Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2012 - 09:01

Seade adota virtualização e reduz 90% a perda de dados

Seade, Fundação de Sistema Estadual de Análise de Dados, virtualiza parque de servidores. A virtualização dos servidores está entre as prioridades de investimentos em TI para 2012.

Todo final de ano, as empresas brasileiras fazem um balanço, em todos os seus setores, para apurar o que aconteceu durante os 12 meses. Algumas delas, quando analisam a área de TI, chegam a conclusão que não há mais possibilidades de sobreviver num mercado tão competitivo, sem a virtualização de seus respectivos parques de servidores.

Essa é uma realidade que grande parte das organizações no Brasil tem enfrentado. Uma pesquisa realizada pela ASM, em médias e grandes empresas do país, mostra esse cenário. De acordo com os dados coletados, a virtualização dos servidores está entre as prioridades de investimentos em TI para 2012, além de ser o principal foco dos gastos por 60% das companhias pesquisadas.

Atenta a esta tendência e necessidade do mundo corporativo, o Seade (Fundação de Sistema Estadual de Análise de Dados), vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, tomou a decisão de virtualizar seu parque de servidores, por possuir uma gama de dados, estudos, pesquisas e levantamento importantíssimos para todo o Estado de São Paulo.

Por se tratar de uma entidade do setor público, foram levados em consideração aspectos como alta disponibilidade, confiabilidade, integridade, gerenciamento de recursos, compatibilidade e mão de obra especializada, e a tecnologia vencedora no pregão eletrônico foi a VMware, representada pela revenda OS&T Informática, consultoria especializada em Soluções de Segurança e Alta Disponibilidade da Informação e que compõe o seleto time das revendas Premier da VMware.

"A infraestrutura anterior já não conseguia atender as demandas recebidas pela área de TI do Seade. Em 2010, quando adotamos a virtualização, iniciamos por equipamentos obsoletos e não críticos, uma média de 15 servidores. Já, em 2011, chegamos a 30 servidores virtualizados, rodando diversos sistemas operacionais, como Red Hat Enterprise, Windows 2000 Server, Windows 2003 Server, Windows 2008 Server e aplicações variadas.

Durante esse período, também foram acrescentadas mais memórias nos hosts, sem que os usuários se quer parassem de trabalhar", analisa Sérgio Rabelo, responsável pelo setor de infraestrutura da Fundação Seade.

Entre os benefícios que a nova infraestutura virtualizada trouxe ao Seade estão: alta disponibilidade, independência de hardware e redução no custo de manutenção dos mesmos, já que o número de equipamentos diminuiu, diminuição de espaço físico, melhor gerenciamento, pois todo o parque pode ser administrado de um único ponto, fácil upgrade de memórias e CPUs, tanto para as máquinas virtuais quanto para os hosts e maior nível de segurança, ou seja, os dados ficam armazenados em storages. "Antes perdíamos muitos dados. Depois do projeto, essa perda reduziu 90%", destaca.

Também houve diminuição do consumo de energia elétrica. Por não existirem mais CPUs em execesso houve um consumo menor para o sistema de refrigeração.

O projeto de virtualização não pára por aí. Nos próximos anos o Seade pretende ampliar seu ambiente de virtualização virtualizando seu ambiente de Business Intelligence (BI), servidores de bancos de dados microsoft, servidor que controla o ponto dos funcionários, os servidores de arquivos, os servidores responsáveis pelo backup dos dados da Instituição, dentre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira