Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2012 - 08:58

Categoria Diamante em esterilização hospitalar

HNSG recebe prêmio ao padronizar suas rotinas de processamento de instrumentos médico-cirúrgicos baseados nas práticas e recomendações internacionais mais exigentes .

Referência em esterilização no Estado, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Nossa Senhora das Graças acaba de receber o prêmio Categoria Diamante, representado pela Gatinha Ester, no programa de certificação em esterilização hospitalar, da empresa 3M.

De acordo com a enfermeira responsável pela CME, Camila Bino a esterilização eficiente é fundamental para evitar infecções de sítio cirúrgico, já que materiais esterilizados entrarão em contato com cavidades internas do paciente e são um potencial risco de infecção, caso os artigos não sejam adequadamente processados. “Esta conquista vem certificar que a qualidade e segurança fazem parte da cultura da organização e depende de forma relevante da equipe que se empenha e vai atrás dos resultados e melhorias do setor”, comemora a enfermeira.

Para a diretora de Enfermagem do HNSG, Luciane Zanetti, a central passou a padronizar suas rotinas de processamento de instrumentos médico-cirúrgicos baseados nas práticas e recomendações internacionais mais exigentes. “Os processos de limpeza e esterilização são monitorados com novas tecnologias e os colaboradores fazem parte de programas de treinamento e educação continuada”, conta. Requisitos para conquistar o prêmio

Para receber o certificado, a Central de Materiais e Esterilização passou por uma rigorosa avaliação. “O setor recebeu a visita de um farmacêutico Bioquímico, membro da Equipe de Serviços Profissionais da 3M do Brasil, que faz parte da Associação para o Avanço da Instrumentação Médica Norte Americana. Depois, foram realizadas auditorias e visitas técnicas, para verificação das melhores práticas baseada em evidências e cumprimento de todos os itens do check list do programa de Certificação em Esterilização Hospitalar”, conta Camila.

Entre os requisitos estavam: a avaliação da estrutura física da CME; condições de funcionamento; conservação, manutenção e calibração dos equipamentos usados na limpeza; desinfecção e esterilização; treinamento e educação continuada da equipe; estruturação dos procedimentos e processos de trabalho com base em referencial científico atualizado; e utilização de tecnologias conforme recomendações nacionais e internacionais, em que várias delas estão contempladas na RDC nº15 da ANVISA.

“Apesar de todo o conhecimento técnico adquirido, reconhecimento e motivação pela conquista, o principal beneficiado e razão de todo este trabalho é o paciente. Ele deve sair do hospital melhor do que entrou, com sua saúde restabelecida e o trabalho da CME está intimamente ligado com o sucesso de todos os procedimentos realizados no hospital, principalmente os realizados no centro Cirúrgico”, enfatiza Camila.

HNSG investe em tecnologias -O HNSG procura investir constantemente em novas tecnologias, e para reforçar seu parque tecnológico adquiriu, no começo do ano, mais um Esterilizador Sterrad 100l – com capacidade de 100 litros e ciclo de esterilização de 55 minutos – equipamento de alta tecnologia, desenvolvido pela Johnson & Johnson, que proporciona mais rapidez, economia e benefício ao meio ambiente.

Devido à moderna tecnologia, não utiliza água nos processos de esterilização, também não libera detritos e consome apenas 6% da energia elétrica em relação às autoclaves tradicionais (equipamentos para esterilização a vapor). O HNSG conta também com o Sterrad 30l, de ciclo de 28 minutos, e, juntos, os dois equipamentos geram uma economia de mais de um milhão de litros de água e 73 mil quilowatts de energia elétrica.

Atualmente, o sistema Sterrad é a técnica mais eficiente para esterilização a baixa temperatura. “Nossa principal característica é a segurança nos procedimentos realizados, que não só garantem a tranquilidade aos médicos e clientes, como colocam a instituição em posição de referência no Estado”, enfatiza a diretora de Enfermagem, Luciane Zanetti.

Por ser referência no uso dessa tecnologia, o Hospital é frequentemente visitado por médicos, enfermeiros e administradores hospitalares de instituições do Paraná e de outros Estados interessados nesse know-how. O Hospital Nossa Senhora das Graças também possui a Certificação Selo Verde, do Instituto Mais pelo uso dos aparelhos de esterilização Sterrad 30l e 100l, por terem tecnologia segura e ecologicamente responsável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira