Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2012 - 09:57

O último livro


Um intrigante mistério é apresentado pelo autor sérvio citado pelo The New York Times Book Review com o seguinte comentário: “Talvez seja ainda prematuro coroar Zoran Živkovi? como ‘o novo Borges’, mas é sem dúvida o maior candidato”. O enredo do livro prende o leitor no suspense que envolve um policial formado em literatura, a livraria Papyrus e mortes misteriosas que envolvem um livro.

Um dos clientes da Papyrus, o sr. Todorovi?, morreu subitamente enquanto estava folheando um livro numa das poltronas da livraria. E esse é apenas o começo: segue-se outra morte, e depois outra, todas inexplicáveis. A única coisa em comum entre elas é que todas as vítimas estavam lendo um livro.

O inspetor Dejan Luki? é designado para o caso, e com a ajuda da jovem e bela Vera Gavrilovi?, uma das proprietárias da Papyrus, dará início a uma desconcertante investigação que se agravará cada vez mais, a ponto de envolver a polícia secreta. Enquanto o mistério não é desvendado em um final surpreendente, Živkovi? convida o leitor a refletir sobre temas apaixonantes: qual a relação entre um autor e seus personagens? Entre sonho e literatura? O que acontece quando se abre um livro? Este romance apresenta o estilo único das narrativas de Zoran Živkovi?: elegante, imaginativo e surreal.

O jornal americano The Seattle Times assim refere-se ao autor: “Tal como Jorge Luis Borges, Živkovi? consegue criar universos extraordinários e alternativos. Tal como David Lynch, ele consegue equilibrar perigo e melancolia – ser ao mesmo tempo cruel e divertido”; o jornal italiano Il Secolo XIX destaca: “(...) Uma eficaz metáfora sobre o poder mágico da literatura, do triângulo indissolúvel entre o escritor, os seus personagens e o leitor”; o jornal alemão Nordwest Zeitung menciona: “O último livro é um fascinante thriller pós-moderno, que recorda um pouco O nome da rosa, mas com um final ainda mais sutil e engenhoso”; o também italiano Corriere della Sera discorre: “Um policial bibliófilo e uma livreira investigam. O destino está escrito. Não abram esse livro…”.

O autor-Zoran Živkovi? nasceu em 1948 em Belgrado, capital da antiga Iugoslávia. Em 1973 graduou-se em Teoria da Literatura na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, onde terminou seu mestrado em 1979 e o doutorado em 1982. Atualmente é professor de redação criativa na mesma escola. Autor de vinte obras de ficção, algumas delas premiadas tanto na Sérvia como no exterior.

.[Editora: Octavo | Título original: Poslednja knjiga | Tradução: João Cruz | 240 Páginas | 1ª Edição/ 2012 | Preço: R$ 46,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira