso da sua empresa.

A decisão de comprar uma loja pequena de móveis foi o início de uma rede com quase 5 mil funcionários em unidades espalhadas por Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraíba e São Paulo. O grupo nasceu em 1966 com uma loja de móveis na cidade. Em seguida veio a abertura do Atacado e indústria de Móveis Gazin e, em 1998, a inauguração da Indústria de Colchões e Estofados.

Um dos diferenciais do grupo Gazin é o investimento no funcionário. A empresa tem quase 50 programas diferentes de relacionamento com a comunidade interna e externa. Um deles é a Afungaz – Associação dos Funcionários, que conta um campo de futebol, vôlei, piscinas, salão de festas e chalés para hospedagem. Além disso, há a Universidade Corporativa Gazin (Unigazin), que em 2010 fez parceria com a Fundação Dom Cabral para programas técnicos de formação e capacitação profissional, e os programas de saúde, alimentação e o de enriquecimento no trabalho, em que cada colaborador é estimulado a aprender funções e tarefas importantes para o crescimento do setor e para o crescimento individual. Outro programa, criado em 2000, é de bonificação por tempo de serviço. Quando o funcionário completa 10, 15, 20, 25 ou 30 anos de Gazin, recebe um bônus financeiro, além de plantar uma árvore de sua escolha no Parque das Árvores da matriz.

Hortifruti -A segunda palestra do período da tarde foi o case de sucesso da Hortifruti, maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. A empresa está presente no Rio de Janeiro e Espírito Santo com 23 lojas, por onde circulam mais de 13 milhões de clientes e são comercializadas 150 mil toneladas de frutas, legumes e verduras anualmente. Além disso, há quatro centros de distribuição e o faturamento do ano passado chegou a R$ 690 milhões.

De acordo com a dirigente da Hortifruti, Walquyria Majeveski, o diferencial da empresa é a preocupação com a qualidade dos produtos que são ofertados. Por exemplo, os hortifruti são sempre entregues em até 24 horas para que mantenham o frescor. Além disso, há investimento em qualificação para que os quatro mil colaboradores apresentem um atendimento de excelência.

As atividades encerraram com a palestra “Navegar é preciso...Em Prosa, Verso e Riso”, com Tony Correia, que falou sobre a importância de acreditar nos sonhos e deles passar para a ação. “Para tudo isso é necessário ter perseverança”, afirma.

Passaram pelo Paex também o fundador da Fundação Dom Cabral, Emerson de Almeida, o professor Luis Augusto Lobão Mendes, o ex-ministro da fazenda, Maílson da Nóbrega e o professor, Clóvis de Barros Filho. Todas as palestras, de alguma maneira, deixaram bem clara a mensagem de que o bom empreendedor primeiro sonha, depois parte para a ação e, mesmo diante das dificuldades, mantém a perseverança. Esta é a receita de milhares de empresas que são cases de sucesso no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira