Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 07:40

As doenças mais comuns no inverno e as melhores práticas para evitá-las

A estação fria do ano chegou com seus aromas de chás, chocolates e outras guloseimas quentes. É a época de agasalhar as crianças para que elas aproveitem o melhor da temporada de maneira saudável, já que o período com temperaturas mais baixas também é sinônimo de infecções invernais, que se propagam mais no ar frio e seco.

Gripes, resfriados e infecções respiratórias, por exemplo, se tornam as principais causas de consultas médicas e de ausência escolar ou no trabalho. “Uma das razões para isso é que as condições climáticas, além de facilitarem a propagação do vírus, deixam o nariz mais seco e vulnerável para a entrada de germes” explica o Dr.Sérgio Graff*.

O médico explica, ainda, que no inverno as infecções virais e de pele se tornam mais frequentes. “Temos maior incidência de dermatites, uma vez que o ar seco pode causar ressecamento na pele e facilitar a procriação de bactérias. Nesta época, aumentam também as infecções virais, como o rotavírus, principal causa da diarreia em crianças menores de cinco anos”, explica.

Segundo Dr.Sérgio Graff, é importante ficar atento também para outros fatores facilitadores de doenças, como a pouca exposição ao sol, que tem efeito negativo sobre o sistema imunológico, pois o impede de funcionar corretamente.

Além disso, como a temperatura esta mais fria e seca, permanecemos mais tempo em ambientes fechados com aglomeração de pessoas como salas de aula, supermercados, lojas, restaurantes, etc, o que facilita a propagação dos vírus.

Dicas para combater as doenças do inverno: Hábitos simples como lavar as mãos antes de comer, podem reduzir o risco de infecção. De acordo com a UNICEF e a OMS, a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40%. “As famílias devem conscientizar seus filhos desde jovens sobre a importância de lavar as mãos, prática que vale para todas as épocas do ano e em especial no inverno” reforça o Dr. Sérgio Graff.

O especialista ainda destaca outras dicas bem simples que ajudam a ficar longe das doenças durante o frio:. Mantenha-se bem agasalhado quando estiver fora de casa e se assegure de tirar as roupas “sujas” quando chegar em casa, e tomar banho para retirar os germes causadores de infecções.

.Utilize sabonetes antibacterianos, que também contenham propriedade hidratante em sua composição. Assim, é possível proteger e ao mesmo tempo evitar o ressecamento da pele.

. Reforce seu sistema imunológico com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. Dê preferência a alimentos ricos em vitaminas e minerais, sempre ingerindo bastante líquido.

. Fique atento para os sinais de um resfriado, como o nariz seco, coriza, nariz entupido, coceira ou irritação na pele e nos olhos que mostram que as infecções estão nas proximidades.

Um Aliado Importante para se Manter Protegido no Inverno: .Utilizar os sabonetes antibacterianos pode ser uma boa maneira de se evitar doenças. Os produtos Lifebuoy contribuem ativamente para a proteção da família, pois podem evitar até 10 Doenças*** que podem ser causadas por germes e bactérias.

Em sua campanha de conscientização sobre a importância do hábito de lavar as mãos Lifebuoy destaca algumas dessas doenças, como: infecções gastrintestinais respiratórias, gripes, resfriados, diarréia, doenças de pele, dor de garganta e infecções no ouvido.

Um estudo**** realizado com mais de 1000 famílias mostra que a lavagem das mãos com Lifebuoy nos momentos chave do dia, pode reduzir a incidência de infecções respiratórias em mais de 15%, diarréias em 25% e aumentar a freqüência escolar em 40%. Por isso, o Dr.Sergio Graff explica que devemos lavar as mãos nestes momentos em que estamos mais propensos a contrair doenças transmitidas por bactérias. São eles: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e ao chegar em casa.

Os produtos Lifebuoy podem ser encontrados em supermercados, drogarias e perfumarias em todo o país e estão disponíveis em quatro variantes: Total, Cream, Nature, Fresh e Aveia - nas versões de sabonetes em barras de 90 gramas e sabonetes líquidos de 250 ml.

Comprovado dermatologicamente, os sabonetes podem ser usados todos os dias por toda a família. [ SAC 0800-7077512 ou e-mail [email protected]].

Campanhas sociais -Lifebuoy vem promovendo a conscientização da população desde sua entrada no Brasil em julho de 2010 com diversas campanhas, como o lançamento do Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), comemorado globalmente no dia 15 de outubro. Seu principal objetivo é disseminar o hábito da lavagem das mãos com água e sabonete em todo o mundo, como maneira de se evitar diversas doenças.

Além disso, a marca desenvolveu uma importante parceria com a Pastoral da Criança com o objetivo de falar com as comunidades carentes, que mais necessitam de informações sobre a importância de se lavar as mãos para evitar doenças. O projeto envolve capacitação de líderes comunitários sobre o tema, visitas às comunidades para promover jornadas de “lavar as mãos corretamente” e promoção de atividade recreativa para mobilizar as crianças e as mães pela correta lavagem das mãos.

Lifebuoy -Presente em mais de 40 países, Lifebuoy é marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo**, único do mercado com a tecnologia Active 5, que garante 100% melhor proteção contra bactérias quando comparado a um sabonete comum^^. Desde o lançamento de seus primeiros sabonetes, há 116 anos, Lifebuoy tem ajudado a fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas por meio de ações de conscientização sobre hábitos frequentes de higiene pessoal. Lançado no Reino Unido (Inglaterra) em 1894 obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera.

Por meio do sabonete Lifebuoy, a Unilever já ajudou a conscientizar mais de 150 milhões de pessoas na África e Ásia sobre como pequenas ações como lavar as mãos com sabonete podem fazer diferença em suas vidas. Essa, entre outras atividades da companhia, foi decisiva para que a Unilever fosse apontada como “Companhia do Ano 2010” no Awards for Excellence pela instituição Business in the Community. O prêmio reconhece empresas que mostram inovação, criatividade e compromisso constante com a responsabilidade corporativa.

Sérgio Graff é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade São Francisco (1982), título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2004). Consultor na área de Pediatria, Toxicologia e Gerenciamento de Crises de várias empresas nacionais e multinacionais dos setores químico, agro e farmacêutico. Atualmente é Diretor Médico da Toxiclin Serviços Médicos Ltda. , Médico da Disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), Docente da Disciplina Eletiva de Toxicologia Clínica na Universidade Federal de São Paulo.** Cálculos Unilever baseado em informações AC Nielsen de volume de vendas (janeiro 2011 a janeiro 2012). *** Quando Causados por Germes - Germes testados: E. Coli, K. Pneumoniae, S. Aureus, H1N1, S. Epidermis, S. Flexneri, P. Aeruginosa e S. Pyogenes. [www.nationmaster.com/encyclopedia/Economy-of-Africa} ^^ sem ingredientes antibacterianos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira