Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2012 - 09:59

ESALQ e SRB celebram Protocolo de Intenções

No dia 29 de maio (terça-feira), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) assinaram um protocolo de intenções, por meio do qual convênios específicos podem ser firmados entre as instituições. O objetivo é pensar e elaborar maneiras de manter um relacionamento institucional permanente para a troca, elaboração conjunta e divulgação de informações que visem ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade da agricultura paulista, brasileira e mundial.

Segundo o professor José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola, o relacionamento USP/ESALQ e SRB já vem acontecendo ao longo dos últimos anos, principalmente pelo fato de serem duas instituições tradicionais. “A ESALQ e a SRB têm muitos objetivos em comum, os quais podem ser consolidados de diversas formas. A partir da assinatura do protocolo, serão planejadas atividades a serem materializadas”.

As intenções baseiam-se em realizar debates periódicos e organizar fóruns permanentes de discussão e de troca de experiências a fim de produzir conhecimento e informações a respeito da conjuntura política e econômica do agronegócio de forma a orientar ações de interesse do setor.

Propõe-se também firmar convênios para realização de estágios dos estudantes de graduação da ESALQ na SRB, nas áreas das Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas, a partir de demandas em pesquisas de interesse mútuo. “Para o aluno esalqueano, essa será mais uma porta aberta, uma aproximação com futuros empregadores. Como a SRB é composta por membros de diversas instituições públicas e privadas, essa pode ser uma oportunidade para o estudante encontrar sua posição no mercado”, comenta o diretor.

Outra perspectiva é instalar um ponto de apoio na sede da SRB, na cidade de São Paulo, para servidores docentes e não docentes e estudantes da ESALQ, que poderão conviver com as causas do meio rural, potencializando ações de melhora na inovação e na qualidade da agricultura brasileira. “Será mais uma alternativa de espaço físico para que a comunidade esalquena possa utilizar quando estiver na capital paulista e para atividades relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. A SRB disponibilizará esse tipo de recurso para a realização, inclusive, de um fórum de debates, sobre o assunto, mas, não unicamente para esse tipo de evento, quem sabe outras ações que estejam em linha com as metas das duas instituições”, afirma o diretor.

Além do ponto de apoio em São Paulo, há a intenção de estabelecer um ponto de apoio em Brasília, para que os servidores docentes e não docentes e estudantes da ESALQ possam atuar junto a órgãos federais. “A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) está compartilhando um espaço da SRB em São Paulo. Como sua sede é em Brasília, existe a perspectiva de que a ESALQ possa, também, fazer uso desse espaço”, destacou o professor Caixeta.

A formalização do protocolo contou com a interlocução do superintendente da SRB, José Cassiano Gomes dos Reis. “Partiu dele a ideia de termos algo nesse formato”, afirma o diretor. De acordo com Cassiano, ao sugerir a parceria, a SRB teve a melhor acolhida possível da diretoria da Escola. “Isso demonstra que a Rural e a ESALQ estão no mesmo nível. Elas se merecem”. O superintendente ainda ressalta que este momento reforça a aliança que as duas instituições vêm estabelecendo ao longo dos anos. “A parceria nos honra muito e, ao mesmo tempo, fortalece nossa responsabilidade. A Rural, como entidade de classe, não pode ficar afastada da academia", conclui. [www.esalq.usp.br] |.Ana Carolina Miotto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira