Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 07:58

Alta do dólar acende o sinal de alerta da indústria têxtil

Enquanto o mercado de moda brasileiro se agita para o verão 2013, com os desfiles do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, nos bastidores um dos assuntos mais comentados não são as tendências para a próxima estação, mas sim a alta do dólar nos últimos dias e, o possível impacto nas vendas das futuras coleções. Na semana em que a capital fluminense recebia os desfiles no Jockey Club da Gávea, a moeda americana atingiu a maior cotação desde 2009, R$2,08.

Momento de observação na indústria têxtil, consumidor pode sentir no bolso -Para os produtores a alta da moeda norte-america é sinônimo de preocupação, pois boa parte da matéria-prima utilizada vem do exterior. Se a perspectiva de alta for mantida provavelmente quando as próximas coleções chegarem às lojas elas estarão com valor muito acima do planejado afetando o bolso do consumidor.

Por enquanto o momento é de observação, como explica Sacha Dowek, gerente comercial da Adina – Importadora e Indústria Têxtil com 45 anos de atuação.

“A constante alta do dólar já está pressionando o valor das matérias-primas. O período é de acomodação dos preços. Normalmente as empresas trabalham com uma cotação do dólar intermediária, permitindo uma margem de manutenção das tabelas”, explica Dowek.

O gerente da Adina acredita que mantida a atual crescente os preços terão que ser reajustados. “Pior que a alta é a inconstância no mercado, pois perderemos parâmetros e bases. Hoje, por conta da oscilação diária o mercado não sabe mais o preço certo dos produtos. A situação não é boa para ninguém, todos na cadeia saem perdendo em um cenário como este”, afirma Dowek.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira