Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2012 - 09:53

Venda aquecida de carros usados atrai quadrilhas de golpistas

Atenta ao cenário, a DEKRA disponibiliza serviços capazes de identificar as adulterações feitas pelos estelionatários.

Seguindo o aquecimento da economia e o aumento no poder de compra dos brasileiros, as vendas de automóveis usados subiram consideravelmente nos últimos anos. Segundo dados da Fenabrave, somente no primeiro trimestre de 2012 foram comercializados 2,7 milhões de veículos usados no País.

Apesar de ser economicamente mais atrativo do que um zero quilômetro, é preciso estar atento às características do bem que será comprado, já que os golpes em torno deste mercado são diversos: chassi adulterado, duplicidade de motor, documentos roubados, são alguns exemplos.

Um dos crimes que está se tornando bem comum é aquele em que as quadrilhas utilizam sites de vendas para oferecer automóveis abaixo do preço do mercado. A prática atrai consumidores que, interessados na boa oferta, acabam comprando veículos roubados, com documentação falsa e, muitas vezes, carros que sequer existem.

A DEKRA – multinacional alemã, líder mundial em serviços para o mercado automotivo – disponibiliza soluções que auxiliam o consumidor a fazer uma compra mais segura e não cair em golpes como esses. O laudo técnico DEKRA traz uma avaliação completa do veículo, por meio da qual são analisados mais de 76 itens, possibilitando uma negociação transparente e segura. Entre eles: quilometragem adulterada, histórico de acidentes, roubo ou furto em aberto, multas, recall, numeração de motor, chassi, entre outros.

“Infelizmente, o comércio de veículos usados oferece certos riscos. Em primeiro lugar, está o fato da autenticidade e a veracidade do bem, que dificilmente pode ser constatada a olho nu. Em seguida, vêm os crescentes golpes, em que compradores são enganados e acabam perdendo todo seu dinheiro. Com o laudo técnico DEKRA essas práticas se tornam inviáveis, porque nenhum criminoso correrá o risco de passar por uma vistoria do tipo”, destaca Leonardo Ianegitz, responsável pela Área de Negócios Não Regulamentados da companhia.

De acordo com o especialista, a iniciativa de contratar esse tipo de serviço antes da finalização da compra torna a negociação mais transparente, já que o laudo verifica todo o histórico e as características físicas do veículo, “o que beneficia ambos os lados”, completa.

Segundo Ianegitz, o serviço foi desenvolvido exatamente para atender o mercado de compra e venda de veículos usados, oferecendo uma maneira mais segura de fazer negócio. “Por meio da avaliação, podem ser apontadas as eventuais alterações das características padrões da montadora. Dessa forma, o comprador fica mais confiante com as condições gerais do bem a ser adquirido e o vendedor, se possuir um veículo em boas condições, tem seu produto valorizado. É uma situação em que todos saem ganhando”, conclui.

A DEKRA é fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado há 85 anos, com sede em Stuttgart, Alemanha. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais. Organizada em três unidades de negócio, suas 180 empresas consolidadas empregam cerca de 25 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. Em 2011, registrou faturamento de € 1,8 bi. Atualmente, a DEKRA possui a maior rede de vistoria do Brasil. Seus mais de 250 postos fixos e 2.500 colaboradores chegam em mais de 4.800 municípios do país. Em média, avalia R$ 60 bilhões em riscos por ano. Nos últimos anos, diversificou seu portfólio e hoje oferece serviços como seguradora, financeira, RE, ISV, perícias e transferência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira