Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 08:05

Prefeitura anuncia plano de escavação dos túneis da Via Binário do Porto

A Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), da CET-Rio e da Concessionária Porto Novo, anuncia o plano de intervenções nas obras da Via Binário do Porto. A partir de sábado, dia 2 de junho, começam as detonações para dar continuidade à escavação nos túneis da Saúde e do Binário, que fazem parte do novo sistema viário da Operação Urbana Porto Maravilha. O cronograma foi definido levando em conta períodos de menor movimento no Centro para reduzir o transtorno a motoristas e pedestres.

As duas frentes de obras que passarão pelo processo são: Praça Mauá e o Morro da Saúde-Na Praça Mauá, no poço de serviço que terá 40 metros de profundidade, as detonações acontecerão nos dias 2, 3, 4, 5, 7, 8 e 9 de junho às 5h e 21h45. Nos dias 6 e 10 de junho serão somente às 5h e, no dia 11 de junho, às 21h45. No Morro da Saúde, o processo acontecerá nos dias 2, 3, 7, 8, 9 e 10 de junho às 15h e, nos dias 4, 5 e 11, às 21h.

Cerca de 20 a 30 minutos antes do procedimento, a população será comunicada por meio de sirenes. Em seguida, operadores e controladores de tráfego farão o bloqueio temporário de trânsito nas vias do entorno para veículos e pedestres.

A detonação é feita de maneira planejada, controlada e segura. O plano de ação segue rigorosamente todas as normas de segurança e prevenção e é aprovado pelos órgãos de fiscalização e controle do município, estado e União: Cdurp, Geo-Rio, SC/Cor, CET-Rio, Ministério do Exército, SMAC, DFAE, Iphan, Defesa Civil, Inepac, CBMERJ e DNPM. A metodologia aplicada será conservadora para minimizar os impactos aos cariocas.

Uso de sirenes -Em cada frente de obra, o processo é dividido em etapas e sinalizado pelo toque de sirenes. 1) O primeiro toque confirma que a detonação será efetuada naquele dia. Ele é acionado aproximadamente 20 minutos antes do início e marca o começo da mobilização para os bloqueios. 2) A segunda sirene é um alerta de que o bloqueio de trânsito de veículos e do fluxo de pedestres no entorno já começou. 3) O terceiro toque indica o início efetivo da detonação. 4) O quarto e último ocorre após a detonação e, após avaliação dos funcionários, se tudo tiver corrido dentro da expectativa, sinaliza a liberação dos bloqueios de trânsito e de passagem dos pedestres no perímetro.

Simulações -Técnicos já vêm promovendo treinamentos por meio de simulações nos dois pontos de detonação, com a participação de moradores, pedestres e motoristas.

Ruas que serão bloqueadas no momento da detonação: no entorno do Túnel da Saúde: .Avenida Rodrigues Alves, sentido Centro, na altura da Rua Rivadavia Correia. Avenida Rodrigues Alves, sentido Avenida Brasil, na altura da Rua Antonio Lage. Rua Rivadavia Correia, na altura da Cidade do Samba.

No entorno da Praça Mauá: Avenida Rodrigues Alves, sentido Centro, na altura do prédio da Polícia Federal. Avenida Rio Branco, sentido Praça Mauá, na altura da esquina com a Rua Dom Gerardo. Avenida Venezuela, na altura da esquina com a Rua Sacadura Cabral. Rua Sacadura Cabral, na altura da esquina com a Avenida Venezuela. Rua Acre, na altura da equina com a Avenida Rio Branco.

Perimetral - O trânsito no Elevado da Perimetral terá interdição diferenciada nos dois sentidos, buscando a menor interferência possível. O fluxo será retido por um comboio operado pela equipe de tráfego da Porto Novo, que seguirá pela Perimetral em velocidade baixa (40Km/h). Desse modo, a retenção gerada pelo bloqueio será suficiente para prover segurança sem a necessidade de fechamento integral do viaduto.

A Concessionária Porto Novo, com apoio da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), destacou 13 veículos, 75 profissionais, 12 Painéis de Mensagens Variáveis fixos e móveis e 200 equipamentos para toda a operação. Os operadores de tráfego conduzirão os bloqueios no trânsito e na passagem de pedestres, além de fornecer orientação aos motoristas sobre os desvios no local. Na obra, agentes de segurança estarão presentes para evitar riscos de incidentes.

Monitoramento e instrumentos de segurança -A Concessionária Porto Novo coordenou 170 vistorias cautelares exigidas legalmente e acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse procedimento registra o estado de conservação dos imóveis na área de influência das detonações. Instrumentos instalados no entorno das obras fazem uma leitura diária do comportamento das edificações.

No Morro da Saúde, a concessionária implantou 58 marcos superficiais e tassômetros, instrumentos que medem a movimentação do solo. Outro recurso adotado é o sismógrafo, que monitora a velocidade de propagação das vibrações na rocha.

Apenas os moradores de 22 apartamentos do Bloco 5 do condomínio localizado no Morro da Saúde precisarão deixar suas casas no momento da detonações. A Concessionária Porto Novo promoveu campanha de esclarecimento sobre cuidados e necessidades e prestará apoio e assistência durante a obra.

Importância da Via Binário do Porto -O Estudo de Impacto de Vizinhança da Operação Urbana Porto Maravilha demonstra que a capacidade de tráfego no Elevado da Perimetral já ultrapassou o ideal de 2.000 veículos por hora por sentido. Hoje, a contagem chega a mais de 4.753 veículos em direção ao Centro, com 119% a mais do que o regular. Rumo à rodoviária, trafegam 4.255 veículos, excedendo a capacidade em 106%.

As vias Binário do Porto e Expressa (Avenida Rodrigues Alves modernizada e ampliada) aumentarão a capacidade do fluxo de veículos em quase 40%, superando o sistema atual. O conjunto Avenida Rodrigues Alves e Perimetral, que hoje recebe 7.600 veículos por hora, em momentos de pico, será substituído pelas duas novas vias com estrutura para comportar 10.500 veículos por hora a partir de 2016. [w.portomaravilha.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira