Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2012 - 08:40

Alemanha é a primeira em eventos na Europa


Estudo encomendado pelo DZT revela que o país já sediou 6.614 conferências e eventos em 2012. Pelo oitavo ano seguido, o país é o mais procurado na Europa para reuniões.

Uma pesquisa recente mostra que a imagem da Alemanha como destino para reuniões e eventos está cada vez melhor. Segundo a pesquisa “Meeting & Event Barometer Deutschland 2012”, a Indústria de Eventos alemã fechou o ano de 2011 com resultados recordes. Foram mais de 2,7 milhões de eventos, visitados por 338 milhões de participantes em toda a Alemanha. No mesmo ano, o número de visitantes cresceu 4,5%, comparado com 2010, ano considerado bastante positivo para o setor. No primeiro trimestre de 2012, o país já sediou 6.614 conferências e eventos, 3% a mais do que no mesmo período de 2011. A pesquisa foi encomendada pelo Centro de Turismo Alemão (DZT) junto com a Associação Europeia dos Centros de Eventos (EVVC) e o German Convention Bureau (GCB), sendo realizada pelo Instituto Europeu de Economia e Eventos (EITW).

Segundo Margaret Grantham, diretora do DZT na América do Sul, os eventos são importantes para impulsionar ainda mais o turismo na Alemanha, país que teve 63,8 milhões de pernoites de estrangeiros em 2011. “Com um bom crescimento do mercado turístico e de eventos, o DZT espera que a Alemanha bata a marca anual de 80 milhões de pernoites de estrangeiros até 2020”, estima Margaret.

País dos negócios -O tema anual do DZT, “Alemanha – país dos negócios”, demonstra a importância desse setor para o turismo alemão. Pelo oitavo ano seguido, a Alemanha é o destino mais procurado na Europa para reuniões e o segundo em todo mundo, ficando atrás apenas dos E.U.A. Isso é o que revelou o estudo anual "International Association Meetings Market", realizado pela International Congress & Convention Association (ICCA), que avaliou reuniões associativas e regulares com no mínimo 50 participantes. Em 2011, o país sediou 577 reuniões internacionais, registrando um aumento de 35 em comparação com 2010.

Reuniões e eventos verdes -Depois do Germany Travel Mart (GTM), ocorrido entre 13 e 15 de maio, outro grande evento na Alemanha trouxe a questão da sustentabilidade para o debate. A IMEX 2012, feira internacional de viagens de incentivo, reuniões e eventos, que aconteceu entre 22 e 24 de maio, em Frankfurt, também colocou as reuniões verdes em pauta, demonstrando a importância desse segmento para as viagens de negócios no país. Na 10º edição da IMEX, a Alemanha teve o maior estande da feira, com mais de 200 parceiros, dentre eles o Centro de Turismo Alemão (DZT).

Segundo a pesquisa “Meeting - & Event Barometer Deutschland 2012”, 91% dos fornecedores do mercado de eventos afirmaram estar convencidos sobre a importância das reuniões verdes. Para 44% dos planejadores de eventos e 51% dos fornecedores, as chamadas green meetings devem ter, no futuro, ainda mais importância dentro do setor. Dos entrevistados, quase 38% disseram já ter integrado sistemas de gestão sustentáveis em suas empresas, 10% a mais do que em 2011.

“Na área de sustentabilidade, a Alemanha está entre as nações líderes mundiais. Nosso país tem o maior mercado do mundo em quase todas as áreas de tecnologia ambiental”, afirma Petra Hedorfer, presidente mundial do DZT.

Cidades verdes-Das 18 cidades europeias com planejamento sustentável acima da média, dez delas estão na Alemanha. É o que aponta o Índice Alemão de Cidades Verdes, que analisa a sustentabilidade das metrópoles alemãs e compara com dados correspondentes às grandes cidades europeias. Para essa análise, são considerados o entorno urbano e os seus recursos, bem como o engajamento com a proteção ambiental. Sobretudo no que diz respeito a construções e gerenciamento de trânsito, as cidades alemãs ganham pontos.

DZT-O Centro de Turismo Alemão (DZT) é a entidade nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. O DZT representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A entidade desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, a entidade mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Em 2011, completou 30 anos no Brasil. [www.germany.travel].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira