Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2012 - 09:23

Mexichem Brasil publica primeiro relatório de sustentabilidade

Matriz de Materialidade é a novidade, documento abrange atividades das nove unidades fabricantes de produtos das marcas Amanco, Plastubos e Bidim.

O conceito da Matriz de Materialidade é a grande novidade do Relatório de Sustentabilidade da Mexichem Brasil, o primeiro após a incorporação de suas três marcas comerciais Amanco, Bidim e Plastubos, concluída no ano passado. Até então o relatório contemplava apenas as ações da Amanco Brasil e, hoje, já abrange as atividades de todas as nove unidades fabris incorporadas.

A publicação foi elaborada com base na Matriz de Materialidade, uma ferramenta usada para medir os impactos das empresas na sua cadeia de valor. A Matriz foi construída a partir de um painel de stakeholders realizado no ano passado, com a participação de representantes de cada categoria de público, interno e externo, impactada pelo negócio da empresa.

A partir deste diálogo, foram definidos os 14 critérios essenciais que deverão permear a gestão da empresa de agora em diante, sempre focada no triplo resultado (econômico, social e ambiental). Os mesmos critérios foram os balizadores do Relatório, elaborado pela Mexichem Brasil seguindo preceitos mundiais da sustentabilidade corporativa – os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI).

O relatório está no ar no site www.mexichem.com.br, onde pode ser feito seu download. Com conceito gráfico inovador, o relatório é editado em formato de revista, com entrevistas e infográficos que permitem um maior envolvimento do público leitor.

Os principais destaques por critério: desempenho econômico -Para acompanhar seu desempenho econômico, em 2011, a Mexichem Brasil seguiu seu plano de investimento com um aporte de R$ 115 milhões de reais e, deste valor, R$ 60 milhões foram para aumento de 25% de sua capacidade, para fazer frente à grande demanda que está por vir com as obras decorrentes, principalmente, de planos habitacionais previstos para os próximos anos.

Trabalho infantil, forçado ou escravo -Muito embora o trabalho infantil seja mais predominante no setor agrícola, é o setor da indústria, um dos maiores geradores do PIB (produto interno bruto) nacional, e com maior poder de influência, que deve exigir que a sua cadeia se adeque aos termos da lei. Atualmente, é possível destacar iniciativas que atuam para acabar com tais práticas: o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Senai, por exemplo, órgãos que acompanham e assistem esses menores no trabalho, tratam o tema com projetos de aprendizes, o que possibilita a contratação de menores, a partir de 16 anos, nessa condição.

Neste contexto, em 2011, o programa Jovem Aprendiz da Mexichem Brasil contou com 69 jovens envolvidos no processo de capacitação e desenvolvimento, o que garantiu 100% da cota cumprida. Além de participar do programa de aprendizagem, 6% do total também são PCD´s (Pessoas com Deficiência), pois a empresa também recebe PCD´s para fins de inclusão social. Durante o ano, oito jovens foram efetivados após o período de capacitação.

Além dessa ação, outra boa prática da empresa frente ao tema é a exigência, nos contratos com fornecedores, da cláusula de vedação de trabalho infantil. Por conta disso, 95% dos contratos com fornecedores possuem cláusulas de direitos humanos.

Práticas de Investimento e compra -A Mexichem Brasil acredita que a prática da estratégia sustentável no mundo corporativo é algo que precisa ser difundido, para que, cada vez mais, a sociedade colha seus frutos. Sendo assim, existem esforços para disseminar os seus valores relacionados à sustentabilidade junto aos seus fornecedores, de forma a incentivá-los a melhorar seu desempenho nesse quesito. Exemplo disso foi o Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Fornecedores de Cadeias Produtivas, desenvolvido em parceria com o IEL – SC, com o intuito de capacitar alguns fornecedores da Mexichem Brasil, selecionados por meio da matriz estratégica de compras da organização, em relação à sua gestão de produção e qualidade.

Segurança do cliente -Dentre as práticas adotadas, vale destacar o acompanhamento de perto que a empresa realiza ao disponibilizar, no pós-venda, para seus compradores, uma equipe de assistentes técnicos para ajudar na aplicação de seus produtos, algo que qualquer cliente pode solicitar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada, que realiza um treinamento específico de aplicação de produtos mais novos e tecnologicamente ainda pouco conhecidos no mercado, e também fica disponível, caso haja necessidade, para os itens da linha predial.

Saúde e segurança -O que garantiu um processo de incorporação sem traumas foi o chamado SGI – Sistema de Gestão Integrada, uma ferramenta formada por diretrizes transformadas em políticas de saúde e segurança corporativa, meio ambiente e qualidade, adotadas pela empresa. Mais do que uma tendência empresarial estratégica, o SGI tem sido usado para lidar com mudanças na legislação e proteger colaboradores, além de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, por meio de uma estrutura que permite à organização identificar e controlar consistentemente riscos à saúde e segurança, bem como reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

Conformidade Legal -Para garantir que todas as leis e normas sejam monitoradas rigorosamente, cada planta da Mexichem Brasil tem o seu banco de legislação, composto por todas as regulamentações de Meio Ambiente e Saúde e Segurança aplicáveis à sua atividade nos âmbitos federal, estadual e municipal, o que evita riscos de multas e ocorrência de não conformidades

Mas a empresa vai além da simples conformidade. Em 2011, conquistou o Selo SustentaX para mais um produto de sua linha: a Solução Limpadora Amanco. Em 2009, o Adesivo Plástico para Tubos e Conexões de PVC já havia recebido esse selo ambiental.

Corrupção -A Mexichem Brasil faz sua parte no combate à corrupção, pois cria e incentiva a utilização de canais de comunicação para denúncia para todos os seus stakeholders, como os espaços disponibilizados no site institucional e de suas marcas comerciais, além de e-mail e telefones corporativos, que também podem servir para tal fim. Vale destacar que uma das ações que se mostrou efetiva, em 2011, foi a adoção da prática da entrevista de desligamento, na qual há uma pergunta específica sobre observação ou conhecimento de alguma atividade ilícita que a pessoa queira denunciar.

Conformidade Social -O respeito e atenção às leis é um dos destaques de gestão, fato que pode ser comprovado pela própria compreensão da sociedade civil. A Mexichem Brasil, por meio de sua marca comercial Amanco, foi eleita como uma das 20 empresas-modelo de sustentabilidade pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2011, pelo quinto ano consecutivo. Além, disso, algumas de suas unidades já possuem a tripla certificação: ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 9001.

Emissões, efluentes e resíduos -A unidade de São José dos Campos (SP), responsável pela produção dos geotêxteis não tecidos da marca Bidim, é um dos destaques quando o assunto é resíduos. Durante o ano de 2011, foram produzidos o volume de 4.335 toneladas de mantas não tecidos por meio do processamento de 87 milhões de garrafas PET de 2 litros, recicladas na forma de “flakes” e “ reestrudados”, nomes dados a elas depois das fases de recuperação e revalorização. Após serem lavadas e preparadas, de maneira a atender as especificações técnicas exigidas pelo processo produtivo, as garrafas PET apresentam características muito próximas às de um material virgem, o que torna esse reaproveitamento possível.

Segundo a Abipet (Associação Brasileira da Indústria de PET), a iniciativa da Mexichem Brasil de utilizar garrafas PET como matéria-prima gera em torno de 18.330 empregos diretos e 24.600 empregos indiretos (ligados ao transporte e serviços), empregando mais de 40 mil pessoas, além de aproximadamente 800 mil trabalhadores que realizam a coleta e separação das garrafas.

Ainda na unidade São José dos Campos, tratando o excedente de seus processos produtivos de forma sustentável, esse material é vendido para fornecedores, que o transforma em cabides e grampos de plástico.

Energia -Em 2011, um plano de expansão, iniciado antes mesmo da incorporação, foi concluído, fato que proporcionou o aumento da capacidade instalada em mais 10% e fechamento do ciclo de expansão de 20%. O uso de energia por tonelada produzida é um indicador de desempenho para a Mexichem Brasil e de participação em resultados para os colaboradores da empresa. Isso faz com que o colaborador na ponta do processo permaneça comprometido com as estratégias da empresa. Em todas as plantas, ele está atrelado ao PPR (Participação nos Lucros e Resultados).

Produtos e serviços -Aproveitando a tendência do mercado, a Mexichem Brasil vem se preparando desde 2009, com altos investimentos em novos equipamentos e produtos. Existe grande expectativa para os próximos quatro anos principalmente no setor de infraestrutura e em grandes obras nacionais

A Mexichem Brasil, também promove o acesso ao crédito por meio do cartão Amanco CredConstrução. Em 2011, a empresa injetou 96 milhões de reais, gerando um grande volume de vendas para a companhia, e ajudando a movimentar a economia do setor.

Água -Nos últimos dez anos, o programa de reuso de água industrial permitiu à empresa reduzir significativamente o consumo do recurso na produção de tubos, com a utilização de tecnologias de filtragem e fechamento de circuitos de resfriamento.

A fábrica de Suape (PE), inaugurada em 2005, é modelo de ecoeficiência, com o consumo de menos de 20 litros de água/ton. de tubo produzido e possui também um moderno sistema de tratamento de efluentes, que promove a reutilização. A água reaproveitada é também aplicada na rega de jardins, descarga sanitária e lavagem de pisos nesta fábrica.

Entre melhorias e práticas de reaproveitamento implementadas nas fábricas da Mexichem Brasil, destaque para a unidade de Sumaré, que projetou um sistema de reaproveitamento da purga das torres de resfriamento de água do processo produtivo. Outra importante iniciativa, também na unidade de Sumaré, foi a implementação de um sistema de reutilização dos efluentes tratados provenientes da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

A água também tem sido tema das publicações corporativas da empresa nos últimos anos, integrando os 14 países onde a holding da empresa atua na América Latina, com destaque para a revista Aqua Vitae e a série fotográfica de livros Hydros.

Treinamento e educação -Proativamente, a Mexichem Brasil oferece cursos técnicos, com turmas internas e externas da empresa, como o curso presencial de lideranças e o aprendizado vindo da prática e vivência, ocorridos por causa da alta movimentação interna, o que possibilita crescimento e ascensão.

Como um balanço do ano, há registros de que 99 bolsas de estudos foram oferecidas para investimento em idiomas, cursos técnicos, superior e pós-graduação. No total geral das empresas incorporadas foram 42.968 horas de treinamento. Esse montante de estudos está distribuído em oportunidades nas Academias de Lideranças e de Vendas, identificadas pelo Sistema de Gestão de Desempenho.

A empresa também caminha no sentido de acabar com o preconceito em relação à atuação da mulher em posições técnicas. Em Joinville, 40% do quadro operacional é composto por mulheres e, em Sumaré, foram contratadas no primeiro trimestre deste ano 12 profissionais para o nível operacional.

A fim de enfrentar um dos maiores gargalos do setor, a escassez de mão de obra qualificada, a Mexichem Brasil, mantém, por meio da marca Amanco, parceria com o Senai, para formação de instaladores hidráulicos, que segue como um projeto muito bem sucedido. O curso superou a meta em 10% de formados em 2011. Houve uma reafirmação dos projetos de treinamento e educação dos instaladores hidráulicos em parceria com a escola.

A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões e de geotêxteis nãotecido. É detentora das marcas comerciais Amanco, Plastubos e Bidim. Possui cerca de 3 mil colaboradores e nove unidades fabris: Joinville (SC - duas), Sumaré (SP), Suape (PE), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Maceió (AL), Anápolis (GO) e São José dos Campos (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital.

Toda atuação da Mexichem Brasil é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela marca deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e pela sustentabilidade do meio ambiente. Por isso conta com programas de ecoeficiência em todas as suas unidades fabris, o que colocou a empresa, por meio da marca Amanco, entre as 21 empresas brasileiras modelo em responsabilidade social corporativa por cinco anos consecutivos (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

A Mexichem é uma empresa líder na indústria química e petroquímica latino-americana, com mais de 50 anos de trajetória na região e 30 anos na Bolsa de Valores do México. Sua produção é comercializada em todo o mundo, com vendas que superam os US$ 3,8 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira