Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/05/2012 - 09:41

KPMG no Brasil oferece ferramentas para revisões fiscais digitais

Sistemas são destinados a facilitar e reduzir riscos na gestão tributária das empresas.

Sempre atenta às atualizações do mercado, a KPMG no Brasil anuncia o desenvolvimento de soluções tecnológicas para revisões fiscais digitais. Atualmente, o Fisco possui recursos tecnológicos capazes de realizar em segundos cruzamentos entre milhares de informações prestadas pelos contribuintes por meios magnéticos e, a partir dessa ação, já pode lavrar autuações sobre as inconsistências identificadas.

Dentre as fontes de informações temos, por exemplo, os arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), DIPJ, DCTF, DACOM, Perdcomp, DIRF, MANAD, Sintegra, DARF, IN 86 e outros, formando um único ambiente virtual.

Para lidar com esse ambiente altamente regulado, a KPMG incorporou três novos sócios a sua área de consultoria tributária, são eles: Marlon Custódio, Flávio Leão e Marcio Knogl, todos especialistas na elaboração de soluções fiscais que permitam às empresas realizar uma análise da qualidade e consistência das informações digitais que estão sendo fornecidas às autoridades fiscalizadoras.

“Atualmente, se observa uma grande preocupação nas empresas com o atendimento dos requisitos legais e entregas dos arquivos até em função dos prazos legais estabelecidos. A preocupação quanto à qualidade da informação entregue, no momento, se encontra em um segundo plano. Todavia, no médio prazo, quando as autoridades fiscalizadoras concluírem o processamento de todas as informações entregues, algumas questões surgirão para as empresas: ‘as informações que entregamos estavam corretas e conciliadas com as apurações contábeis e fiscais?’; ou ‘as informações eram consistentes entre os diferentes arquivos e obrigações assessórias entregues?’. A resposta negativa a qualquer uma dessas perguntas certamente virá acompanhada de multas relevantes”, afirma Cecilio Schiguematu sócio-líder da KPMG no Brasil na área de impostos.

“Essas soluções tecnológicas desenvolvidas pela KPMG são capazes de realizar verdadeiras revisões fiscais sobre esses arquivos magnéticos de modo a assegurar consistência entre eles antes ou após a sua entrega ao Fisco, ou, ainda, permitindo a adoção de medidas corretivas antes do início de um procedimento administrativo, reduzindo assim encargos com multas ou custos relacionados a processos administrativos ou judiciais”, completa Schiguematu.

Dentre as funcionalidades da solução desenvolvida pela KPMG, denominada Ktax, destacam-se: .A identificação preventiva de erros nos dados eletrônicos a serem entregues ao Fisco, garantindo integridade, transparência e segurança quanto a sua consistência com os demais dados da escrituração contábil e fiscal. A ferramenta trabalha executando validação, cruzamentos, conciliações e relatórios gerenciais;

O armazenamento de regras de negócio (enquadramento fiscal) e de cálculos de tributos garantindo a correta apuração de tributos;

O saneamento dos dados e informações consignados nas obrigações acessórias (SPED Fiscal, SPED Contábil, EFD, PIS/COFINS, IN 86, MANAD, CAT 83, CAT 17, dentre outros); e

[A revisão eletrônica do enquadramento, monitoramento e classificação fiscal de produtos.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 152 países, com 145.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a empresa tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira