Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Agricultura: G-30 diminui custos e auxilia produtores mato-grossenses

A fim de baratear os custos dos insumos agrícolas e melhorar as condições de trabalho dos produtores locais, a Boriola Consultoria acaba de formar o "G30 - De Lucas Para o Mundo", grupo integrado por trinta produtores rurais da cidade de Lucas do Rio Verde, município com pouco mais de 3 mil Km² de área territorial no interior mato-grossense que é responsável por 1% da produção nacional de grãos (para efeito de comparação, seu território responde por cerca de 0,04% do território brasileiro).

O plano de ação do G30 é manter contato tanto com fornecedores de sementes e insumos quanto com as multinacionais que importam os produtos. Para se ter uma idéia, o grupo já conseguiu baixar o valor do plantio de 800 hectares de milho safrinha de US$ 140 mil para US$ 90 mil.

A idéia de criar o "G30 - De Lucas para o Mundo" surgiu do Consultor Financeiro Cláudio Boriola, fundador e presidente da Boriola Consultoria, empresa especializada em consultoria financeira. "Em minha primeira visita a Lucas do Rio Verde, constatei as dificuldades dos agricultores. Minha equipe notou que precisávamos chegar a um meio de valorizar o homem do campo e resgatar a sua dignidade. Desta forma pretendemos manter o setor primário da economia brasileira devidamente valorizado", comentou Boriola.

O grupo é liderado por produtores que há mais de vinte anos cultivam soja e milho na região, ocupando atualmente cerca de 40 mil hectares de plantio. Para acelerar e expandir o projeto, a Boriola Consultoria contratou o agrônomo Evandro Caron, que tomará as decisões técnicas: "Uma decisão técnica também está diretamente ligada às finanças, portanto é preciso estar sempre observando à produção, produtividade e sanidade das lavouras para que possamos saber quais os produtos que devem ser utilizados e quais serão os preços a serem comercializados para o mercado externo”, afirma Caron, que dará o suporte técnico necessário às decisões tomadas pela Boriola Consultoria.

O gerente comercial da Boriola Consultoria, Paulo Soubhia Hachul, analisa a criação do G30 como um projeto inovador para os produtores do setor. “Todo o contrato e firmado com total transparência e segurança tanto para o produtor quanto para o comprador, evitando assim a intermediação de especuladores que exploram o setor”, comentou.

Para o idealizador, Cláudio Boriola, existe ineficiência no setor para padronização e armazenagem dos grãos. "Estamos empenhados para fortalecer o projeto e em breve estaremos estudando a viabilidade econômica para a construção de um armazém com capacidade para noventa mil toneladas de grãos que corresponde a 1.500.000 mil sacas, que vai gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, beneficiando os produtores para continuar fortalecendo o setor primário da economia brasileira".

Jussara Morandini, líder dos produtores rurais que fazem parte do G-30, não culpa somente o governo pelos problemas enfrentados por ela e seus colegas: “Devemos é tomar atitudes concretas para nos tornarmos excelentes dentro e fora da porteira. Somos capazes!”. A formação do G30 em parceira com a Boriola Consultoria, era o que faltava para o aprimoramento dos produtores: “A ajuda de pessoas capacitadas em negociações nos dando um suporte era o que estava nos faltando”, conclui Jussara. | Por: Marcos Lauro / Boriola Consultoria

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira