Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2012 - 08:10

Rodada de negócios: Foz do Iguaçu recebe comitiva Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil

A convite da Itaipu Binacional, embaixadores de países como Catar e Kuwait visitam a região da fronteira na próxima semana para novas parcerias comerciais entre as nações.

Nove embaixadores de países árabes, com grande potencial de investimento, estarão em Foz do Iguaçu na próxima semana, de 05 e 07 de junho (terça a quinta-feira), a convite da Itaipu Binacional. A hidrelétrica está no roteiro da visita, que deve consolidar novos negócios e parcerias entre Brasil e países árabes, especialmente no ramo turístico.

As autoridades virão de Brasília (DF) e desembarcam na noite de terça-feira (05/06) em Foz, cidade que concentra a segunda maior comunidade árabe do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Na quarta-feira (06/06), a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia receberá a comitiva do Conselho de Embaixadores Árabes.

Estão confirmadas as presenças dos embaixadores da Jordânia, Catar, Palestina, Iraque, Sudão, Mauritânia, Kuwait, Argélia e da Liga dos Estados Árabes no Brasil, e dos encarregados de negócios das embaixadas do Líbano, Omã e Líbia.

A expectativa é que este encontro resulte em investimentos para o Projeto Beira Foz, que prevê a urbanização das áreas próximas aos rios Paraná e Iguaçu. O projeto, com apoio de Itaipu, prevê a participação das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade na integração dessas áreas de beira-rio à paisagem urbana da cidade.

A comitiva será acompanhada por uma equipe de suporte formada por quase 40 profissionais, entre seguranças, motoristas, tradutores e um jornalista da Agência de Notícias Brasil-Árabe.

Programação -Na quarta-feira (06/06), o grupo será recepcionado às 11h30 no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu pelo diretor-geral brasileiro da empresa, Jorge Samek, e pelo prefeito Paulo Mac Donald. Em seguida, a caravana segue para uma visita técnica à usina e à barragem.

À tarde, o roteiro prossegue no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde ocorrerá o ponto central da visita à região. A partir das 14h30, no Espaço Florestan Fernandes do PTI, embaixadores e representantes de Itaipu, PTI e do trade turístico local apresentarão suas propostas de cooperação entre as instituições.

O resultado deve contar em um documento, que será assinado no local. Além de protocolos de desenvolvimento turístico, deverão ser estabelecidas cooperações para fomento da tecnologia e de questões socioambientais. Às 16h40, as autoridades farão uma coletiva à imprensa (veja abaixo mais sobre a cobertura jornalística).

Cataratas -Na quinta-feira (07/06), o grupo passará pelo Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, eleitas recentemente como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A ideia é que essa visita em campo ajude no estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento mútuo do turismo em Foz e nos países árabes com belezas naturais semelhantes às da região trinacional.

De acordo com o Comitê Receptivo Árabe da Região Binacional, cerca de 20 mil árabes e seus descendentes vivem na fronteira e mais de 90% destas famílias moram em Foz, e muitas mantém atividades comerciais na cidade e nos municípios vizinhos do Paraguai.

O enfoque de agora é no estreitamento das relações entre os países em uma outra esfera, principalmente para empreendimentos turísticos, inclusive do turismo de luxo, e para o intercâmbio de conhecimento tecnológico para produção de energia e gestão de recursos hídricos.

Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, as relações comerciais entre Brasil e os países árabes está aquecida. No primeiro trimestre de 2012, as exportações brasileiras para a região somaram US$ 3,2 bilhões, o que representou um aumento de 3,33% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações entre janeiro e março somaram US$ 2 bilhões, um crescimento de 18% em relação a 2011. Com a vinda a Foz do Iguaçu, a expectativa é que o Destino Iguaçu contribua ainda para a continuidade dessas boas relações entre brasileiros e árabes, e estabeleça negócios importantes para o Projeto Beira Foz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira