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01/06/2012 - 08:34

Brasil e Argentina discutem relações bilaterais em seminário no Rio

Incrementar os negócios e buscar formas de equacionar os conflitos nas relações comerciais entre Brasil e Argentina. Esse é o principal objetivo do seminário “Brasil-Argentina: a construção de uma estratégia conjunta”, que acontece no dia 04 de junho (segunda-feira), no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e pela Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece).

A Argentina é hoje o 3º principal parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China e Estados Unidos. No ano passado, o comércio bilateral entre os dois países chegou a US$ 39,6 bilhões, um crescimento extraordinário em relação aos US$ 7 bilhões em 2002. Mas o potencial de negócios e investimentos com o país vizinho, principal parceiro do Mercosul, é muito maior do que isso.

Segundo o embaixador José Botafogo Gonçalves, vice-presidente do Cebri, há condições de incrementar as operações em petróleo, mineração e carne, além do turismo, que atrai milhares de pessoas a ambos os países anualmente. “A Argentina é também um dos mais importantes consumidores de produtos industriais do Brasil”, afirma o embaixador.

Para Ivan Ramalho, presidente da Abece, é importante que Brasil e Argentina discutam formas de equacionar os atuais conflitos comerciais, para que os negócios possam deslanchar ainda mais. “Esse embate é prejudicial aos dois países, que perdem importante receita em suas exportações”, afirma Ivan Ramalho, que foi ex-secretário-executivo do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (MIDC) e um dos principais negociadores com o país vizinho nos 16 anos em que permaneceu no governo.

.[Seminário: Brasil-Argentina: a Construção de uma Estratégia Conjunta, dia 04 de junho de 2012 (segunda-feira), das 13h30 às 18h30,no Auditório Cinelândia Firjan - Avenida Graça Aranha, 1 - Centro Rio de Janeiro. Informações e Inscrições: www.cebri.org.br].

Perfil - A Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece) foi criada em 1975 com o objetivo de representar as empresas comerciais exportadoras do país. Essas empresas, as chamadas trading companies, surgiram como resposta à crescente evolução do comércio exterior no Brasil e à necessidade de apoio nas intermediações dos negócios. Para enfrentar a concorrência externa e criar laços de reciprocidade no fechamento das operações de comércio exterior, as tradings companies brasileiras se congregaram à Abece e, com isso, ganharam mais força. A entidade patrocina estudos, divulga notícias relevantes ao comércio importador e exportador, participa de consultas públicas e promove cursos. Um dos objetivos principais é aprofundar o conhecimento de seus associados a respeito de temas importantes para seus negócios e para a economia do Brasil.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem por objetivo promover o debate e fomentar o conhecimento de temas acerca das relações internacionais, de modo a contribuir com a Política Externa Brasileira. O Centro possui uma estrutura independente, multidisciplinar e apartidária. Em 2012, o CEBRI foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o 3? think tank mais importante da América Latina pela pesquisa Global Go to Think Tanks, conduzida pela Universidade da Pensilvânia.”

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