Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2012 - 09:23

Fundação Volkswagen divulga balanço de seus investimentos sociais


Ao longo de seus 33 anos de atuação, a Fundação Volkswagen tem realizado projetos com foco em educação e no desenvolvimento social Apenas nos últimos nove anos, mais de 1 milhão de alunos foram beneficiados por seus projetos educacionais .A publicação "Investimento Social – Fundação Volkswagen" mostra que em 2011, projetos educacionais atenderam 289.635 estudantes e 2.417 educadores, números que são 42% superiores aos de 2010.

No ano passado, a organização atingiu a marca de 1 milhão de alunos atendidos, em nove anos de atuação de seus projetos em Educação, que receberam investimentos de R$ 50 milhões, beneficiando 265 cidades e mais de dez mil educadores. Os projetos também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e melhoria de desempenho escolar.

Os projetos educacionais Aceleração da Aprendizagem, Aprender com a Pinacoteca, Brincar, Entre na Roda e Estudar pra Valer! atenderam 289.635 estudantes e 2.417 educadores, números que são 42% superiores aos de 2010, em 109 cidades (16% a mais do que em 2010).

O projeto Estudar pra Valer! passou a contar com material de apoio aos professores do ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública de Araraquara, Bebedouro, Lençóis Paulista, Peruíbe, São Carlos e São Roque, todas no Estado de São Paulo. "Os educadores dos municípios de Araraquara, Bebedouro, Peruíbe e São Carlos tiveram uma importante contribuição para elaboração do material do Estudar pra Valer! e incorporaram seu uso à rede pública. O procedimento revela que as cidades reconhecem o programa da Fundação Volkswagen como importante complemento na política pública educacional", diz Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

A Fundação Volkswagen implantou, em 2011, o projeto Aceleração da Aprendizagem, que terá duração de dois anos no município de Resende (RJ). O projeto atende 91 educadores e cerca de 500 alunos, em 18 escolas do município.

Inovação – Educar com entretenimento -A Fundação Volkswagen inovou ao investir na educação por meio do entretenimento. Em 2011, promoveu a primeira edição na América Latina do Games for Change (G4C) – Jogos pela Transformação, que realizou eventos divulgando e debatendo games educativos em São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR), São Carlos (SP), Salvador (BA), Taubaté (SP) e São Paulo (SP).

Na edição do festival G4C realizada na Cidade Universitária da USP (Universidade de São Paulo), a Fundação Volkswagen lançou o projeto Jogo da Vida em Trânsito e apresentou o game Autopolis, que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito para formar o condutor consciente. O game será disponibilizado a educadores da rede pública do País, que também receberão um roteiro com sugestões de atividades relacionadas ao tema para serem trabalhadas em sala de aula. O game está disponível no novo site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.

Desenvolvimento social – Futuro promissor-Em 2011, o projeto Costurando o Futuro estruturou um grupo de trabalho formado por 18 empreendedores sociais. Eles criaram o grupo Tecoste, que está em fase de abertura de uma microempresa de confecção. Os artesãos, que utilizam como matéria-prima tecidos automotivos e uniformes usados descartados pela Volkswagen, lançaram no ano passado uma nova coleção de produtos 'Premium', com utilização do assento e encosto do Voyage e sobras de cinto de segurança, ultrapassando 30 produtos no catálogo. Em três anos de atuação, o Costurando o Futuro registra 31 toneladas de tecidos utilizados, com 160 participantes capacitados profissionalmente. Em 2011, o programa gerou renda média de R$ 400 por mês por participante.

O concurso de projetos sociais Volkswagen na Comunidade somou, em 2011, R$ 1 milhão em prêmios entregues para 29 ONGs brasileiras, com 1.194 projetos inscritos por funcionários da Volkswagen e mais de 5.200 beneficiários diretos. Neste ano, o prêmio a ser entregue para cada uma das nove vencedoras será de R$ 40 mil, R$ 10 mil a mais do que nas edições anteriores. A vencedora de 2011 que melhor geriu o investimento e otimizou os resultados, ganhará o "Prêmio de Sustentabilidade", também no valor de R$ 40 mil.

No ano passado, o Volkswagen na Comunidade recebeu o Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), oferecido pela Câmara de Comércio França-Brasil, na categoria 'Público Interno'. Em sua 10ª edição, a premiação é um reconhecimento a empresas que realizam projetos de destaque em favor da sustentabilidade.

A Fundação Volkswagen também apoia o Instituto Baccarelli, responsável pela Sinfônica Heliópolis e o projeto Coral da Gente, que oferece formação musical a moradores da comunidade paulistana de Heliópolis. Em 2011, o Instituto Baccarelli atendeu 1.345 crianças e jovens, um número 17% maior do que em 2010. A Sinfônica Heliópolis passou a contar com um programa anual de concertos, a exemplo das grandes sinfônicas do mundo, com destaque para a apresentação em conjunto com a Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel, em Paulínia (SP), sob regência do maestro Zubin Mehta. O Instituto Baccarelli também levou seus projetos para grandes eventos, como Criança Esperança (TV Globo), SWU, Rock in Rio e o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol – Fifa (Rio de Janeiro).

Atuação em 2012 - Este ano a Fundação Volkswagen atenderá 95 municípios, em 7 Estados, por meio de seus dez projetos, sendo sete de educação e três de desenvolvimento social (conheça todos os projetos no fim deste texto). Do total de cidades, 43 receberão projetos da Fundação Volkswagen pela primeira vez. O Ceará e a Paraíba serão beneficiados pelo Pró-Educar Brasil, projeto que estreará a atuação da Fundação Volkswagen nos dois Estados nordestinos. Também entrarão para a lista de beneficiados pela Fundação Volkswagen, 39 novos municípios de São Paulo e um de Minas Gerais, que receberão os projetos Entre na Roda e Brincar.

O Pró-Educar Brasil atenderá 80 novos educadores bolsistas, neste ano, nas cidades de Cabedelo (PB), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). O projeto continua sendo realizado em Arcoverde (PE), com 22 bolsistas. A expansão do Pró-Educar Brasil foi possível por conta da parceria firmada, no ano passado, entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (em Sobral - CE) e cinco concessionárias Volkswagen do Nordeste, que dividem os custos do projeto com a Fundação Volkswagen.

"Entre os critérios para escolher os novos municípios que entraram para a lista de beneficiados pelos projetos educacionais da Fundação Volkswagen, foram considerados portes diversificados, indicadores sociais e educacionais demanda de investimento na área educacional. O trabalho da Fundação Volkswagen nos Estados do Ceará e Paraíba é inédito, aumentando ainda mais a atuação em prol de uma educação pública de qualidade, gerando transformações positivas na vida das pessoas", diz a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

A Fundação Volkswagen também implantará este ano o projeto Aprender com a Pinacoteca em Taubaté, cidade paulista onde a Volkswagen do Brasil mantém uma de suas quatro fábricas no País. O programa foi realizado com sucesso, durante três anos, em São Bernardo do Campo, beneficiando 3.540 estudantes e 118 educadores, de todas as escolas do município. As aulas práticas foram ministradas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Desde abril deste ano, o Jogo da Vida em Trânsito tem sido implementado no município de Araraquara (SP), onde 45 agentes educacionais que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e telecentros da cidade participam de oficinas de formação sobre o projeto. Em maio, o programa teve início em São Roque e São Carlos com a formação de educadores da rede pública de ensino do município e também de cidades vizinhas como Ibaté, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Corumbataí, no interior de São Paulo.

Outras ações de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil -A Volkswagen do Brasil desenvolve a sustentabilidade como princípio de gestão e assume o compromisso com a melhoria contínua para alcançar a compatibilidade entre seus processos, produtos, o meio ambiente e sociedade.

Partindo dessa premissa, a empresa também influencia toda sua cadeia produtiva - de colaboradores a fornecedores e parceiros de negócios - a minimizar ao máximo os possíveis impactos de suas operações. A Volkswagen do Brasil é a primeira empresa automobilística brasileira a assumir o compromisso público formal de requerer de seus fornecedores condutas voltadas ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente.

A Volkswagen do Brasil trabalha pela mobilidade sustentável. Foi a primeira no setor a lançar a tecnologia bicombustível, em 2003. Também foi pioneira no desenvolvimento de veículos com índices reduzidos de consumo de combustível e de emissões. O Polo BlueMotion recebeu em 2011 já pelo segundo ano consecutivo o título de Carro Verde do Ano da revista Auto Esporte, uma das mais conceituadas publicações especializadas do segmento no País. A marca também lançou recentemente a versão Fox BlueMotion.

A sustentabilidade também está presente nos processos produtivos da empresa. Todas as fábricas da Volkswagen no Brasil têm certificação de qualidade ambiental ISO 14.001 e trabalham continuamente para a redução do consumo de energia e do impacto ambiental. Inovações no processo de fabricação de veículos possibilitaram à Volkswagen um índice de reciclagem de 93,5% e reduções consideráveis de consumo de água, eletricidade e gás natural na ordem de 25%, 26% e 18%, respectivamente, em um período de 4 anos.

Sempre buscando reduzir o impacto ambiental de suas operações, a empresa faz o gerencimento das emissões em seu processo produtivo. É a primeira empresa do País a implantar um software de gerenciamento de sustentabilidade, denominado SoFi, que permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar relatórios ambientais. Além disso, a Volkswagen do Brasil utiliza uma ferramenta - o programa GaBi - que permite analisar o ciclo de vida de uma nova instalação ou processo industrial.

A Volkswagen do Brasil também investe na geração de energia limpa e renovável, Numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no Brasil, a Volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para gerar 48,2 MW por ano e que responderão por 40% da energia elétrica da empresa no Brasil.

A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, garantiu à Volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

No âmbito dos investimentos sociais, a Volkswagen do Brasil conta com a Fundação Volkswagen, que completou 32 anos de atividades em novembro de 2011. A instituição tem dois pilares de investimento: Educação e Desenvolvimento Social, cujos projetos já beneficiaram mais de um milhão de pessoas em todo o País.

Desde 2005, apoia as comunidades em situação de vulnerabilidade social do semiárido brasileiro por meio do projeto Bomba d'Água Popular, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

A empresa realiza ainda uma série de programas visando a educação ambiental e saúde dos seus mais de 24 mil colaboradores em todo o País.

.[A Fundação Volkswagen, braço social da Volkswagen do Brasil, acaba de divulgar o balanço de seus projetos em 2011 por meio da publicação "Investimento Social – Fundação Volkswagen", disponível para visualização em http://www.vwbr.com.br/fundacaovw/download/00191_Fundacao%20Volkswagen_Book_Baixa_Paginado.pdf].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira