Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 07:40

Dia Mundial sem Fumo

Tabagismo é responsável por 13% das mortes do país.

O fumo é uma das principais causas preveníveis de morte. Ele mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano. Destas, cerca de 600 mil são fumantes passivas. Acredita-se que, em 2030, serão 8 milhões de mortes a cada ano, caso nenhuma ação seja realizada. A face mais perversa deste quadro é que a maioria das mortes e dos danos causados pelo cigarro atinge exatamente as pessoas mais pobres, menos informadas e de menor renda.

No Brasil, onde o tabagismo atinge cerca de 18% da população, estudo financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) mostrou que, em 2011, gastou-se R$ 21 bilhões com o tratamento de doenças relacionadas ao fumo. Este valor equivale a 30% do orçamento do Ministério da Saúde e é 3,5 vezes maior do que foi arrecado pela Receita com produtos derivados ao tabaco no mesmo período.

Para o cardiologista do Vita Check-Up Center, Antonio Carlos Till, a conscientização dos males do tabagismo e a iniciativa do fumante são fundamentais para a eliminação do vício: “esses números mostram que é importante que o fumante se conscientize e procure ajuda. Há muitas formas de se livrar da dependência do tabagismo. Cessação abrupta, gradual, enfim, vários planos podem ser seguidos.Cabe ao fumante, que está realmente disposto a parar de fumar, encontrar a sua maneira, sabendo que ele dispõe de muitos recursos para ajudá-lo”, compartilhou Till.

O especialista destaca ainda que “o papel de uma equipe multidisciplinar, contando com médico, psicólogo e nutricionista associada à administração de medicamentos hoje disponíveis, podem fazer da tão difícil tarefa de parar de fumar algo muito mais viável e com grande taxa de sucesso.O check-up de saúde pode auxiliar tanto no que diz respeito ao rastreamento de problemas oriundos do uso do tabaco quanto ao aconselhamento e ao estímulo à mudança desse terrível hábito”, finalizou o cardiologista.

O estudo demonstrou também que o tabagismo é responsável por 13% das mortes no País. São 130 mil óbitos anuais (350 por dia). Foram analisados dados provenientes de 15 doenças relacionadas. As quatro mais importantes: doenças cardíacas, a doença pulmonar obstrutiva crônica, o câncer de pulmão e o acidente vascular cerebral foram responsáveis por 83% dos gastos.

Vita Check-Up Center-Fundado em 1999 pelo médico Dr. Antonio Carlos Worms Till, o Vita Check-Up Center disponibiliza, além de modelos exclusivos de check-up para o universo empresarial, programas de avaliação de saúde individuais, tais como: Top Saúde, Vita Mulher, Vita Teen (entre 12 e 18 anos), Vita Jovem (entre 18 e 25 anos) e Boa Saúde, além do Fitness. Situado no complexo Le Monde, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, oferece o mais amplo portfólio de exames preventivos de saúde do Rio de Janeiro, com atendimento personalizado feito por uma equipe multidisciplinar de excelência, em ambientes exclusivos. [www.vitacheckup.com.br/pt/index.asp].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira