Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2012 - 07:44

PIB deve chegar no máximo a 3% até o final do ano, diz professor da FGV

O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre de 2011, informou nesta sexta-feira (1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o professor da Escola de Economia da FGV-SP, Rogério Mori, este resultado ocorreu por conta da desaceleração em vários setores. “Por um lado, a indústria, embora tenha reagido no último trimestre, sofreu duramente ao longo dos últimos meses por conta da concorrência externa. Na demanda, o destaque de crescimento tem ficado por conta das importações. Esses dois movimentos são resultantes da moeda brasileira, que está extremamente apreciada neste momento”.

Com relação aos próximos meses, segundo Mori, o crescimento deve continuar tímido. “As perspectivas são de que o crescimento brasileiro deve se situar entre 2,5% e 3% neste ano. Esse baixo crescimento reflete um consumo doméstico relativamente estagnado. Isso decorre do fato de que as famílias brasileiras já se encontram relativamente bem endividadas”.

Ainda segundo o professor, as medidas econômicas do governo devem levar de dois a três trimestres para começarem a ser sentidas pela economia. Além disso, é preciso tomar outras decisões. “O movimento ideal do governo neste momento deveria ser no sentido de aumentar a renda disponível para os consumidores (e não estimular a ampliação do endividamento das famílias). Esse movimento poderia ocorrer através de uma redução de impostos, como o IR, por exemplo”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira