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06/06/2012 - 10:14

Mars torna-se maior compradora de cacau certificado do mundo

Em 2012, empresa deve superar meta de aquisição e consumir cerca de 90 mil toneladas do fruto certificado.

A Mars, um dos fabricantes líderes mundiais de chocolate, anunciou em 31 de maio que atingiu uma de suas metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas para 2011: a compra de 10% de cacau sustentável certificado. Em 2012, a empresa se tornará a maior usuária de cacau certificado do mundo, pois, de acordo com a previsão, deve superar o objetivo original de 20% e adquirir aproximadamente 90 mil toneladas do fruto certificado.

No final do ano passado, a Mars publicou em seu relatório Princípios em Ação todos os seus compromissos em desenvolvimento sustentável, entre eles o de, até 2020, utilizar globalmente 100% de cacau certificado. A Mars foi a primeira empresa de chocolate a assumir esta missão e, por isso, busca trabalhar em projetos que têm a certificação do fruto como meta, pois acredita ser a melhor ferramenta para atingir os mais de 5 milhões de agricultores do cacau e oferecer a eles suporte e organização para aumentar a produtividade, incentivar crescimento de receitas e fortalecer as comunidades em torno das áreas de plantio.

Como a demanda estimada para 2020 superará o suprimento global em um milhão de toneladas, a Mars desenvolveu uma estratégia abrangente para gerenciar esse desafio, colocando sempre os produtores em primeiro lugar - a Iniciativa do Cacau Sustentável Mars, um dos maiores esforços e de maior alcance no setor do cacau para ajudá-los.

“A Iniciativa do Cacau Sustentável é um programa de certificação bem-sucedido, e é importante por ser a ferramenta mais eficaz com que contamos para atingir milhões de produtores de cacau. Foi preciso muito trabalho por parte dos produtores e certificadores, entre outros na cadeia de fornecimento, para alcançar esse marco”, contou Barry Parkin, Head Global de Compras e Sustentabilidade da Mars Chocolate.

Em 2011, as compras de cacau da Mars foram certificadas de acordo com as normas da Rainforest Alliance e da UTZ Certified. As compras de 2012 ainda contam com a certificação da Fairtrade International, após parceria estabelecida no ano passado. A Mars é a única entre as grandes empresas globais de fabricação de chocolate a trabalhar com as três principais organizações certificadoras: Rainforest Alliance, Fairtrade International e UTZ Certified. Atualmente, seis produtos da Mars em todo o mundo contam com o selo da Rainforest Alliance e da UTZ Certified - a meta principal é atingir 100% de certificação até 2020.

Para isso, com a Iniciativa do Cacau Sustentável, a Mars concentra seu foco em três elementos distintos: pesquisa da ciência do cacau, inclusive mapeamento do genoma em conjunto com a IBM e o Ministério da Agricultura dos Estados Unidos; transferência de tecnologia e métodos agrícolas para estimular a produtividade entre os produtores de cacau, especialmente por meio do programa Vision for Change da empresa na Costa do Marfim; e certificação por terceiros.

“A certificação tem um grande potencial de beneficiar milhões de produtores de cacau. No entanto, para ser verdadeiramente significativa, a certificação precisa reunir o setor a fim de priorizar a real mudança no nível da produção familiar, acima de todos os outros interesses. Estamos realmente gratos aos nossos parceiros de certificação The Rainforest Alliance, UTZ Certified e Fairtrade International por compartilharem essa visão e pelos compromissos que assumiram de colocar os produtores de cacau em primeiro lugar”, afirmou Andy Harner, Vice-Presidente Global de Cacau da Mars Chocolate. [www.mars.com/cocoasustainability e www.marscacau.com.br].

Além disso, você pode ler sobre as iniciativas contínuas da equipe de sustentabilidade no blog www.cocoasustainability.com.

Projeto Barro Preto - Transferência de tecnologia e métodos agrícolas, certificação e conservação do meio ambiente.

A Mars trabalha em projetos que incentivem essa produção do cacau certificado, e, no Brasil, o Projeto Barro Preto é um exemplo. Iniciativa da empresa por meio do Centro Mars de Ciência do Cacau (Mars Center for Cocoa Science – MCCS), o projeto, realizado no município de Barro Preto, no sul da Bahia, visa fornecer à comunidade agrícola local uma nova cultura de produção de cacau, que seja sustentável e ecológica.

A empreitada surgiu em 2011, em parceira com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), o Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais de Barro Preto, a Prefeitura Municipal de Barro Preto, além da Mars. Por meio da orientação e educação dos produtores rurais, o projeto tem o objetivo, de resgatar a agrossilvicultura (a prática de cultivo de árvores em conjunto com culturas agrícolas ou com a criação de animais), com o uso racional da terra, promovendo o fortalecimento do solo, além da preservação das nascentes dos rios e de toda a biodiversidade.

Para promover a revitalização do cultivo cacaueiro na região, será utilizado o sistema ecológico agroflorestal Cabruca, que consiste no cultivo do cacau sob a sombra da vegetação, remanescente da Mata Atlântica, já existente na região. Essa forma de cultivo é de baixo impacto ambiental, pois é baseada na substituição dos elementos do sub-bosque (extratos intermediários) da floresta tropical nativa por uma cultura de interesse econômico, nesse caso, o cacau.

Centro Mars de Ciência do Cacau -Localizado no município de Barro Preto, o Centro Mars de Ciência do Cacau foi criado em 1982, com o objetivo de prestar serviços exclusivos de pesquisa sobre o fruto para a Mars. O MCCS é o único centro de pesquisa de uma empresa privada focado totalmente no desenvolvimento do conhecimento sobre o cultivo do cacau, sendo uma grande unidade, composta por estufas, experimentos de campo, agloflorestas e laboratórios. O centro é composto por uma equipe de 130 associados, formada por pesquisadores, técnicos e trabalhadores de campo, que monitoram e estudam todo o processo produtivo do cacau. [www.marscacau.com.br].

Mars, Incorporated -Em 1911, Frank C. Mars fez os primeiros doces na cozinha de sua casa, em Tacoma, Washington, e estabeleceu as raízes da Mars como uma empresa de balas e chocolates. Em 1920, Forrest E. Mars juntou-se a seu pai nos negócios e juntos lançaram o chocolate MILKY WAY®. Em 1932, Forrest mudou-se para o Reino Unido com o sonho de construir um negócio baseado na filosofia da "mutualidade dos benefícios" para todos – esta visão serve como a base da Mars, Incorporated de hoje. Baseada em McLean, Virginia - EUA, com um faturamento de mais de US$ 30 bilhões, atua em seis segmentos de negócio: Petcare, Chocolate, Alimentos, Wrigley (balas e gomas de mascar), Bebidas e Symbioscience. Aproximadamente 70 mil associados ao redor do mundo estão colocando os Princípios da Mars em ação para fazer a diferença para as pessoas e para o planeta por meio da performance.

As marcas Mars incluem: Petcare – PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, KITEKAT®, BANFIELD® Pet Hospital e NUTRO®; e Chocolate – M&M’S®, SNICKERS®, DOVE®, GALAXY®, MARS®, MILKY WAY® e TWIX®; Wrigley – gomas de mascar DOUBLEMINT®, EXTRA®, ORBIT® e 5™ STARBURST®, e balas SKITTLES®, STARBURST®, ALTOIDS® e LIFESAVERS®; Alimentos – UNCLE BEN’S®, DOLMIO®, EBLY®, MASTERFOODS® e SEEDS OF CHANGE® e ROYCO® e Bebidas – ALTERRA COFFEE ROASTERS™, THE BRIGHT TEA COMPANY™, KLIX® e FLAVIA®; Symbioscience – COCOAVIA™, WISDOM PANEL™ e SERAMIS®. [www.mars.com.br].

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